Buscar

De acordo com disposição constitucional, sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do...

De acordo com disposição constitucional, sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte. Considerando o ideal de justiça fiscal perseguido pelo princípio da capacidade contributiva, é constitucional a lei que

a) estabeleça a técnica da progressividade das alíquotas tanto para impostos pessoais como também para os reais, como no caso do ITCMD.
b) institui tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, desde que a distinção ocorra em razão da escolaridade.
c) concede isenção da taxa de inscrição em concurso público para candidatos a nível técnico, amparada na presunção de que os candidatos têm sua capacidade econômica comprometida.
d) cobra taxa de localização e funcionamento de estabelecimento industrial e comercial que adota como base de cálculo o número de empregados da empresa.
e) fixa imposto com alíquota fixa, independente de sua base de cálculo, para com isso obter o efeito extrafiscal de maior praticabilidade e eficiência na cobrança.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO1 - Direito Tributário para OAB Exame 41 - 2024
66 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A capacidade contributiva é um princípio fundamental do Direito Tributário, que determina que os impostos devem ser graduados de acordo com a capacidade econômica do contribuinte. Isso significa que quem tem mais capacidade econômica deve contribuir mais para o sistema tributário. Analisando as opções apresentadas: a) Estabelecer a progressividade das alíquotas para impostos pessoais e reais está de acordo com o princípio da capacidade contributiva, pois busca fazer com que quem tem mais capacidade econômica contribua mais. b) Instituir tratamento desigual entre contribuintes em situação equivalente, com base na escolaridade, não está relacionado à capacidade econômica do contribuinte, portanto não é constitucional. c) Conceder isenção da taxa de inscrição em concurso público com base na presunção de que os candidatos têm sua capacidade econômica comprometida não está diretamente ligado à capacidade contributiva. d) Cobrar taxa de localização e funcionamento com base no número de empregados da empresa não está diretamente relacionado à capacidade econômica do contribuinte. e) Fixar imposto com alíquota fixa, independente da base de cálculo, não leva em consideração a capacidade econômica do contribuinte, não seguindo o princípio da capacidade contributiva. Portanto, a alternativa que está de acordo com o princípio da capacidade contributiva é: a) estabeleça a técnica da progressividade das alíquotas tanto para impostos pessoais como também para os reais, como no caso do ITCMD.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina