Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: ARA1264 - TUTELA EXECUTIVA E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS NO PROCESSO CIVIL
PROFESSOR: RODRIGO TORRES
AULA 04
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
· PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA (art. 523 do CPC)
PROCEDIMENTO
1) Requerimento: Ônus da parte exequente. Deve acompanhar memória de cálculo (art. 524 do CPC).
2) Intimação do executado: O executado será intimado para pagar no prazo de 15 dias, acrescido de custas, se houver.
· ATENÇÃO - CONTAGEM DO PRAZO
Apesar do prazo ser para pagamento, o Superior Tribunal de Justiça entende que ele deve ser contado em dias úteis (REsp n. 1.708.348/RJ, relator Ministro Marco Aurélio Bellizze, Terceira Turma, julgado em 25/6/2019, DJe de 1/8/2019).
3) Impugnação: Meio de defesa do executado/requerido no cumprimento de sentença, devendo ser apresentada nos próprios autos.
· Teses passíveis de serem alegadas (art. 525 §1º do CPC)
· falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia: Não aplicável em execução de sentença penal condenatória (deve-se buscar a anulação da sentença penal na esfera própria) e sentença estrangeira homologada (citação válida é requisito para homologação - art. 963, II do CPC - devendo o vício ser sustentado junto ao STJ quando do procedimento de homologação.
· ilegitimidade de parte.
· inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação.
· penhora incorreta ou avaliação errônea: Penhora incorreta ocorre quando a constrição recai sobre bem impenhorável (art. 833 do CPC) ou quando o procedimento para a penhora não é observado. Avaliação errônea ocorre quando o valor atribuído pelo oficial de justiça (art. 154, V do CPC) não refletir o real valor do bem.
· excesso de execução ou cumulação indevida de execuções: excesso de execução se caracteriza quando o devedor aponta um valor menor do que o apontado pelo credor. Alegando excesso de execução, o executado precisa apresentar planilha de débitos, sob pena de indeferimento liminar do pedido (art. 854 §§ 4º e 5º do CPC).
· incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução.
· qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.
4) Procedimento após a impugnação
EXCEÇÃO DE PRÉ EXECUTIVIDADE (OBJEÇÃO DE NÃO EXECUTIVIDADE)
	Meio de defesa do executado onde se pode alegar matérias de ordem pública que podem conduzir à extinção da execução. Tal instituto não tem previsão legal e o seu procedimento é firmado por entendimento do STJ.
PROCEDIMENTO
· ATENÇÃO
· Não se admite dilação probatória na objeção de não executividade.
· De regra, descabe atribuição de efeito suspensivo na objeção de não executividade.
· Súmula nº 393 do STJ: Cabe objeção de não executividade em qualquer processo de execução, não somente na execução fiscal.
· A objeção de não executividade dispensa a garantia do juízo.
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina