Buscar

Prévia do material em texto

1.
		A gerente de RH da Empresa Pés no Chão implementou ações de Integração com o objetivo de garantir a qualidade do ambiente de trabalho e a interação saudável entre as equipes. Em relação à gestão de Pessoas, ARH assumiu o papel de:
	
	
	
	b) prestador dos serviços de RH
	
	
	d) administrador das estratégias empresariais
	
	
	c) promotor da satisfação do cliente
	
	
	a) condutor de mudanças
	
	
	e) facilitador do envolvimento dos funcionários.
	
Explicação:
O RH deve apoiar a organização em todo processo de integração dos colaboradores, atuando como facilitador desse processo, nas diversas formas de integração:
Integração dos colaboradores - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte daquelas coisas que afetam o trabalhador e o seu setor de trabalho, poder participar das decisões e até dos resultados financeiros.
Integração Funcional - cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da empresa, levando-os a trabalhar numa relação de clientes e fornecedores internos. 
Integração Social -  criar ações para tornar os colaboradores mais próximos e cooperativos dentro da organização.
  
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
	
	
	
	O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
	
	Estando o novo colaborador devidamente integrado à empresa, aos colegas e ao setor de trabalho, o próximo passo é apresentá-lo ao trabalho que ele irá desempenhar.
	
	
	É conveniente que o superior imediato oriente sobre os objetivos e o funcionamento do seu novo setor de trabalho, bem como sobre as relações que esse setor mantém com os demais setores da empresa.
	
	
	O trabalho de promover a integração funcional deve ficar sob a responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto que a integração social pode ser liderada pelo Serviço Social ou por uma equipe interdisciplinar do RH.
	
	
	Um ponto que merece destaque nos processos de ambientação de novos colaboradores, refere-se ao realce que o RH deve dar aos traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. Esse é um ponto importante que impacta na adaptação e permanência dos novos colaboradores.
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que é ambiência para saber qual a alternativa que está incorreta.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O COMPROMETIMENTO ESTÁ LIGADO À MOTIVAÇÃO, GERADA PELO DESAFIO, PELO RECONHECIMENTO, PELA PERSPECTIVA DE AUTORREALIZAÇÃO E PELA PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS FUTUROS. PROGRAMAS BEM ESTRUTURADOS E CONDUZIDOS DE FORMA CORRETA AUXILIAM NO ESTABELECIMENTO DO VÍNCULO ENTRE O FUNCIONÁRIO E A ORGANIZAÇÃO. O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO CONTRIBUI PARA:
	
	
	
	ATRAÇÃO, ENGAJAMENTO E RETENÇÃO DO NOVO PROFISSIONAL
	
	
	DEMISSÃO E REALOCAÇÃO DO PROFISSIONAL
	
	
	ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DO PROFISSIONAL
	
	
	ENGAJAMENTO E RETENÇÃO DO PROFISSIONAL
	
	
	ATRAÇÃO E RETENÇÃO DO PROFISSIONAL
	
Explicação:
O processo de integração do novo colaborador contribui para seu engajamento e retenção. O processo de atração e o processo de demissão e realocação do profissional é responsabilidade do setor de recrutamenteo e seleção.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando do ingresso de um novo colaborador, cabe ao RH apresentá-lo à empresa. Esta tarefa recebe o nome de:
	
	
	
	Admissão.
	
	
	Treinamento;
	
	
	Ambientação;
	
	
	Desenvolvimento;
	
	
	Adaptação ao cargo;
	
Explicação:
Quando do ingresso ou admissão de um novo colaborador, cabe ao RH realizar o que chamamos de “ambientação”, ou seja, apresentá-lo à empresa, onde irá conhecer a cultura organizacional (atitudes, padrões, valores e modelos de comportamento esperados pela empresa), onde ocorre a adaptação do mesmo ao cargo, onde ele esclarece dúvidas específicas e a organização deixa clara as suas responsabilidades e a forma como seu desempenho será avaliado, onde o novo colaborador é apresentado aos seus colegas de equipe. Portanto a resposta correta é ambientação. Quanto as outras opções o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas ambos são processos de aprendizagem e enfatizam no crescimento do sujeito inserido na organização, mas o treinamento é orientado para o momento presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo e o desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. E a admissão e adaptação estão inseridas na definição de ambientação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a resposta correta: Quais os principais temas abordados na ambientação do novo funcionário?
	
