Buscar

Avaliando aprendizagem Psicomotricidade

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701883928)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao longo do desenvolvimento e crescimento humano, fatores como a atenção, a percepção, a memória e a motivação são essenciais à aprendizagem. Tendo como base a aplicabilidade desses fatores no desenvolvimento psicomotor infantil, escreva nos parentêses (A) para características da ATENÇÃO, (P) para as da PERCEPÇÃO e (M) para as da MEMÓRIA: ( ) É a via de acesso aos objetos, às palavras e à ações, tendo como base tempo e espaço; ( ) Estado de alerta, no qual a informação sensorial ou mnéstica é seletivamente percebida; permite a manutenção do pensamento coerente. ( )Possibilita a aprendizagem, é durável, estável e está em constante reorganização e retroalimentação; ( ) É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos sensoriais captados p/ sentidos (audição, visão, tato¿) que o ambiente lhe dirige. ( ) Envolve a atenção, a motivação, a história do aprendizado do sujeito, seu mundo interno (relacionado ao raciocínio psicológico e os juízos), e sua estrutura genética.
		
	
	( P ); ( A ); ( P ); ( M ); ( M ).
	
	( M ); ( M ); ( M ); ( P ); ( A ).
	
	( A ); ( M ); ( P ); ( M ); ( P ).
	 
	( P ); ( A ); ( M ); ( P ); ( M ).
	
	( A ); ( A ); ( A ); ( P ); ( M ).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701349936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacione as Unidades Funcionais do Cérebro com os elementos básicos da Psicomotricidade, numerando as assertivas segundo padrão abaixo:  
(1) 1a Unidade Funcional      (2) 2a Unidade Funcional       (3) 3a Unidade Funcional
 
a.(  ) Estruturação espaço-temporal, Noção do corpo
b.(  ) Praxia global e Praxia fina
c.(  ) Lateralidade e Noção do corpo.
d.(  ) Tonicidade e Equilibração
e.(  ) Lateralidade e Estruturação espaço-temporal.
		
	 
	a. (2) b. (3) c. (2) d. (1) e. (2)
	
	a. (2) b. (3) c. (2) d. (1) e. (1)
	
	a. (1) b. (3) c. (3) d. (1) e. (2)
	
	a. (1) b. (3) c. (3) d. (1) e. (2)
	
	a. (1) b. (3) c. (3) d. (1) e. (2)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701351593)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pedro, desde criança, apresenta otite crônica, ao ser avaliado em seu equilíbrio, nas provas de olhos fechados, não consegue manter-se de pé, caindo sempre para um dos lados. Refletindo sobre as estruturas envolvidas no equilíbrio, o que poderíamos supor?
		
	
	Pedro apresenta alterações em seu sistema sensorial visual
	
	Pedro apresenta alterações em seu sistema tônico
	
	Pedro apresenta alterações em seu sistema cerebelar
	 
	Pedro apresenta alterações em seu sistema vestibular
	
	Pedro apresenta alterações em seu sistema vascular periférico
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701343041)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Passando por uma reavaliação do fisioterapeuta, Amanda, 7 anos, foi submetida à avaliação psicomotora de MMSSs, Tronco e MMIIs. Durante a avaliação dos membros inferiores, o fisioterapeuta notou certa resistência do membro ao movimento passivo. Assinale a alternativa que define a estrutura psicomotora, área de controle classificado por Luria e a resposta que mostra a função inadequada quando testada.
		
	
	Tonus. Segunda unidade funcional de Luria. Paratonia
	
	Praxia Global. Terceira unidade funcional de Luria. Sincinesia
	 
	Tonus. Primeira unidade funcional de Luria. Paratonia
	
	Praxia Global. Segunda unidade funcional de Luria. Sincinesia.
	
	Praxia Fina. Terceira unidade funcional de Luria. Sincinesia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701341877)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Eduardo é um recém-nascido de 47 cm, 2.400 gramas e que nasceu com 36 semanas de idade gestacional. De acordo com o comprimento, peso e idade gestacional este recém-nascido pode ser classificado como apresentando:
		
	
	Comprimento abaixo do normal, baixo peso ao nascer e prematuro extremo.
	 
	Comprimento normal, baixo peso ao nascer, prematuro.
	
	Comprimento normal, peso normal ao nascer, prematuro.
	
	Comprimento abaixo do normal, peso normal ao nascer e a termo.
	
