Buscar

Em consulta médica em razão da internação, um paciente adulto de 40 anos, alcoólatra, apresenta quadro clínico de palidez acentuada, cansaço e fraq...

Em consulta médica em razão da internação, um paciente adulto de 40 anos, alcoólatra, apresenta quadro clínico de palidez acentuada, cansaço e fraqueza. Relata ainda episódios de sangramento intestinal e nasal com certa frequência. Não faz uso de nenhuma medicação e aparenta desnutrição. A seguir, estão relacionados os exames solicitados para avaliação clínica do paciente.

Resultados de exames laboratoriais:

Hemograma: Leucócitos: 3.200/µL; N. Segmentados: 52% Bastonetes: 2% Eosinófilos: 2% Linfócitos: 38% Monócitos: 6%. Hemoglobina: 10,3g/dL; Hematócrito: 34%; Hemácias: 3,0milhões/µL; VCM: 113 fL; HCM: 34,1,5pg; CHCM: 31,0%; Plaquetas: 110.000/µL.

Considerando ser o paciente em questão portador de anemia megaloblástica, que alterações no hemograma permitem suspeitar de tal patologia?

A. Microcitose, hipocromia e hipersegmentação neutrofílica.


B. Leucopenia, macrocitose e hipersegmentação neutrofílica.


C. Plaquetopenia, microcitose e hipocromia.


D. Desvio à esquerda e leucopenia.


E. Esferocitose, macrocitose e hipocromia.

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O paciente em questão apresenta um quadro clínico de palidez acentuada, cansaço e fraqueza, além de relatar episódios de sangramento intestinal e nasal com certa frequência. Os resultados do hemograma mostram uma anemia com valores de hemoglobina e hematócrito abaixo do normal, além de uma diminuição no número de hemácias e plaquetas. A anemia megaloblástica é uma condição caracterizada por uma deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, que são importantes para a produção de células sanguíneas. A falta dessas vitaminas pode levar a uma produção anormal de células sanguíneas, resultando em células maiores e imaturas (megaloblastos) na medula óssea e no sangue periférico. Com base nisso, a alternativa que apresenta as alterações no hemograma que permitem suspeitar de anemia megaloblástica é a opção B: leucopenia, macrocitose e hipersegmentação neutrofílica. A macrocitose é caracterizada pelo aumento do volume corpuscular médio (VCM) das hemácias, enquanto a hipersegmentação neutrofílica é a presença de neutrófilos com mais de cinco segmentos nucleares. A leucopenia é a diminuição do número de leucócitos no sangue. Essas alterações são comuns na anemia megaloblástica e podem ser observadas no hemograma do paciente descrito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina