Buscar

PROVA Linguística Aplicada à Língua Portuguesa (LET37) AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX (Cod.:648765)
A+
Aumentar, FAlterar modo de visualização
Peso da Avaliação3,00
Prova22557864
Qtd. de Questões12
Acertos/Erros12/0
Nota10,00
1Os estudos linguísticos que se propõem a discutir língua culta ou padrão partem desde um ponto de vista histórico até a observação do comportamento da língua em seu funcionamento atual. Logo, a língua não é analisada isoladamente no seu estado atual, de modo a ignorar os aspectos históricos e sociais que a constituem. Nessa perspectiva, sobre os estudos linguísticos, analise as sentenças a seguir: I- Observam o comportamento da língua em seu funcionamento sob uma perspectiva sincrônica, em contraposição à diacrônica. II- Compreendem o porquê uma variedade da língua é eleita como norma gramatical tradicional em detrimento de outras variedades possíveis. III- Desmistificam as variações linguísticas por não serem válidas em comparação com a língua culta nas aulas de Língua Portuguesa. IV- Demonstram que a norma padrão é a única forma linguística que não corresponde a uma variedade da língua e por isso tende a ser vista como correta. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
2As aulas de língua portuguesa, numa abordagem sociointeracionista, procuram contribuir com a formação cidadã do aluno, orientado para assumir, por meio da escrita, uma posição social relevante e de responsabilidade. Sobre os conhecimentos necessários para uma produção textual socialmente eficiente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É essencial aprender as finalidades específicas da produção textual na escola, que sempre serão voltadas à avaliação e leitura do professor. ( ) Nas aulas de língua portuguesa, o aluno deve apropriar-se de diferentes gêneros discursivos adequados para diferentes situações sociais. ( ) A norma padrão da língua sempre será o modo correto de dizer, por isso o aluno precisa apropriar-se exclusivamente dessa norma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
F - F - F.
C
V - V - F.
D
V - F - V.
3Na Linguística Aplicada, consideramos que a linguagem se estabelece na sociedade a partir da interação com o outro através de linguagem verbal e não verbal. Sobre a linguagem dentro da teoria sociointeracionista/sociodiscursiva, assinale a alternativa CORRETA:
A
A linguagem ocorre exclusivamente por meio de palavras (oral ou escrita).
B
Além de ser composta por palavras, a linguagem também expressa gestos e sinais para efetivar a comunicação.
C
A linguagem pode ser apresentada na forma escrita.
D
A linguagem é a comunicação exclusiva do ser humano.
4Os usos efetivos da língua em situações reais de interação são sempre diversos e situados histórica, social e culturalmente. Assinale a alternativa CORRETA que melhor representa a variação linguística sublinhada na imagem: FONTE DA IMAGEM: NEAD/UNIASSELVI.
A
Variação diacrônica.
B
Variação diafásica.
C
Variação diatópicas.
D
Variação diastrática.
5No primeiro quadro da tirinha de Maurício de Souza, a mãe de Chinco Bento fala: "Boa sorte, fio!!". A palavra fio é empregada em uma variedade linguística popular, que se afasta de uma forma prestigiada da língua. Sobre esta tirinha, conforme a teoria da Linguística Variacionista, analise as sentenças a seguir: I- A tirinha pode ser utilizada em aulas de Língua Portuguesa para discutir com os alunos sobre as questões históricas, culturais e discursivas que contribuem para a diversidade linguística brasileira. II- A tirinha pode ser utilizada em aulas de Língua Portuguesa para ensinar aos alunos da educação básica as pronúncias mais corretas, a fim de que aprendam a língua portuguesa culta. III- A tirinha permite refletir sobre a variação linguística e sua relação com a divisão social, originando distinções entre o padrão popular e o culto da língua e refletindo sobre aspectos de preconceito linguístico. IV- Professores de Língua Portuguesa podem recorrer à tirinha para atividades de corrigir as palavras erradas, como "fio", a fim de que os alunos da educação básica reconheçam erros de português. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE DA IMAGEM: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT18-2511--Int.pdf. Acesso em: 17 jul. 2018.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
6Quando queremos dizer que "O cachorro mordeu um menino", podemos, dependendo do contexto onde está sendo feito o discurso, afirmar que: "O cão mordeu o menino" ou "O canídeo mordeu o menino" ou, ainda, "O Totó mordeu o garoto". Sobre a teoria de Saussure e as sentenças apresentadas no enunciado desta questão, analise as opções a seguir: I- A mudança dos termos "um cachorro", "um cão", "o canídeo", "o Totó" representa o eixo sintagmático dos estudos saussurianos. II- A mudança dos termos "um cachorro", "um cão", "o canídeo", "o Totó" representa o eixo paradigmático dos estudos saussurianos. III- A mudança dos termos "um cachorro", "um cão", "o canídeo", "o Totó" representa o desvio dos significados nas sentenças. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a opção II está correta.
