Buscar

atividade a1 bioquimica dos alimentos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR
JOICE SARLO FAGUNDES DE SOUZA
BIOQUIMICA DOS ALIMENTOS
ATIVIDADE A1 
RIO DE JANEIRO
2021
A água e os eletrólitos são essenciais para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, mantendo a sua homeostase. A estabilidade das estruturas subcelulares e a ação enzimática dependem de uma hidratação adequada, ou seja, que exista uma distribuição perfeita de água e de eletrólitos entre os compartimentos intracelulares e extracelulares.
A quantidade de água e eletrólitos está sujeita a alterações oriundas, principalmente, da ingestão hídrica e de nutrientes, da temperatura do meio ambiente e do organismo (febre), da umidade e de sintomas como vômito e diarreia. Esses fatores influenciam no equilíbrio da osmolaridade do corpo, afetando as funções das células, dos órgãos e dos sistemas.
O percentual de água corporal é modificado de acordo com o ciclo de vida em decorrência das alterações morfofisiológicas e da presença de doenças que comprometem o sistema de regulação do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo – o que influencia na necessidade hídrica dos indivíduos.
 
BAYNES, J. W.; DOMINICZAK, M. H. Bioquímica médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
 
SMITH, C. M.; MARKS, A. D.; LIEBERMAN, M. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 4. ed. Filadélfia: Lippincott Williams & Wilkins, a Wolters Kluwer business, 2012.
 
Assim sendo, nesta atividade, cite três funções da água no organismo e o percentual de água corporal do recém-nascido, do adulto e do idoso. Descreva o princípio fisiológico da ingestão de água, citando suas fontes no organismo. Não esqueça de apontar quais são os principais órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico no organismo e os tecidos responsáveis pela manutenção do sistema.
RESPOSTA:
image1.png