Buscar

Kunoichi: Espiãs Ninjas no Japão

Prévia do material em texto

Kunoichi
Ninja Fêmea
Em 1561, o senhor da guerra japonês Mochizuki Moritoki foi morto na famosa Batalha de Kawanakajima. Sua esposa Chiyome então se colocou sob a proteção do tio de seu falecido marido, o poderoso Takeda Shingen. Em vez de se aposentar para uma ordem religiosa e levar a vida tranquila de uma freira, como era habitual em tais situações, a viúva dinâmica Mochizuki continuou a apoiar vigorosamente as aspirações do grande Daimyō Takeda ao poder. Em resposta à sua pergunta, ela concordou em criar uma rede de agenteskunoichi. Era para se tornar um dos mais eficazes e discretos de todos ossengoku jidai.
De acordo com a ideia de Shingen Takeda, Mochizuki Chiyome treinou um grupo demiko (servos do templo feminino) que, além de suas funções reais, foram empregados para atividades de espionagem, vigilância ou correio na área de Kai (atual Yamanashi) do domínio takeda, bem como no território shinano (hoje Niigata) poderia ser usado. Esta última área, em particular, era de maior interesse estratégico, já que tanto Takeda Shingen quanto seu rival Uesugi Kenshin consideravam-na um alvo principal para suas futuras conquistas.
Espiões e Informantes
Durante seu reinado, Takeda deu grande ênfase aos serviços de seus espiões ninjas. Ele recrutou ambos de seu próprio domínio e das fileiras de seus oponentes. Oskunoichieram apenas mais um elo em sua cadeia de informantes. Eles o serviram bem para a coleta de informações ou verificação dos relatórios de outros agentes. Os jovens servos do templo poderiam facilmente viajar e contatar os espiões locais sem levantar suspeitas. Dessa forma, o poder e o conhecimento da família Takeda poderiam ser aumentados ainda mais.
Chiyome estabeleceu sua escola subterrânea em Nazu, uma vila em Chiisa Gun (área de Shinshu, agora Nagano), e começou seu trabalho como diretora de uma escola para ninjas femininas. Como omikosempre teve que ser uma jovem solteira, Mochizuki Chiyome começou a procurar candidatos adequados entre as inúmeras crianças órfãs e sem-teto como resultado das guerras civis. O treinadorkunoichitornou-se a mãe adotiva de todas as garotas abandonadas ou fugitivas que encontraram seu caminho para a área de Shinshu. Aos olhos dos outros moradores de Nazu, Chiyome era uma mulher gentil e calorosa que lutou com toda sua força para salvar jovens solteiras da pobreza e dar-lhes um lar e incutir valores espirituais.
Treinamento Ninja Feminino
As meninas foram ensinadas sobre os costumes, deveres e conhecimento das virgensmikoque serviram os sacerdotes dos santuários xintoístas. Além desse treinamento básico, os protegidos de Chiyome também foram submetidos a um processo de doutrinação que visava garantir a lealdade absoluta mais tarde. Ao lembrar constantemente as meninas que era ela que as tinha tirado de sua pobreza e tornado esta nova vida possível para elas, ela emocionalmente vinculou o futurokunoichia ela. De novo e de novo, ela pediu aos seus protegidos que se lembrassem de sua infância. Quem era o culpado por sua pobreza na época? Quem a traiu? Quem os encontrou neste momento infeliz e lhes deu uma nova vida quando tudo parecia perdido? Gradualmente, as meninas foram levadas a acreditar que sua única chance de sobrevivência era manter fortes laços com suas irmãs e mostrar lealdade inabalável a Mochizuki Chiyome.
Em uma terceira fase do treinamento, a treinadora ensinou seus alunos como obter informações valiosas, avaliar situações corretamente, usar rumores (falsos) para criar confusão e disputas, identificar mensageiros confiáveis que encaminham mensagens importantes para outrosmiko-kunoichi, disfarçar-se, e como se pode, se necessário, usar os encantos femininos para manipular os homens. Uma vez que o treinamento e doutrinação na academia Ninja em Nazu estava completa, as meninas tornaram-se agentes ativos do esquadrãokunoichide Mochizuki.
Desta forma, foram coletadas informações importantes das duas províncias alvo. Além disso, Chiyome tinha viajantes que tinham passado pelas áreas em questão questionadas em detalhes e, assim, foi capaz de dar a Takeda Shingen uma imagem exata da situação política e militar. Para preservar a eficácia e o anonimato do anelkunoichi, o papel chiyome de Mochizuki não era conhecido por ninguém, mas pelo próprio general; ele não compartilhou esse segredo, mesmo com seus associados mais próximos.
Semelhanças e Diferenças com Ninja
Oskunoichimedievais foram treinados de forma semelhante aos seus combatentes masculinos, mas com mais ênfase nos aspectos mais refinados do combate corpo-a-corpo. As táticas de combate e a guerrilha do Ninja masculino substituíram as fêmeas por habilidades como psicologia prática, técnicas de manipulação e treinamento de intuição. Claro, a preparação para o serviço ativo também incluiu treinamento básico sólido nas artes marciais de Ninjutsu detaijutsu, bōjutsuehanbōjutsu,tantōjutsu, yarijutsu ekenjutsu. As técnicas individuais de luta foram adaptadas à situação específica da mulher fisicamente mais fraca e incluíram, entre outras coisas, métodos de fuga e defendendo adversários masculinos mais fortes; Assaltos a postos de guarda ou posições militares, semelhantes às de uma tropa de choque, foram reservados para o ninja masculino.
Texto:Stefan Imhoff

Mais conteúdos dessa disciplina