B
As opções I e II estão corretas.
C
Somente a opção I está correta.
D
Somente a opção III está correta.
7Nos estudos da linguística aplicada, critica-se o enfoque teórico e metodológico tradicionalmente comprometido em formar alunos aptos apenas para a realização de redação escolar para aprovação em concursos e provas vestibulares. Essa concepção abstrata da língua está descomprometida com as modificações das relações sociais demandadas pela realidade dos sujeitos. Sobre essa crítica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os estudos da linguística aplicada defendem o exercício da reflexão dos textos, a fim de contribuir para a formação dos alunos que, mediante a produção textual oral ou escrita, podem intervir em seu mundo sociocultural. ( ) Os estudos da linguística aplicada defendem práticas de letramento na escola que visam tão somente à aquisição da habilidade de escrita dada de forma independente das relações e práticas sociais vividas pelos sujeitos. ( ) Os estudos da linguística aplicada criticam uma produção artificial de textos por parte dos alunos para serem lidos quase exclusivamente pelos professores, com finalidade exclusiva de atribuir nota. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V.
B
V - V - F.
C
F - F - V.
D
V - F - V.
8Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito. Para formar um leitor nessa perspectiva, é necessário trabalhar com critérios de leitura e análise de textos. Sobre a análise textual, análise temática e análise interpretativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A análise textual procura compreender a intenção autoral, o conteúdo da mensagem, como o texto está problematizado e quais ideias paralelas são apresentadas ao tema central. ( ) A análise temática visa à preparação da leitura, fornecendo visão panorâmica, que faz sentir o estilo do autor e a estrutura do texto. ( ) A análise interpretativa permite ao leitor situar o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como da cultura, da história; relacionar as ideias do autor a outras ideias relacionadas à mesma temática; entre outros aspectos. ( ) A análise textual, a análise temática e a análise interpretativa são realizadas com a finalidade de o aluno conhecer a gramática normativa da língua. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental - Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
A
F - F - V - F.
B
V - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - V.9Na tirinha a seguir, Mafalda e Suzanita estão tendo uma conversa aparentemente desconexa. Só conseguimos compreender do que se trata a conversa no último quadrinho, quando Mafalda afirma: "O bom de ir para escola é que a gente pode ter conversas literárias". A partir dessa tirinha, existe uma crítica acerca da perspectiva de letramentos na escola. Sobre essa crítica, assinale a alternativa CORRETA: FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018.
A
A leitura, na escola, restringe-se ao estudo de frases, orações e demais elementos sintáticos e ortográficos, o que resulta na ausência de textos concretos.
B
A leitura, na escola, permite ao aluno transitar pelos diversos gêneros de leitura e de escrita que são socialmente relevantes para o seu uso cotidiano.
C
A leitura, na escola, está voltada à formação do sujeito pensante, crítico e ativo e, por isso, as personagens participaram ativamente de práticas pedagógicas voltadas à diversidade textual.
D
A educação escolar lhes proporcionou interações diferenciadas como leitoras, tornando-as mais críticas a partir do acesso a textos qualificados para o dialogismo.
