Buscar

Psicomotrocidade e desenvolvimento

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO: AUXILIADORA DOS SANTOS LUIZ
	MATRÍCULA:216000102
	PROJETO: Psicomotricidade e Desenvolvimento
	FASE: 2
Continuar o resumo anterior, demonstrando como as teorias apresentadas contribuem para cada área da psicomotricidade.
Quando os aspectos inter-relacionados com o cuidar e o educar são analisados quanto aos contextos relativos com a psicomotricidade que tal como mostram Góes; Concecio (2016) apontam para o contexto que muitas crianças crescem sem que exista um acompanhamento mais próximo por parte de pais e familiares das suas atividades motoras, e esse tipo de situação reflete no cuidar e no educar, considerando que esses dois aspectos são atingidos também por essa ausência quanto a um acompanhamento mais próximo.
Isso não quer dizer que esses pais sejam negligentes, mas, é necessário considerar que as vezes podem estar tão envolvidos com o trabalho que não possuem o tempo que desejariam para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos com uma proximidade maior. Silva (2013) analisa que a psicomotricidade está ligada a três premissas: movimento, intelecto e afeto e esse último elemento relaciona-se diretamente com o cuidar, tendo em vista a relação que esses elementos possuem.
Sobre isso: “A motricidade relaciona-se com a inteligência, antes mesmo da aquisição da linguagem. Isso acontece devido à adaptação ao meio ambiente, que exige interação do indivíduo com o meio em que está inserido através de experimentações motoras”. (GÓES; CONCECIO, 2016, p. 13). Na Educação Infantil, as crianças estão em um ambiente novo e antes de começar o aprofundamento escolar, precisam compreender que o processo educacional está relacionado com a inteligência e isso faz com que associem, por exemplo, o que é seu e o que é de um colega.
Ao mesmo tempo, a medida em que se sentem mais à vontade, tendem a buscar o desenvolvimento de outros movimentos durante as brincadeiras e começam aprender que precisam não apenas cuidar de si, como também, dos demais. Nesse sentido, Fonseca (2010) analisa que a psicomotricidade pode ser entendido como sendo o conjunto de expressões corporais gestuais e motoras, não verbais que sustentam e suportam as manifestações originárias do psiquismo. Observa Silva (2013) que os estímulos recebidos pelo nosso corpo geram reações.
Então quando ocorre o processo de aprendizagem, ou até mesmo, o cuidado com a criança, essa pode desenvolver uma sensação de bem-estar, seja pelo que está aprendendo ou pelo cuidado que está recebendo. 
REFERÊNCIAS
FONSECA, V. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção Psicopedagógica, São Paulo-SP, Vol. 18, n.17, pg. 42-52. 2010. 
GÓES, A.; CONCECIO, T. Psicomotricidade na Educação Infantil. São Mateus: FVC, 2016.
SILVA, D. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Brasília: UniCEUB, 2013 
1
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina