Buscar

Prévia do material em texto

Elementos climáticos: são aqueles que variam ao longo do dia (precipitação, radiação, temperatura etc.).
Fatores climáticos: diferem dos elementos climáticos, uma vez que, não variam ao longo do dia e conferem características as localidades (latitude, relevo, maritimidade e etc.).
Principais elementos climáticos: radiação solar, a umidade, altitude, precipitação, ventos e a temperatura
Temperatura: A temperatura, por sua vez, é de suma importância, pois é de fácil medição e permite uma visão ampla dos demais elementos.
Diferença entre temperatura e UR: altas temperaturas aumentam o consumo de água, enquanto a umidade baixa aumenta a perda de H2O através da respiração e transpiração, e ambas elevadas dificultam a dissipação do calor.
Gradiente térmico é necessário para: o excesso de calor corporal é transferido rapidamente do corpo aquecido do animal para o ambiente mais frio. Na transferência de calor por convecção, a perda de calor ocorre pela circulação de moléculas, na condução por contato entre superfícies e na radiação, o animal irradia calor para outros objetos através de ondas eletromagnéticas.
Termostato fisiológico: A existência de um termostato fisiológico permite a manutenção da temperatura corporal dentro de um limite estreito, independente das variações externas. Eixo Hipotalâmico.
Diz-se que a convecção é a menos eficiente das formas de troca de calor em decorrência do ar ser um isolante térmico
Homeotermia: consiste na manutenção quase que constante da temperatura, por meio de processos /mecanismos que os animais desenvolvem com a finalidade de impedir variações na temperatura corporal
É difícil quantificar a radiação exposta, pois existem diversos processos pelos quais diferentes radiações podem interagir com o meio material utilizado para medir ou indicar características dessas radiações, como, aquelas que envolvem: a geração de cargas elétrica; a geração de luz; a sensibilização da pele. A absorção depende também da quantidade e cor dos pelos do animal, dentre outros fatores.
O sol é emissor de ondas curtas e a terra e todos os demais corpos que circundam o animal são emissores de ondas longas
TEXTO DE FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS DUKES
As diversas partes do corpo podem ter temperaturas diferentes por causa das diferenças na taxa metabólica, no fluxo sanguíneo ou na distância da superfície. o fígado e o cérebro podem ter temperaturas mais altas que a do sangue e, por isso, eles são resfriados pelo sangue circulante arterial.
O corpo produz continuamente calor em consequência do metabolismo. Se não tivessem mecanismos para perder calor, a temperatura do corpo dos animais poderia aumentar a níveis insuportáveis. Os dois mecanismos principais de perda de calor são (i) radiação, condução e conversão e (ii) evaporação da água da pele e das vias respiratórias. 
Perda de calor por evaporação
A evaporação de água causa resfriamento. Isto inclui a água perda pelas superfícies da pele e pelo ar aquecido exalado. As glândulas sudoríparas são dissipadores de calor corporal. Existem as apócrinas (em todo o corpo) e écrinas (apenas nos coxins). A perda de calor por transpiração (função termorreguladora) provavelmente é mais acentuada nos cavalos e, em seguida (em ordem decrescente), nos bois, nas ovelhas, nos cães, nos gatos e nos porcos. O mecanismo da respiração ofegante é efetivo para dissipar excesso de calor
Reações fisiológicas ao frio – aumento da produção de calor
A piloereção tem como propósito aumentar a eficácia do isolamento dos pelos. Nesse processo, o pelo é esticado pelos músculos eretores do pelo que se localizam no folículo piloso. Com a exposição continuada ao frio, a cobertura de pelos engrossa e a quantidade de gordura subcutânea aumenta. os vasos periféricos são contraídos pela vasoconstrição.
Quando a capacidade de reduzir a perda de calor não é suficiente para manter a temperatura corporal normal, o animal precisa produzir calor. A temperatura na qual a temperatura corporal diminui antes que comece a produção de calor é conhecida como temperatura crítica (bois são os mais adaptados ao frio). 
Calafrio (sensação de frio acompanhada de contrações musculares involuntárias) é um dos meios pelos quais o animal produz calor. 
Hibernação é o ato de repousar em um estado dormente, é um processo que ocorre nos animais de sangue quente, as funções fisiológicas são mantidas a um nível reduzido. 
A hipotermia ocorre normalmente como consequência da exposição prolongada ao frio combinada com a incapacidade de compensar por mecanismos de conservação de calor e produção de calor. 
Febre é uma elevação da temperatura corporal provocada por alguma doença. é benéfica porque os mecanismos imunes são acelerados e a temperatura alta induzida é deletéria aos microrganismos. a febre é autolimitada. Quando há febre, o ponto de ajuste do hipotálamo é elevado e o corpo sente que o sangue está muito frio, de modo que são ativados mecanismos para conservar e produzir calor. 
BIOCLIMATOLOGIA
Radiação solar direta e difusa

Mais conteúdos dessa disciplina