Buscar

Questões sobre Qualidade na Saúde

Prévia do material em texto

Instruções
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
· 10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após a data encerramento da Prova Eletrônica.
Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MANTIDO
	Tentativa 3
	16 minutos
	30 de 30
	MAIS RECENTE
	Tentativa 3
	16 minutos
	30 de 30
	
	Tentativa 2
	18 minutos
	15 de 30
	
	Tentativa 1
	45 minutos
	21 de 30
Pontuação desta tentativa: 30 de 30
Enviado 30 mar em 13:50
Esta tentativa levou 16 minutos.
 
Pergunta 1
3 / 3 pts
O Healthcare Failure Mode Effects and Analysis (HFMEA) é uma ferramenta da qualidade originaria das áreas industriais, e adaptada para as organizações de saúde para a avaliação proativa de riscos dos processos, visando a prevenção. Para usar o HMEA são recomendadas as seguintes etapas sequenciais: 
  
Realizar brainstorming, identificar a causa raiz das falhas, identificar os efeitos das falhas, identificar mecanismos de controle já existentes, elaborar plano de ação corretiva, gerenciar o indicador.
 
  
Definição do processo a ser analisado, formação de grupo multidisciplinar, providenciar o formulário do HFMEA, determinar a probabilidade de ocorrência, determinar os índices de severidade, divulgar o resultado de cada unidade no mural.
 
Correto!
  
Definição do processo a ser analisado, formação de grupo multidisciplinar, definição dos modos de falha, identificar as causas das falhas, identificar os efeitos das falhas e mecanismos de controle já existentes.
 
  
Identificar o incidente, notificar o incidente, determinar a severidade, determinar a probabilidade de ocorrência, identificar os efeitos potenciais do incidente, elaborar plano de ação corretiva.
 
  
Formação de grupo multidisciplinar, definição dos modos de falha, elaborar matriz de priorização, elaborar plano de ação corretiva, monitorar plano de ação, gerenciar o indicador do HMEA.
 
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
O termo “segunda vítima” apareceu pela primeira vez no ano 2000, em um editorial do British Medical Journal, sobre o impacto dos erros sobre o profissional envolvido em um evento adverso inevitável, que se torna traumatizado por essa experiência ou que não é capaz de lidar emocionalmente com a situação. Assinale a alternativa correta sobre os direitos mais relevantes das segundas vítimas (Denham, C.R, 2007) . 
  
Respeito. Nem todos os membros da equipe de saúde são suscetíveis e vulneráveis a erros e suas consequências. Os que não erram devem ser mais valorizados e premiados com reconhecimento profissional.
 
  
Apoio. Os profissionais têm direito a serviços psicológicos e serviços de apoio providos somente pelos seus sindicatos e órgãos de classe.
 
  
Transparência e oportunidade de melhora. Cabe à organização de saúde realizar a declaração dos fatos ocorridos, no âmbito interno e externo, informando ao público as medidas disciplinares tomadas, de modo transparente.
 
Correto!
  
Compreensão e compaixão. O profissional precisa de tempo e ajuda para ser capaz de passar pelo processo, a organização de saúde deve compreender a fisiopatologia da emergência psicológica que ocorre quando se causa dano a um paciente involuntariamente.
 
  
Tratamento justo. Deve-se presumir negligência ou atribuir 100% de responsabilidade aos profissionais e não falhas em sistemas que possam predispor a erros humanos.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
O conceito da qualidade é complexo, por ser permeado por valores subjetivos como a percepção de cada indivíduo envolvido na avaliação do cuidado e a cultura que direciona os objetivos organizacionais. Pode-se considerar que a qualidade na atenção à saúde é alcançada quando se obtêm os maiores benefícios possíveis associados aos menores riscos para o paciente por meio da utilização de recursos desejáveis.  
Em relação ao histórico da qualidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.  
 
(  ) O código de Hamurabi, na Babilônia nos anos 1792-50 a.C., possuía 282 leis escritas e definia que, se o tratamento não desse resultado, o responsável seria punido, como por exemplo, se o paciente perdesse a mão, o médico também perderia a sua. 
(  ) Os povos fenícios desenvolveram padrões de qualidade, métodos e ferramentas específicas para medição e mapeamento territorial para controlar as terras incorporadas após as guerras. 
(  ) No século IV a. C, Hipócrates, considerado “Pai da Medicina”, tinha como um dos princípios estabelecer critérios para escolha de fornecedores de modo a não causar dano aos pacientes. 
(  ) Em 1847, o Dr. Ignaz Semmelweiss estabeleceu relação causal entre a febre puerperal e as mãos dos estudantes que atendiam à população marginalizada.  
(  ) No século XIX, em 1855, a enfermeira inglesa Florence Nightingale realizava coleta constante de dados, registros e estatísticas montando diagramas e gráficos, constatando que o rigor na assepsia fazia decrescer as mortes por infecção. 
 
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é: 
  
F V F F V
 
  
F F F V V
 
Correto!
  
V F F F V
 
  
F V V V F
 
  
V F V V V
 
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente podem adotar estratégias de busca ativa de eventos adversos como uma maneira de identificar padrões e modos de falha, e como complemento do sistema de notificação implantado. São fontes para busca ativa de incidentes: 
Correto!
  
