Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Geoprocessamento  consiste na etapa de tratamento das informações obtidas por meio do sensoriamento remoto e do GPS para a produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações em geral. Tal procedimento consiste no uso de softwares especialmente programados para essa função, que são capazes de adicionar legendas e informações diversas sobre o espaço representado. Uma das ferramentas de Geoprocessamento mais conhecidas e utilizadas pelas pessoas é o Google Earth, disponibilizado tanto em software quanto por meio de acesso à internet.
 É um procedimento integrante dos SIGs (Sistema de Informações Geográficas) e baseia-se em selecionar e trabalhar em torno de imagens de satélite e fotografias aéreas para a produção de mapas e representações cartográficas em geral.  É fruto das inovações tecnológicas, que permitiram a manipulação de informações, podendo identificar determinadas características da superfície terrestre e ordená-las em cores, formas e legendas variadas.
Além disso, os programas de geoprocessamento são importantes para o monitoramento de áreas ou a localização de determinados pontos. Um equipamento bastante popular que utiliza essa tecnologia é o GPS, muito utilizado para determinar ou encontrar uma localização e até descobrir as melhores rotas para chegar a um determinado local.
O geoprocessamento, através do uso e estudo de imagens de satélites, permite também acompanhar e analisar eventos passados sobre a superfície ou a evolução de determinados fenômenos geográficos. Isso porque os satélites armazenam todas as imagens obtidas ao longo do tempo em que
esteve em órbita. É possível, por exemplo, observar o grau de crescimento horizontal de uma cidade ou as transformações no relevo durante um determinado período de tempo.
TECNOLOGIAS MODERNAS APLICADAS A CARTOGRAFIA
1–.Sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites e radares. A escala da foto aérea bem 
como a área fotografada, depende da altura da aeronave. 
O sensoriamento remoto é a utilização de imagens digitais, sejam elas captadas por satélites ou por fotografias aéreas, para o estudo da superfície terrestre. Sua utilidade reside no tratamento quantitativo e qualitativo dessas imagens que propiciam a realização de estudos sobre elementos como as florestas, os biomas, o clima, a agricultura, as atividades humanas, entre outros
Satélite Sputnik – 1° satélite lançado ao espaço. Lançado pela extinta União Soviética.
Algumas utilizações do sensoriamento remoto:
Registrar a sequência de eventos ao longo do tempo; furacões; uso do solo urbano e rural;
desmatamento; incêndios; poluição das águas.
 Imagens de furacão (satélite e do solo)
Imagem urbana em diferentes períodos
Além do uso de satélites, o sensoriamento remoto pode funcionar através do uso de fotografias aéreas, o que também é chamado de aerofotogrametria. Tal procedimento se faz com a realização de fotografias tiradas em câmeras acopladas em aviões e helicópteros.
ATIVIDADE 1
1)Os termos geoprocessamento e sistema de informação geográfica(SIG) têm sido utilizados equivocadamente como sinônimos. 
2)De que maneira os satélites permitem analisar e acompanhar eventos na superfície da terra?
3)Explique o que significa a expressão “sensoriamento remoto” e destaque quais são as suas utilidades.
4) O sensoriamento remoto utiliza apenas imagens de satélite? Justifique.
 ATIVIDADE 2
2-Sistema de posicionamento global (GPS).
Desenvolvido no contexto da Guerra Fria. Foi projetado para localizar com precisão um objeto ou pessoa, assim como fornecer sua velocidade caso esteja em movimento.
GPS [Sistema de Posicionamento Global]: é um aparelho que está se difundindo cada vez mais no cotidiano das pessoas. Apoiado com uma cobertura de dezenas de satélites, o GPS pode emitir informações de qualquer local do mundo, a partir das coordenadas geográficas. Além de informar as posições de latitude e longitude, o GPS hoje pode informar endereços, ensinar rotas mais curtas para se chegar a um determinado local e, até mesmo, gravar os caminhos percorridos e informar a velocidade de deslocamento. 
Algumas utilizações do GPS:
-Localizar alvos a serem atingidos;
-Mísseis teleguiados;
-Orientar a navegação aérea e marítima;
-Variações de fertilidade do solo;
-Controlar queimadas;
-Demarcar fronteiras;
-Planejar rotas e rastrear veículos.
3– SIG – sistema de informação geográfica.
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros.
Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: O sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento.
Esses sistemas permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações, gerando grande diversidade 
de mapas e gráficos para necessidades específicas.
 Algumas aplicações do SIG:
-Planejar a distribuição e calcular os custos de serviços como a coleta de lixo;
-Planejar investimentos em obras públicas;
-Facilitar o levantamento de imóveis para cálculo e controle da arrecadação de taxas e impostos;
-Melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo e do tráfego urbano;
-Cadastrar propriedades, empresas e moradores com grande número de informações
Fiz (2008) conceitua SIG como um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido. Tal leva a que gestores de projeto ou administradores de organizações possam geodecidir.
 ATIVIDADE 
1) O monitoramento por satélite e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
( )Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
( ) Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas. 
( ) O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta. 
( )O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
2) Explique o que é o SIG .
3)Entre estas aplicações citadas do SIG comente sobre as que podem ser utilizadas por órgãos públicos e quais.

Mais conteúdos dessa disciplina