Buscar

Prévia do material em texto

UVA- UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
GRADUAÇÃO EAD GESTÃO RECURSOS HUMANOS
FRANCYNE RODRIGUES DA COSTA
AVALIAÇÃO – AV.2 –ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO
RIO DE JANEIRO
2023
INTRODUÇÃO
Situação problema:
 
Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.
Para o desfecho desta situação ocorrida no restaurante a solução tomada diante desse ocorrido, é as duas cozinheiras possam dividir a abóbora, diante que só apenas 1 unidade desta hortaliça. 
Solução:
O chefe precisa analisar sempre o que está sendo negociado com calma, para ter uma decisão estratégica e correta para que nenhuma das duas cozinheiras possa sair em desvantagem e acabar não realizando a receita e com desfecho que ambas as partes fiquem satisfeitas e o problema seja resolvido, afinal o restaurante preciso do preparo dessas receitas. Duas cozinheiras, querendo uma hortaliça, o chefe pode propor a divisão desta abóbora, para que as duas possam fazer cada uma a sua receita desejada, sem perder a qualidade das receitas. 
Diante deste caso, pontuo as duas negociações distributivas e integrativas, a abordagem distributiva ela é inflexível, uma negociação que um dos lados saia com a vitória, ou seja, da perda de uma das partes, no caso seria uma das cozinheiras ficando sem a sua parte desejada. Por isso o chefe precisa ter analisar o caso ocorrido, pois a negociação distributiva é mais competitiva e buscar um acordo satisfatório para as duas partes envolvidas e saber ouvir as duas partes, para que nenhuma saia perdendo e não ter consequências como a falta da receita que tenha uma boa saída, um clima desagradável entre colegas de trabalho.
Já a abordagem integrativa busca um acordo multo e o seu resultado é que os negociadores saem ganhando, ou seja, as duas cozinheiras vão ter as partes divididas igualmente para produzir a receita desejada, sendo vista uma solução mais justa e que não tenha desperdícios do alimento. Resolveram em partes com flexibilidade, com acordo de ambas trabalharem juntas e realizarem as receitas, para ter um resultado final que é as duas receitas.
CONCLUSÃO
A negociação quem está em alguma liderança ou dono de algum estabelecimento e que fique a frente como um líder, vai está sempre em negociação no dia a dia. Um negociador habilidoso, estrategicamente essas situações distintas relatados acima no dia a dia em empresas grandes ou empresas pequenas e da vida cotidiana como na vida pessoal que também estamos sempre negociando,procurando formas para solucionar situações e serem resolvidas da melhor forma possível, sem que nenhuma parte seja prejudicada ou desfavorecida.
Entender o que vamos negociar é o primeiro passo, o tempo, os riscos, ter informações do caso ocorrido sempre ouvindo os dois lados e dialogar com quem vamos negociar é essencial, claro que ambas as partes precisam estar flexíveis para um acordo, com isso deixar claro o nosso ponto de vista, o interesse e criar cenários para a determinada negociação seja ela distributiva que é uma abordagem competitiva ou integrativa uma abordagem que ambos os lados possam está satisfeitos.
REFERÊNCIA:
https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/negociacao-integrativa/
https://mmurad.com.br/blog/tipos-de-negociacao/
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/negociacao-integrativa

Mais conteúdos dessa disciplina