	Comprimento acima do normal, peso normal ao nascer, pós-termo.
	1a Questão (Ref.:201701988305)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quedas em idosos são frequentemente apontadas como certas e consideradas como uma consequência inevitável da velhice. A análise dos fatores que levam a quedas, entretanto, aumenta a possibilidade da prevenção. Com relação a este problema, analise as afirmativas: I- A maioria das quedas em idosos ocorre em casa, mas a sua frequência é maior em instituições de cuidados prolongados; II- Lesões são a sexta maior causa de morte em pessoas com mais de 65 anos, e a maioria delas é consequente de quedas; III- A propensão a quedas é ocasionada pelos déficits cumulativos da visão deficiente, equilíbrio insuficiente, marcha pouco firme, postura inclinada e distúrbio da propriocepção; IV- A maioria das quedas em idosos é acidental. Os exemplos incluem passo falso numa descida, superfícies escorregadias, pouca luz, aparição inesperada de uma criança ou outra pessoa e sapatos mal ajustados aos pés. Estão CORRETAS apenas as afirmativas: (Concurso Modificada)
		
	
	III e IV;
	
	I, II e III;
	
	I, II e IV.
	
	II e III;
	 
	I, II, III e IV;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701341217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo é um senhor de 78 anos com diagnóstico de Parkinson que apresenta a marcha com passos curtos, inclinação do tronco para frente, os membros superiores ligeiramente flexionados ao lado do corpo, hipertonia rígida, dificuldade para sentar-se e levantar-se sozinho. Quais seriam as contribuições da psicomotricidade para Paulo?
		
	 
	Paulo seria beneficiado com atividades de alongamentos e motricidade global e fina para retornar a independência funcional.
	
	Paulo seria beneficiado com sessões de relaxação que visam consciência corporal e redução do tônus muscular global.
	
	Paulo seria beneficiado com um programa de equilíbrio estático e dinâmico com o uso da esteira ergométrica com velocidade moderada.
	
	Paulo seria beneficiado com um programa de reorganização da imagem e do esquema corporal devido à deiscência que apresenta.
	
	Paulo seria beneficiado com um programa de regulação do tônus muscular com o uso do FES nos membros superiores e inferiores.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702075819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapeuta de uma equipe de reabilitação fez o atendimento de um lactente de oito meses de idade, nascido a termo. Ela observou que o seu paciente não apresenta sorriso social nem faz contato visual com o examinador, mas olha para os objetos do meio ambiente. Não solicita colo e prefere ser deixado só no berço. Não balbucia. Adquiriu o controle de cabeça com seis meses de idade. Quando colocado sentado, não consegue permanecer nessa postura com o tronco ereto, necessitando de ajuda. O exame dos nervos cranianos é normal, não há presença de reflexos primitivos, os reflexos profundos estão normais e o tônus muscular é discretamente diminuído. O exame oftalmológico foi normal. A causa primária provável deste quadro funcional é:
		
	
	auditiva.
	 
	motora.
	
	linguagem.
	
	psico-cognitiva
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701341186)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Eduarda tem 2 anos e foi encaminhada pelo pediatra para uma avaliação fisioterapêutica com o diagnóstico de atraso no desenvolvimento motor. Ao realizar a anamnese, o fisioterapeuta verificou, segundo informações fornecidas pela mãe, que a criança não sofrera agressões químicas, físicas ou infecciosas durante o período gestacional, que nasceu de parto natural no tempo previsto pelo obstetra, foi amamentada normalmente. A mãe relatou também que Eduarda passa a maior parte do tempo vendo desenhos da televisão dentro do cercadinho onde gosta muito de ficar. Os exames complementares neurológicos estavam normais. Considerandoo caso acima, quais são os marcos do desenvolvimento psicomotor que o fisioterapeuta espera encontrar em Eduarda na avaliação?
		
	
	Andar sem apoio, subir em cadeiras, transferir os objetos de uma mão para a outra.
	 
	Correr, subir e descer escadas com apoio do corrimão, pular com os dois pés.
	
	Veste-se sozinha, pular de um pé só, subir escadas sem apoio.
	
	Bater palmas, apontar com o indicador, andar com apoio.
	
	Engatinhar, ficar ajoelhada, ficar semi ajoelhada.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701341161)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em torno do 6º mês de idade, a criança começa a desenvolver a percepção de si ao olhar-se no espelho, o que irá fundamentar a construção de uma motricidade cada vez mais consciente e complexa ao longo do desenvolvimento. Esta percepção descrita que precede a construção psicomotora gradativa diz respeito a:
		
	
	Percepção do esquema corporal
	
	Percepção da lateralidade ao movimento
	
	Percepção da capacidade de equilíbrio de pé
	 
	Percepção da imagem corporal
	
	Percepção da organização rítmica

Mais conteúdos dessa disciplina