10Texto 1 No subjetivismo individualista, a expressão se constrói no interior da mente, sendo sua exteriorização apenas uma tradução. A enunciação é um ato monológico, individual, que não é afetado pelo outro nem pelas circunstâncias que constituem a situação social em que a enunciação acontece. Presume-se que há regras a serem seguidas para a organização lógica do pensamento e, consequentemente, da linguagem; são elas que se constituem nas normas gramaticais do falar e escrever bem. FONTE: TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 1996, p. 21 (adaptado). Texto 2 A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui, assim, a realidade fundamental da língua. FONTE: BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006, p. 127 (adaptado). Com base nos textos apresentados, analise as sentenças a seguir: I- A língua na perspectiva apontada pelo texto 1, é ampara pelo "dialogismo", explorado nas obras bakhtinianas. Logo, os professores, embasados na concepção do texto 1, preparariam atividades capazes de promover o diálogo entre os diversos discursos que perpassam a sociedade. II- A concepção apresentada no texto 2 fundamenta que as aulas de língua portuguesa permitem que o aluno fale corretamente. Essa prática pedagógica inclui exercícios de fixação e correção constante na prática tanto oral quanto escrita, com o objetivo de que o aprendiz transite nas mais variadas esferas sociais. III- O texto 2 fundamenta atividades em que os alunos percebam a prática de linguagem, oral e escrita, como atividade social. De acordo com essa concepção, a escolha da forma linguística e textual está diretamente ligada a fatores externos à língua, o que exige que sejam desenvolvidas na escola atividades de análise dos estratos fonético, fonológico, morfológico e sintático da língua. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença III está correta.
11(ENADE, 2014) Uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação, entendendo e produzindo enunciados, percebendo as diferenças entre uma forma de expressão e outra. Outra coisa é saber analisar uma língua dominando conceitos e metalinguagem a partir dos quais se fala sobre a língua, se apresentam suas características estruturais e de uso. A partir do texto, avalie a adequação das seguintes propostas de construção de atividades de ensino de língua portuguesa: I- O professor seleciona o gênero a ser trabalhado com a turma de acordo com seu interlocutor e seus objetivos de ensino. A partir da seleção, elabora uma série de atividades articuladas que possibilitem ao aluno interagir com o gênero discursivo, percebendo as características contextuais, textuais e linguísticas, e compreendendo como esses níveis de interação concorrem para a construção de sentido. II- O professor, a partir de determinado gênero discursivo, elabora situações que levem o aluno a perceber o uso efetivo da língua, a observar as escolhas lexicais, as construções sintáticas, o uso de articuladores e modalizadores, em função da interlocução e das intenções comunicativas, e os efeitos de sentido produzidos. III- O professor seleciona um texto pertencente a determinado gênero discursivo previsto no programa. A partir disso, escolhe determinados elementos gramaticais nele recorrentes para, então, conceituá-los e criar exercícios de fixação, além de elaborar questões de leitura e de interpretação textual. Assinale a alternativa que indica as afirmações que expressam atividade(s) de ensino adequada(s): FONTE: GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste/UNICAMP, 1994.
A
II, apenas.
B
I e III, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
12(ENADE, 2017) Considerando a transposição do cartum presente nesta questão, para uma situação de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, avalie as afirmações seguir: I- A concepção de linguagem que a professora revela em sua prática desvincula a língua de seu funcionamento social e histórico. II- O ensino de língua portuguesa concebido como o ensino do "português correto" toma a língua como um sistema de regras autônomas, privilegiando uma análise interna do objeto. III- A situação de comunicação apresentada no cartum evidencia a concepção de língua como atividade sociointerativa situada, sendo fonte geradora de aprendizagem. IV- A valorização do conhecimento linguístico de que o aluno dispõe ao chegar à escola sustenta a noção de língua como sistema de práticas linguísticas não fechadas e em permanente constituição. É correto apenas o que se afirma em:
A
III e IV.
B
I, II e IV.
C
I, III e IV.
D
II e III.
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial
ed

Olá, eu sou o Ed!

A Inteligência Artificial do
Passei Direto

O Ed já respondeu sobre esse material