	
	
	Os benefícios oferecidos pela empresa e os locais da empresa que poderão ser frequentados pelo colaborador
	
	
	Os direitos e deveres dos empregados
	
	
	Todas respostas acima estão corretas
	
	
	Os aspectos disciplinares da empresa e o Regulamento de Pessoal
	
	
	Cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador e as medidas que a empresa adota a fim de preservar a sua integridade física no trabalho
	
Explicação:
Os temas abordados na ambientação do novo funcionário: Os benefícios oferecidos pela empresa e os locais da empresa que poderão ser frequentados pelo colaborador, Cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador e as medidas que a empresa adota a fim de preservar a sua integridade física no trabalho, os direitos e deveres dos empregados, Os aspectos disciplinares da empresa e o Regulamento de Pessoal
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Programa de Integração de Novos Colaboradores é muito importante, pois estão chegando à organização e nada conhecem dela. O RH tem um papel fundamental nesse programa. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	O RH deve acolher os novos Colaboradores, falar da organização, seus benefícios, até passar um vídeo institucional;
	
	
	O RH deve acolher os novos colaboradores, mas não devem responder nada deixar que os Gestores façam isso;
	
	
	O RH deve deixar que os Gestores falem da organização para os novos Colaboradores e não ele.
	
	
	Os Gestores é que devem ser os primeiros a receber os novos Colaboradores;
	
	
	O RH não precisa receber os Colaboradores novos, pode encaminhá-los aos seus devidos Gestores;
	
Explicação:
O RH deve ser o primeiro a receber os novos Colaboradores, dar boas vindas, falar em termos gerais da organização, caso haja vídeo institucional de como ela surgiu ou um anúncio passar para ilustrar, falar do uso dos benefícios, normas e deveres, direitos e depois dar uma volta pela empresa com eles e por último levá-los aos seus devidos Gestores.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No processo de integração dos novos colaboradores também é importante informar os locais da empresa nos quais eles poderão frequentar livremente. Nesse sentido, é possível afirmar que um dos locais que figura nessa lista é:
	
	
	
	Refeitório.Serviço Médico.
	
	
	Todas as alternativas.
	
	
	Grêmio.
	
	
	Vestiário.
	
Explicação:
Os locais que deve ser permitido o livre acesso aos novos colaboradores são Grêmio, Refeitório, Serviço Médico, Vestiário e Setor de Pessoal. Portanto, a resposta correta é Todas as alternativas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Integrar e acolher são papéis que devem ser desempenhados pelo RH nos processos de socialização. Porém, outro aspecto precisa ser observado pelo RH como papel importantíssimo a ser exercido neste mesmo contexto. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a que outro papel do RH este enunciado se refere:
	
	
	
	Falar sobre o salário.
	
	
	Comentar sobre o 14° salário.
	
	
	Informar sobre os traços da cultura organizacional.
	
	
	Comentar sobre benefícios.
	
	
	Informar sobre a carteira de benefícios oferecidos pela empresa.
		.
		É PAPEL DO RH NA AMBIENTAÇÃO APRESENTAR OS SEGUINTES ÍTENS, EXCETO:
	
	
	
	MANUAL DISCIPLINAR E CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA
	
	
	DIREITOS E DEVERES DOS NOVOS COLABORADORES
	
	
	O REGULAMENTO DE PESSOAL
	
	
	PROCESSO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO
	
	
	MANUAL DE BENEFÍCIOS
	
Explicação:
O aluno terá que saber qual é o papel do RH para fazer a ambientação dos novos colaboradores. Nesta questão, o aluno irá assinalar a alternativa que não faz parte do processo de ambientação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O downsizing é uma técnica da administração contemporânea que está sendo muito difundida. Podemos afirmar que o downsizing:
I. Visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão.
II. Busca criar uma organização mais eficiente e enxuta possível. 
III. Tem como objetivo desenvolver o capital humano na empresa
IV. Sua atuação é focada na área de recursos humanos (RH) da empresa.
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
 
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
	
	
	Estão corretas as afirmativas II e III.
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas Visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão; Busca criar uma organização mais eficiente e enxuta possível;. Sua atuação é focada na área de recursos humanos (RH) da empresa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		É uma das atribuições da área de Recursos Humanos promover a socialização/convivência de seus colaboradores. Estamos falando de:
	
	
	
	Regulamento de pessoal
	
	
	Desenvolvimento de RH
	
	
	Trabalho de equipe
	
	
	Treinamento de Colaborador
	
	
	Processo de integração
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que é Processo de integração.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um dos papéis do profissional da gestão de pessoas é promover a integração e ambientação dos novos funcionários, juntamente com o gestor da linha de frente, fazendo com que esses se interagem dos processos, da cultura e, principalmente, com a equipe de trabalho. O momento mais crítico da socialização do funcionário é seu ingresso na empresa. Schein, propõe três estágios de socialização de funcionários, a saber: pré-chegada, encontro e metamorfose.
	
	
	
	A pré-chegada refere-se ao conhecimento dos procedimentos da tarefa, no encontro é a ambientação com os colaboradores e na metamorfose acontece a interação com seus valores e os da empresa.
	
	
	A pré-chegada refere-se ao conhecimento dos funcionários e chefes, no encontro é a ambientação com os clientes e na metamorfose acontece a interação com suas tarefas.
	
