Buscar

Estratégias de Negociação

Prévia do material em texto

UVA●
Universidade Veiga de Almeida
Estratégia de negociação
Estudo de caso sobre um conflito no restaurante Bom Sabor
Viviane Souza de Almeida Barcellos
Matrícula: 20221311166
Rio de Janeiro
2024
INTRODUÇÃO:
	A negociação é uma conversa entre duas ou mais pessoas, onde pelo menos uma delas tenta convencer as demais. O poder de negociação é uma característica fundamental para o administrador alcançar o sucesso, portanto que as estratégias estejam alinhadas com a comunicação, informação e inovação.
	Existem dois tipos principais de negociação, a distributiva e a integrativa.
	A negociação integrativa ocorre quando as duas partes envolvidas obtêm os melhores resultados, ou seja, será feito um acordo onde ambas as partes têm suas necessidades atendidas, chamada de negociação ganha-ganha.
	A negociação distributiva tem o foco em obter a maior vantagem financeira, não tem futuro pois geralmente somente uma das partes terá sucesso, para um ganhar o outro tende a perder, chamamos de negociação ganha-perde.
DESENVOLVIMENTO:
	
Estudo de caso sobre um conflito no restaurante Bom sabor.
Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.
 	Você deverá propor dois desfechos para esse caso, sendo um que configure uma negociação distributiva e outro uma negociação integrativa, seguido de uma análise comparativa entre ambas.
Solução 1
	O chef João, irá ouvir ambas as partes envolvidas, após retira as sementes da abóbora e dar para fazer a receita especial e a polpa para a segunda cozinheira que deseja fazer a sopa.
Solução 2
	O chef irá conversar com as duas cozinheiras e dar ênfase a preparação do prato mais vendido pelo restaurante e dará a abóbora para a cozinheira deste prato.
Na primeira solução, onde temos a negociação integrativa é a mais indicada nesta situação, pois além de intermediar o interesse no ambiente de vendas, proporciona maior discussão sobre assuntos que podem ser negociados.
Na segunda solução, a negociação não tem futuro, somente iria aumentar o clima de competitividade e conflito na cozinha. Como as cozinheiras desejam uma parte específica da abóbora haverá o desperdício.
CONCLUSÃO:
	A negociação está presente no nosso dia a dia e muitas vezes mesmo que seja de forma imperceptível ela ocorre. O administrador que domina e tem essa habilidade tem vantagens positivas no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
	Chavienato, I. Introdução à teoria geral da administração.6ª edição relata que:
´´Onde quer que a cooperação de pessoas, no intuito de alcançar objetivos comuns, torne-se organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a administração – a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas e com os melhores resultados``.
REFERÊNCIAS:
- CONTEÚDO didático. Estratégia de Negociação. Universidade Veiga de Almeida – UVA.
- TIPOS DE NEGOCIAÇÃO: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE GANHA-GANHA E GANHA-PERDE. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/tipos-de-negociacao/ acesso em10 de junho de 2024.
- CHIAVENATO, l. Introdução à teoria geral da administração. 6ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (adaptado).
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina