Buscar

orientações de como semear provas BQA

Prévia do material em texto

PROVAS BIOQUÍMICAS E MEIOS DE CULTURA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ENTEROBACTÉRIAS
Atenção! Todas as vezes que for semear a bactéria em um dos tubos abaixo, você deve tocar com a alça ou a agulha bacteriológica na colônia e pegar um pouquinho de bactéria para cada tubo.
1- Semear primeiro o tubo com ágar citrato – fazer uma estria com POUCA bactéria sobre o meio inclinado (pode ser com a alça ou a agulha bacteriológica)
2- ágar TSI – O meio de TSI é inclinado em bico de flauta, e deve ser inoculado (com agulha bacteriológica) primeiro fazer o estriamento sobre a superfície inclinada, em seguida fazer uma picada central até o fundo. Deixar a tampa semi aberta. 
3- ágar MIO – fazer uma picada com a bactéria RETA (sem tremer) até 2/3 do meio, ou seja, não vai até o fundo do tubo (usar a agulha bacteriológica).
4- ágar fenilalanina - fazer uma estria com a bactéria sobre o meio inclinado (pode ser com a alça ou a agulha bacteriológica). 
5- ágar ureia - fazer uma estria com a bactéria sobre o meio inclinado, usar uma quantidade um pouco maior que os demais tubos (pode ser com a alça ou a agulha bacteriológica).
6- caldo lisina – colocar uma colônia com a agulha ou a alça dentro do caldo e bater bem a agulha dentro do tubo para misturar a bactéria ao caldo. Depois colocar uma gota de óleo mineral sobre o caldo para impedir que o oxigênio alcance a bactéria, não mexer mais no tubo. Fechar bem o tubo. 
Depois que fez a bateria dos 06 tubos acima, levar para a estufa por 24 horas
Outros testes que podem ser usados também para identificar enterobactérias:
LIA (Lisina Iron Agar) – (duas picadas até o final e estria por cima)
SIM (Sulfeto de hidrogênio, Indol, Motilidade)- (picada até 2/3)
MR-VP (para Vermelho de Metila) - (colocar um pouco da colônia com estilete ou alça)
MR- VP (para Voges Proskauer) – (colocar um pouco da colônia com estilete ou alça)
Esculina – (estria por cima)

Mais conteúdos dessa disciplina