Buscar

Ética e Política no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segmento: Ensino Médio
 	 Turmas: 2o ano
 	 Professora: Renilda Resende
 	 Data: ______ / ______/ 2024
Componente Curricular: Produção de Texto – 2a etapa 
Conteúdo Cultural: Maratona ENEM - Redação nota 1000 (Ciclo 1) 
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I 
A ética e o político
Um modelo político praticado que prejudica as relações interpessoais
Na cabeça dos estudiosos deste assunto, a ética pode ser reconhecida como a ciência prática que revela a maldade ou bondade moral inerentes às atividades do político consciente, das quais o parlamentar é sujeito, pelo menos durante o exercício do mandato. Ética e político, na atual conjuntura, são práticas e conceitos que não se completam, são antagônicos.
Na verdade, a ética e o político se diferenciam, por serem atributos dissociáveis, na medida em que o político nem sempre conduz o seu mandato dentro dos princípios da ética e da moral. Aquele político que não assume uma conduta ética, perde a moral, e dificilmente será bem-sucedido nas suas atividades.
O país passa por uma profunda crise moral que atinge em cheio os poderes Executivo, Legislativo e até o Judiciário, logo este que tem a obrigação maior de dar os mais expressivos exemplos de seriedade, de austeridade e de patriotismo. A verdade é que falta ética e seriedade na administração pública. As consequências disso são manifestadas nas inúmeras ocorrências criminosas nas ações de legislar em causa própria ou no malfadado costume do empreguismo sem concurso. Com isso, a missão do político de representante do povo passa ser, infelizmente, de defensor do interesse próprio ou de grupos, sem que haja nenhuma manifestação concreta contra essa malfadada prática política. [...]
CAMÊLO, Gercy Joaquim. A ética e o político. DM. Disponível em: <https://www.dm.com.br/opiniao/2018/10/a-etica-e-o-politico.html>. Acesso em: 09 nov. 2018.
Texto II
Ao se pretender falar sobre a relação entre ética e política, é quase inevitável discutir seu distanciamento progressivo no cenário político brasileiro. Ao contrário dos antigos, cujo estudo da política não se dissociava da ética, atualmente essas duas esferas vivem tensões permanentes, na maioria das vezes percebidas como dimensões antagônicas, excludentes, de difícil conciliação.
Na percepção social contemporânea, a antagonia dos dois campos conduz ao discurso desqualificador da política, trazendo ao cotidiano geral discussões “contra” a política, não “sobre” política. Considerada lugar próprio para os descalabros do funcionamento dos governos, ou da falta de decoro de governantes e políticos, administradores e funcionários, a política paulatinamente se torna um lugar que poucas “pessoas de bem” frequentam.
[...]
Boa parte do mal-estar existente entre ética e política expressa-se no imaginário nacional ao se eleger “o jeitinho brasileiro”, “o rouba, mas faz”, “a lei de Gérson”, na tentativa de retratar as mazelas da vida social, política e afetiva configuradas por Da Matta na expressão “Você sabe com quem está falando?”1. Ao se aprofundar a reflexão sobre os apelos atuais expressos pelo clamor por “ética na política”, resgata-se o conceito aristotélico da pólis – ou do Estado, no sentido moderno da palavra – em que a questão ética se funda na sobreposição do interesse comum aos interesses privados.
[...]
A desconfiança geral na política e em seus representantes não é algo imaginado por sociedades tidas como “catastróficas” e “derrotistas”. Ao contrário, é um fato da maior realidade, visível todos os dias se forem lidas (ou escutadas) notícias que constatam denúncias e escândalos na vida política.
MENEZES, Marilde Loiola de. Ética na política brasileira. Revista de Ciências Sociais, 2002.
.
TEXTO III
PROPOSTA DE REDAÇÃO 
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Dilemas contemporâneos sobre a ética no cotidiano e na política brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
image2.png
image3.png
image4.png

Mais conteúdos dessa disciplina