Buscar

Bioquímica Clínica caso 1-1

Prévia do material em texto

Bioquímica Clínica
Alunos: Arthur, Euzíneia, Margarete, Rosenilda e Sabrina.
Professor: Rodrigo Carmo 
TGP, 40 anos, sexo masculino, deu entrada no PS desacordado, com algumas escoriações pelo corpo após sofrer acidente de carro. Depois de passar pelos primeiros procedimentos e alguns exames, foi levado a enfermaria e assim que recobrou a consciência foi realizada uma anamnese.
Caso Clínico
Constatou-se que TGP queixava-se fraqueza. Que havia perdido um pouco de peso sem fazer dieta. Sentiu dor abdominal quando foi submetido ao exame de apalpação abdominal pelo médico. O médico também constatou que seus olhos estavam amarelados. E como TGP deu entrada no PS desacordado, e com um cheiro muito forte de álcool, foi questionado se havia ingerido bebida alcoólica.
Caso Clínico
TGP relatou que a cinco anos atrás perdeu a esposa e dois filhos em um acidente de carro. Com a passar de meses caiu em depressão e encontrou no álcool refugio para sua grande perda, hoje tem consciência do alcoolismo em sua vida.
Caso Clínico
Glicose 88mg/dL (normal)
Hemoglobina Glicada 5% (normal)
Colesterol total 165mg/dL (normal)
HDL 55mg/dL (normal)
Resultado dos Exames laboratoriais:
TGD 195mg /dL (aumentado)
AST 165 U/L (VR 12- 42UL)
ALT 110 U/L (VR 8 - 42 UL)
GGT 90 U/L (VR H. 15 – 60 UL M. 10 – 40 UL)
FAL 400 U/L (VR 100 – 290 UL)
Resultado dos Exames laboratoriais:
B. Total 3,1 mg/dL (VR até 1,2 mg/dL)
B. Direta 0,3 mg/dL (VR até 0,4 mg/dL)
B. Indireta 2,8 mg/dL (VR até 0,8 mg/dL)
Resultado dos Exames laboratoriais:
Amilase 100 U/L (VR 60 – 160 U/L)
Lipase 54 U/L (VR 13 - 60 U/L)
Resultado dos Exames laboratoriais:
AST e ALT estão aumentados (165/110 >1), com essa relação aplicando-se o coeficiente de Ritis, percebemos que já é uma lesão Hepática Crônica; GGT e FAL aumentados juntos, isso é indicativo de obstrução de canais biliares, ou seja, além da lesão hepática constatada pelo aumento do GGT, uma Colestase, pois a FAL aumentou junto com o GGT. A dor abdominal sentida por TGP, é um indicativo de Ascite, pois o médico suspeitara quando fez o exame de palpação abdominal.
Conclusões 
A perda de peso de TGP, não esta relacionado a nenhum tipo de diabetes, pois a glicose estava normal e a hemoglobina glicada 5%
Bilirrubinas: Total, Indireta e Direta aumentadas, é indicativo de que o fígado não está conseguindo conjugar toda a bilirrubina, ficando acumulada essa bilirrubina indireta no sangue, e devido a Colestase a pouca bilirrubina que é conjugada não consegue chegar ao intestino devido a obstrução dos canais biliares. Após resultado laboratoriais ficou constatado icterícia apresentada no globo ocular; 
Conclusões 
Amilase e Lipase normais, é indicativo de ausência de lesões pancreáticas;
TGD aumentados pode ser sugestivo de uma lesão crônica no fígado, pois o álcool consumido em grandes quantidades é muito toxico ao fígado, e gerando muitos metabolitos, sobrecarregando fígado, que por sua vez não consegue exercer suas funções normais de síntese do colesterol e bem como a sua disposição no organismo. 
Conclusões 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina