Buscar

Prévia do material em texto

Olá Estudantes,
 
Os conflitos fazem parte do nosso dia-a-dia, bem como da rotina organizacional, sendo necessário realizar negociações para solucioná-los. É indispensável, portanto, estarmos preparados para essa tarefa, promovendo soluções que atendam satisfatoriamente os interesses das partes envolvidas. Negociar de forma mais eficaz requer definir uma estratégia de atuação. Carvalhal (2011) indica as seguintes alternativas de posicionamento estratégico: uso de poder, fuga, amaciamento, barganha e integração.
 
A partir da leitura do nosso material didático, aponte e caracterize o posicionamento estratégico que julga mais adequado para solucionar situações de conflitos que fazem parte da rotina em qualquer organização, em seguida analise se este se aproxima do seu perfil fornecendo um exemplo.
 
Indicação de leitura:
· 
· https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1271_SEGET_2_2007_2.pdf (Links para um site externo.)
· BRITO, Emílio Péricles Araujo. Técnicas de Negociação. REVISTA CIENTÍFICA DO ITPACLinks to an external site. v. 4. n. 1. Jan. 2011. 
	
A integração pode ser uma ótima estratégia para auxiliar a resolução de conflitos. Essa abordagem envolve a busca por soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas, através da colaboração e do diálogo. O incentivo ao trabalho em equipe valoriza a criação de um ambiente cooperativo, no qual as partes trabalham juntas para encontrar soluções benéficas para ambos (funcionários e empresa).
O gestor para a equipe é a referência, a empatia deverá ser uma das suas qualidades, se colocar no lugar do outro fará compreender e analisar as razões de um comportamento que julga inoportuno. O bom líder deverá deixar de lado o emocional e ouvir os lados envolvidos no conflito, manter o autocontrole e adotar uma postura racional. O estímulo ao diálogo, se aproximando da equipe, ouvindo opiniões, decidindo em conjunto e enxergando as oportunidades é o melhor caminho para conseguir solucionar os impasses e amenizar os conflitos disfuncionais.
REFERÊNCIAS
- CONTEÚDO didático. Estratégia de Negociação. Universidade Veiga de Almeida – UVA.
Comentário 01
Bom dia, Carolina, concordo com você referente a melhor estratégia para a solução de conflitos ser a integração. O gestor deverá ser capaz de analisar o conflito, manter uma comunicação efetiva e assertiva além de habilidade de mediação e negociação. Investir na comunicação e no poder de desenvolvimento das pessoas, sendo assim o hábito de se reunir no intuito de ouvir a equipe e conversar com as pessoas individualmente promovendo a comunicação aberta terá como consequência o ato de expressar junto ao indivíduo a necessidade de foco na resolução dos problemas, Infelizmente existe a falta de amadurecimento profissional mas conseguir expressar junto ao indivíduo que este necessita focar na resolução dos problemas, dar andamento nas tarefas, ser profissional e dar um resultado positivo junto a equipe será uma maneira eficaz na solução de conflitos.
Comentário 02
Bom dia, Rodrigo Gomes, na empresa onde sou colaboradora a 5 anos na área financeira, também utilizamos a integração como a melhor resolução de conflitos ou até mesmo para a tomada de decisão eficaz. Como exemplo posso citar a época da pandemia, quando através de videoconferências, pois estávamos atuando home office, fizemos reuniões entre os setores financeiro, administrativo, coordenador de produção e direção. Foram tomadas algumas decisões que foram primordiais para a sobrevivência da empresa nesse período caótico. O financeiro optou por pegar empréstimo junto a Caixa Econômica (PRONAMPE) que o governo disponibilizou para as empresas com menor taxa de juros, no intuito de termos uma reserva caso necessário, a fábrica deu ênfase a fabricação de produtos de desinfecção e trabalhou em rotatividade, dentre outras medidas, conseguimos sobreviver a pandemia sem nenhuma demissão, uma vez que através da integração foram tomadas decisões estratégicas assertivas.

Mais conteúdos dessa disciplina