	
	A pré-chegada refere-se à ambientação no trabalho, no encontro as condições de trabalho e na metamorfose é onde acontece a realização do trabalho;
	
	
	A pré-chegada refere-se a todo o aprendizado, no encontro visa suprir as expectativas e realidade no trabalho e na metamorfose é onde as mudanças acontecem e o novo funcionário já está ambientado e exercendo normalmente suas funções;
	
	
	A pré-chegada refere-se as apresentações, no encontro é a ambientação no trabalho e na metamorfose é onde acontece a interação com seus colaboradores;
	
Explicação:
Schein (1977 apud ROBBINS, 2002) mostram a importância de se passar por um processo de socialização. Para esses autores, antes de fazer parte realmente de uma organização o indivíduo passa por três estágios denominados pré-chegada, encontro e metamorfose. As ações da organização nesses três estágios é que irão aumentar ou diminuir as chances de uma socialização ser bem-sucedida, tanto em termos de melhoria do desempenho dos indivíduos socializados, quanto de melhor comprometimento dos mesmos e de diminuição da rotatividade (ROBBINS, 2002).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual item abaixo não atende ao que se considera como objetivo da integração social?
	
	
	
	Quebrar aridez do ritmo dos negócios.
	
	
	Humanizar a empresa.
	
	
	Afastar as pessoas para uma percepção diferenciada.
	
	
	Trabalhar as relações interpessoais.
	
	
	Minimizar as antipatias gratuitas existentes no ambiente de trabalho.
	
Explicação:
O aluno terá que saber quais são objetivo da integração social e assinalar a alternativa que está errada. Afastar as pessoas para uma percepção diferenciada.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo Maria Cecília Loverro, diretora de recursos humanos da Visa do Brasil, os programas de _______________________ proporcionam a redução do tempo de adaptação do novo funcionário a uma nova realidade, onde observa-se a satisfação do novo empregado em poder fazer parte do conjunto de maneira rápida e abrangente, propiciando as melhores condições para o seu desenvolvimento. E os resultados destes programas são a maior produtividade em menos tempo e redução do número de dúvidas a respeito das práticas da empresa, seja com relação às suas políticas, seja na administração dos benefícios. (Estilo & Gestão RH Catho, 45° Edição). Qual a melhor alternativa que complementa a lacuna?
	
	
	
	capacitação
	
	
	treinamento
	
	
	desenvolvimento profissional
	
	
	melhoria de desempenho
	
	
	integração de novos funcionários
	
Explicação:
Os programas de integração favorecem a adaptação dos novos colaboradores à organização, uma vez que apresentam as políticas, procedimentos, regras, bem como, é uma oportunidade de falar do histórico da empresa, seus produtos/serviços, cultura, valores, formas de funcionamento. Essa integração inicial feita pelo RH e líder imediato, são essenciais para que o colaborador consiga entender o negócio e os desafios do seu cargo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Destacam-se como responsabilidades do gestor (superior imediato) do novo colaborador num programa de integração: (assinale a única alternativa INCORRETA):
	
	
	
	Salientar o que se espera do novo colaborador em relação às suas funções: o que ele deve fazer, como deve fazer, quando e por que fazer.
	
	
	Apoiar os colaboradores no conhecimento junto às demais pessoas com as quais manterá contato, falando-lhe sobre a empresa, seus objetivos, seu mercado e seu funcionamento.
	
	
	Mencionar sobre as responsabilidades que ele terá sobre materiais, máquinas, valores e sobre a sua própria segurança.
	
	
	Apresentar o novo colaborador aos seus novos colegas, ao novo trabalho, bem como às novas instalações.
	
	
	Apresentar o modelo de gestão de carreira, destacando os pontos importantes para desenvolvimento das competências em cada futura posição a ser exercida.
	
Explicação:
O plano de carreira linearnão é uma realidade nas organizações. Fatores como: desenvolvimento de copetências do colaborador, oportunidades na organização, mudanças na estrutura, desafios do mercado, entre outros, fazem com que a organização precisa rever seu posicionamento de forma contínua. 
O gestor pode apresentar possíveis trilhas de carreira na organização, mas não um plano estruturado que dependerá do pleno desenvolvimento do colaborador, que também, é protagonista de sua trajetória de carreira.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um processo de integração bem conduzido traz diversos benefícios ao novo funcionário e à organização. Basicamente, o processo consiste em uma série de ações que visa a inserção do novo colaborador na organização. Dos itens abaixo, qual não se enquadra como um beneficio resultante do processo de integração?
	
	
	
	Criação de um senso de envolvimento e pertencimento do novo funcionário com a empresa;
	
	
	Redução da perda de tempo com dúvidas do funcionário sobre assuntos básicos relacionados à organização;
	
	
	Estabelecimento das expectativas da empresa sobre a postura esperada novo funcionário;
	
	
	Ampliação dos conhecimentos técnicos do funcionário na sua função.
	
	
	Aceleração do processo de adaptação do novo funcionário;

Mais conteúdos dessa disciplina