Buscar

Anemias: Causas e Classificações

Prévia do material em texto

Anemias
Redução de glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias) 
<12g/dL p mulheres, <13g/dL p homens e <11g/dL p gestantes e crianças de 6 meses a 6 anos.
Causa mais frequente é ferropriva 
Pode ser uma alteração secundaria a uma doença de base ( IRC, Hemorragias crônicas, hipermenorréia)
São celulas de origem mieloide proveniente da célula-tronco hematopoiética da medula óssea. Produzidas em até 10 dias e tem sobrevida de 120 dias. 
Reticulócito é o eritrócito imaturo presenta na corrente sanguínea, o amadurecimento acontece no sangue periférico, eles têm resíduo de material genético e não tem núcleo, quanto mais reticulócitos estiverem presentes no sangue periférico, maior é a atividade medular. Anemia hiperproliferativa tem alta de reticulócitos
Já a hemácia consiste na célula mais habilitada para a função de sua linhagem
que é o transporte de O2 ao longo dos tecidos, sendo que a maior parte do oxigênio do sangue é ligado à hemoglobina (principal constituinte da hemácia) e apenas uma
pequena parte circula dissolvida no plasma.
Hemácias senescentes são reconhecidas por macrófagos esplênicos , pelo processo de envelhecimento de sua membrana lipídica e a falência da bomba de sódio-potássio.
Macrófagos fagocitam e liberam hb e aminoácidos que serão reaproveitados para formação de proteínas e a hb será degradada em globina que vai para formação de proteínas e o radical heme que libera ferro e protoporfirina.
O ferro se liga a transferrina e vai para o sg ser utilizado p a hematopoiese ou ser armazenado c a ferritina.
A protoporfirina será metabolizada à biliverdina e então em bilirrubina, que por sua vez se liga à albumina para ganhar a circulação. 
Já no fígado, a bilirrubina é conjugada ao ácido glicurônico para ser eliminada pelas fezes na forma de estercobilinogênio (é o que dá a cor amarronzada das fezes), parte dele vai ser absorvida e excretada novamente pelo fígado e uma pequena porção vai ser excretada pelos rins na forma de urobilinogênio (cor amarela a urina).
Classificação
Aguda- hemorragias, perdas sanguíneas. Rapido.
Crônica - instalação de longa duração dos sintomas (anemia por deficiência de vitamina B12, anemia ferropriva, anemia por deficiência de ácido fólico..)]
Fisiopatologicamente 
Hipoproliferativa- baixa de reticulócitos. Causas: produção deficiente por acometimento primário ou secundário da medula óssea ou pela falta de fator estimulante da eritropoiese (falta de EPO devido a causas renais), falta de parênquima medular por substituição gordurosa, fibrose, infiltração por tumores, carências de b12, ferro, ac fólico, doenças inflamatórias, infecciosas e neoplásicas (secundaria a doenças crônicas. 
	Anemias por excesso de destruição ou regenerativas- Hemolíticas ou hemorrágicas - alta de reticulócitos. As hemolíticas ocorrem por defeitos dos eritrócitos, podendo ser na membrana, ertitroenzimopatias, hemoglobinopatias, 
talassemias e hemoglobinúria paroxística noturna) ou por defeito extrínseco aos
eritrócitos (ex.: malárias, venenos e toxinas, anemias imuno-hemolíticas).
Morfologicamente 
	VCM- microcitica, macrocitica e normocitica 
	CHCM e HCM- normocromica, hipocromica ou hipercromica
	RDW- diferença entre o tamanho das hemácias, anisocitose.
▪ Microcíticas (VCM < 80 fl);
▪ Normocíticas (VCM 80 a 100 fl);
▪ Macrocíticas (VCM > 100 fl);
▪ Hipocrômica: HCM < 26;
▪ Normocrômica: HCM entre 26 e 34.
Anemias normocrômicas e normocíticas são causadas por perda sanguínea ou causadas pelo aumento da destruição das hemácias, hiperproliferativas. 
Anemia microcítica hipocrômica: São hipoproliferativas, ferropriva, anemia de doença crônica, talassemia, anemia sideroblástica e anemia do hipertireoidismo.
Macrociticas- deficiência de B12 A hemácia cresce para se preparar para dividir, mas não consegue se dividir e por isso fica com o volume elevado, já que o B12 é necessario para produção de ácidos nucleicos. Baixa de b12 pode ser provocada por cirurgia bariátrica, ausência de fator intrisceco no caso de gastrectomias (anemia perniciosa), uso de omeprazol e AINES. 
Hipoproliferativas 
	Anemia do renal crônico, doenças crônicas, megalobla1stica (baixa de b12), ferropriva
Doenças crônicas- reumatológicas (devido ao processo inflamatório) e câncer

Mais conteúdos dessa disciplina