Buscar

Nutrição e Dietética, portfólio 1, ciclo 2

Prévia do material em texto

MONIQUE CARVALHO BITENCOURT - RA 8066092
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Nutrição e Dietética, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora: Érika da Silva Bronzi Moura
Santa Cruz do Sul
2019
1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003)
As variáveis são situações que podem definir as escolhas alimentares do indivíduo. Sendo assim o ser humano em sua liberdade de escolha alimentar procura distinguir e separar o que é comestível e o que não é. Alimentar-se é uma necessidade biológica e para o comedor suas preferencias alimentares podem variar devido ao círculo social ou cultural do indivíduo, apesar de o homem ser capaz biologicamente de consumir de tudo, suas escolhas muitas vezes são definidas devido ao grupo cultural em que está inserido, mas o homem se depara com o que é culturalmente aceito ou não, ou situações em se deve experimentar o novo ou não, e a também a necessidade de variedades alimentares o que afeta suas escolhas. 
 	As escolhas feitas na infância são geradas não pela influência direta dos pais e sim pelas crianças que observarem os mesmos, e na tentativa de imitação, percebe-se que dessa forma o indivíduo sofre influências sociais indiretas em suas escolhas alimentares. Esse processo de aprendizagem contribuir para a formação das preferencias quanto à alimentação desde a infância, nesse sentido, a escolha alimentar está relacionada aos fatores do meio ambiente, da história individual e da personalidade refletida em valores pessoais. Devido a todas essas variáveis o autor Gedrich dividiu as mesmas e conceituou-as em 5 determinantes biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, e psicológicos. 
Quanto aos determinantes o determinante biológico: Este depende dos fatores fisiológicos que é a necessidade energética e de nutrientes para manutenção do metabolismo Orgânico, os genéticos atuam sobre a sensibilidade gustativa e de forma indireta quanto a palatabilidade, ou seja, o que é ou não agradável ao paladar, e sobre as preferencias alimentares, cabe também levar-se em conta a categoria biológica, como o sexo, fase da vida, e sensibilidade sensorial a algumas substancias, além da patologia do indivíduo que pode mudar de forma obrigatória as preferências alimentares, devido a doenças que determinam criteriosamente que se evite alguns tipos de alimentos, como intolerâncias, alergias, diabetes e etc...
Nos determinantes socioculturais o que pode determinar as escolhas do individuo é o convívio com família, amigos e relações de trabalho, e a vontade de aceitação e identificação de algum grupo ou em que deseje se diferenciar já o determinante antropológico relaciona-se a liberdade de preferencias e escolhas do indivíduo quanto a sua alimentação e também são citadas variáveis como, valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimentos e experiências. Determinantes econômicos relacionam-se ao poder aquisitivo do indivíduo, o que pode comprar ou não, também relacionados a fatores demográficos, onde é possível classificar os grupos por região devido a sua situação econômica. E os determinantes psicológicos Referem-se às circunstâncias de humor e a determinados perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.
2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar? 
Quanto à aparência, pode tornar o alimento atrativo ou repulsivo, chamando atenção ou não, muitas vezes são decorrentes da cultura local do indivíduo, por exemplo, na Ásia é comum à preparação e o consumo de insetos, sendo assim para indivíduos com cultura diferente, a aparência e a origem são impecílios, mesmo que não conheçam o sabor ou cheiro do alimento. Outras variáveis relacionadas à satisfação e influência de escolhas dos alimentos e sobre os preços dos mesmos, sabor, variedade, valor nutricional e higiene, exemplo seria um grupo de amigos ao qual seu objetivo na noite de sábado é se descontrair, os mesmos irão escolher um ambiente mais agradável, preço em conta, qualidade da refeição e atendimento.
3) Fale sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar? 	
Conforme o artigo e o autor Grunert, a escolha alimentar do consumidor são direcionadas pela expectativa, situações de compra, de liberdade, de estilo de vida, de preparação da refeição, hábito alimentar. Sendo assim há métodos que podem analisar e avaliar as escolhas alimentares de um grupo, como o Questionário de Escolha Alimentar (FCQ - Food Choice Questionary), que tem como fatores para avaliação: saúde (controle do peso e doenças); conveniência da aquisição e preparação dos alimentos; aspectos sensoriais (odor, sabor e aparência); preço (fator econômico); conteúdo natural (preocupação com o uso de aditivos e alimentos naturais); humor (fator emocional); familiaridade (hábitos alimentares); preocupação ética (fatores ambientais e políticos socialmente aceitáveis), e controle de peso (destacado separadamente do fator saúde como fator de preferência estético-cultural). O FCQ tem por objetivo avaliar os fatores que levam a escolha alimentar pela população Urbana Ocidental. Outra forma de avaliar as práticas alimentares dos indivíduos é a utilização de inquéritos dietéticos, Outra é a abordagem metodológica utilizada por Poulain é baseada na avaliação das práticas alimentares declaradas, comparadas às práticas alimentares observadas, pode-se referir outras abordagens relacionadas à avaliação dos fatores que levam à escolha alimentar. 
 Outra forma é realizada pela equipe da Divisão de Ciências Nutricionais (Division of Nutritional Sciences) da Universidade de Cornell (Cornell University) de Nova Iorque, nos EUA, Verificou-se a associação entre alguns fatores de escolha alimentar (os ideais, as identidades e as representações dos papéis de cada um nas diferentes culturas) dos indivíduos avaliados, no estudo sobre sua mudança de contextos ou situações, os quais são caracterizados pelo espaço, tempo e relacionamentos. Em outro estudo os principais valores relativos ao alimento descritos pelos indivíduos para avaliar foram cinco: a saúde, o sabor, o custo, a relação tempo/conveniência e a organização dos relacionamentos.

Mais conteúdos dessa disciplina