Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Através de estudos conclui-se que homens e mulheres têm uma composição corporal diferente. De um modo geral, a percentagem de água no corpo de um homem é mais elevada do que nas mulheres. Esta diferença deve-se, sobretudo, ao facto de as mulheres terem uma maior quantidade de tecido adiposo do que homens. Os bebés e as crianças são o grupo que apresenta a maior percentagem de água no corpo, aproximadamente 75%. No caso de um homem adulto, a percentagem de água ronda os 60%. Já as mulheres apresentam uma percentagem menor, sendo que os valores rondam os 55% de água no corpo. Nos idosos, a percentagem de água no corpo é de 50%. Ou seja, a percentagem de água no corpo vai diminuindo com a idade.
A ingestão de água ocorre pelo trato digestório e é transferida para todo o corpo pelo sangue, dessa forma, uma pessoa pode demorar até 30 minutos para atingir o equilíbrio osmótico em todo organismo. Na digestão, por exemplo, essa substância faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção. Suas principais funções no organismo humano são:
 
- Atua como solvente de líquidos do corpo humano;
 
- Executa a regulação da temperatura corporal, principalmente no processo de transpiração;
 
- Age como importante lubrificante em diversos órgãos e outras partes do corpo;
 
- Atua como meio de transporte de íons e moléculas, principalmente nos processos de transportes intracelulares e extracelulares.
Além de todas essas funções a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. No caso dos órgãos, podemos destacar o cérebro, os pulmões e o fígado, como os órgãos com mais água. E os principais órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico no organismo são os rins e o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.

Mais conteúdos dessa disciplina