Buscar

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – AULA 04 – ARTES VISUAIS
1
O processo de aprender conceitos e fundamentos exige métodos e procedimentos que promovam a atividade cognitiva do educando. Considerando a aprendizagem de conceitos e princípios, é INCORRETO afirmar que:
· A sequência dos conteúdos favorece a compreensão de conceitos.
· A compreensão é um processo mais complexo que a memorização.
· Os conceitos e princípios estão presentes em todos os âmbitos do conhecimento.
· A aprendizagem de conceitos é diferente da aprendizagem significativa.
· A aprendizagem de conceitos e princípios, para ser significativa, tem que estar relacionada a outros conceitos.
2
Rose, educadora de uma turma de jovens e adultos, propôs aos alunos diferentes intervenções pedagógicas, propondo-lhes a mesma situação, mas diferenciando as orientações. Assim, em alguns momentos, levou textos, jornais, revistas, poesias, para que eles interagissem com a leitura e experimentassem-na. Alguns alunos acharam um absurdo haver texto para quem não sabia ler. Considerando a intervenção pedagógica proposta por Rose, pode-se afirmar que o objetivo da aprendizagem é:
· reconhecer características linguísticas do texto.
· comparar o que o educando sabe e o que não sabe.
· evidenciar para os alunos que eles possuem muitos conhecimentos, mesmo sem ter passado por uma escola formal, a partir do contato com a cultura letrada.
· exemplificar como o conhecimento formal é importante para o indivíduo.
· Demonstrar o papel social da leitura e da escrita.
3
Joana é pedagoga e foi convidada para fazer parte de um projeto, em um espaço organizacional, para alfabetização de jovens e adultos trabalhadores da área da construção civil. Muito dedicada, empenhou-se em buscar materiais e atividades que pudessem levar o aluno a perceber a importância da leitura e da escrita não só no trabalho, como também em sua vida. Como Joana trabalhava em outro estado, desconhecia completamente a cultura local. Assim, teve muitas dificuldades para ser aceita pela turma e não conseguia compreender onde estava errando. Diante desta situação hipotética e dos métodos para a alfabetização de jovens e adultos, analise as afirmativas que se seguem:
I. É importante ressignificar os conteúdos que serão trabalhados, para que se aproxime dos valores/normas/atitudes relacionados ao tema de estudo.
II. A seleção dos conteúdos deve considerar o conhecimento que o educando traz, para que a aprendizagem seja significativa.
III. A seleção de conteúdos deve incluir aspectos da cultura letrada, significativos para o processo de desenvolvimento e aprendizagem, limitando-os.
Estão CORRETAS:
· I e III.
· II e III.
· II apenas.
· I e II.
· III apenas.
4
De acordo com Durante (2007, p. 37), “as escolas sempre trabalharam com a formação de atitudes, normas e valores. O que avança nesta ressignificação é a atribuição a esses conteúdos do mesmo valor dos conteúdos conceituais/factuais e procedimentais, o que exige propostas de ensino, aprendizagem e avaliação.” Trabalhar esse tipo de conteúdo exige mais da postura do educador. A partir dessa ideia, marque a alternativa CORRETA:
· Nessa proposta não há certeza dos objetivos que serão alcançados, pela dificuldade e pela falta de clareza quanto às orientações.
· A conduta e a relação educador-educando não interferem na formação atitudinal.
· Não existe um padrão para orientar esse procedimento, por isso o mesmo deve ser evitado.
· A aprendizagem de conteúdos atitudinais envolve aspectos mecânicos.
· O educador deve fazer uma seleção de atitudes, normas e valores que são esperados do educando, relacionando-os à visão de homem que se deseja formar.
5
Durante (2007, p. 58) considera que “os conhecimentos prévios são construídos pelos indivíduos em sua interação com o mundo, através de processos sensoriais e perceptivos espontâneos, para dar sentido às situações cotidianas, indutivos, através de transmissão social da cultura (crenças, valores etc.), e por analogias.” Considerando esse referencial, qual das conclusões é CORRETA?
· Ter como referência única a cultura letrada e a educação formal.
· O educando desconhece a cultura letrada, portanto não possui conhecimento prévio.
· Para considerar o conhecimento prévio do educando, deve-se conhecer a origem destes conhecimentos.
· Para que a aprendizagem seja significativa, os educandos devem relacionar a nova informação ao conhecimento que já possuem, comparando-os e descobrindo novos saberes.
· O conhecimento prévio é uma distorção do conhecimento formal, estruturado e sistematizado.

Mais conteúdos dessa disciplina