Ouvidoria ou Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). As reclamações dos pacientes ou seus familiares podem indicar falha na assistência ou no em qualquer etapa do atendimento.
 
  
Registros das paradas cardio-respiratórias que foram evitadas nas unidades de internação.
 
  
Comissões obrigatórias tais como Ética Médica e de Enfermagem e Padronização de Materiais.
 
  
Registros da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional podem constar os casos de pacientes hígidos ou que superaram a desnutrição intra-hospitalar.
 
  
Revisão de 100% dos prontuários de pacientes ambulatoriais, verificando a aplicação de protocolos.
 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
Para gerenciar riscos em serviços de saúde deve-se considerar alguns princípios básicos, como a transparência, a participação dos profissionais interessados e envolvidos direta ou indiretamente, a integração dos processos da organização e a avaliação permanente.   
Os processos da Gestão de Riscos incluem:   
  
Planejar e implementar o plano de ação preventiva para os riscos ambientais.
 
  
análise e avaliação da sua gravidade e local de ocorrÊncia.
 
  
o monitoramento e atualização do programa de gestão de riscos ocupacionais, realizando verificação regular.
 
  
O estabelecimento de sistemática para o tratamento dos pacientes que sofreram incidentes sem danos.
 
Correto!
  
a identificação de riscos (eventos ou circunstâncias que podem causar problemas de segurança).
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
A participação do paciente é um dos eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, denominado “Envolvimento do Cidadão na sua Segurança”. Esse eixo considera os pacientes, familiares e acompanhantes como parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde no Brasil. Assinale a alternativa que contem a atitude aequada do paciente, como participante na sua própria segurança. 
  
Perguntar ao Núcleo de Segurança do Paciente se há protocolo estabelecido para contar à imprensa e/ou divulgar no site institucional quando um evento adverso acontece.
 
Correto!
  
Prestar atenção no cuidado que está recebendo, perguntando se tiver dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos.
 
  
Perguntar o que há no Plano de Segurança do Paciente para estimular a participação do paciente e dos familiares na análise dos modos e efeitos das falhas.
 
  
Solicitar à Direção do estabelecimento de saúde os últimos relatórios emitidos pela Vigilância Sanitária, contendo os resultados da inspeção.
 
  
Perguntar se há Comissão de Revisão de Óbitos no estabelecimentoassistencial de saúde.
 
 
Pergunta 7
3 / 3 pts
A cultura da segurança é um conceito novo, sendo necessário aprender como desenvolver estratégias para que, paulatinamente, os valores, atitudes e comportamentos sejam direcionados ao aprendizado com as falhas. São estratégias para implantação da cultura de segurança:  
  
Atitudes dos líderes demonstrando a intenção de sensibilizar e responsabilizar, tendo como foco as ações individuais.
 
  
Compromisso com a resiliência, atuando fortemente para evitar “vazamentos” de informações sobre os incidentes ocorridos.
 
Correto!
  
Identificação e mitigação de riscos e perigos e implantação de sistemas de vigilância e monitoramento por meio de notificações e investigações de incidentes.
 
  
Realização da avaliação da cultura de segurança, utilizando-se questionários elaborados pela própria organização, que priorize a segurança nas unidades críticas, como unidades de terapia intensiva.
 
  
Desenvolvimento de sistemas de liderança que protejam os profissionais e suas corporações.
 
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
 O Plano de Segurança do Paciente é o documento que contem a definição de prioridades na implementação de práticas de segurança, na gestão de riscos, na identificação de estratégias que conectem a liderança e os profissionais da linha de frente do cuidado, nas necessidades de formação e de avaliação da cultura de segurança do paciente. Assinale a alternativa correta sobre as estratégias que devem estar descritas no Plano de Segurança do Paciente:  
Correto!
  
Implementação de protocolos para segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral. para; e para promover um ambiente seguro.
 
  
Implementação de medidas para prevenção de quedas, de lesão por pressão, de eventos adversos excluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde;
 
  
Implementação de protocolo para comunicação efetiva entre instituições de saúde e entre serviços de saúde com mesmo perfil de pacientes.
 
  
Identificação, análise, notificação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma esporádica.
 
  
Implementação de estratégia para estimular a participação da enfermagem e dos seus familiares na assistência prestada.
 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
Numa situação de pandemia, pode não ser possível eliminar os riscos, por exemplo, para um trabalhador prestar assistência direta a pacientes, ele terá que se expor ao contato com o agente biológico. Mas é possível minimizar o risco pelo uso de equipamentos de proteção. Analise as assertivas abaixo sobre equipamentos de proteção individual e assinale a alternativa correta: 
  
As condições para conservação e manutenção dos equipamentos de proteção após cada uso, é responsabilidade do usuário, isto é, do trabalhador.
 
Correto!
  
Os equipamentos de proteção individual devem ser adquiridos pela organização e disponibilizados a cada trabalhador que esteja exposto a risco, de acordo com sua atividade.
 
  
A obrigatoriedade do uso de equipamentos individuais visa prevenir a liberação, disseminação e redução dos agentes de riscos.
 
  
Cada trabalhador deve buscar aprender com colega mais antigo na empresa, como usar adequadamente o equipamento de proteção individual.
 
  
Como os equipamentos de proteção de individual passam por avaliação de qualidade desde o projeto e na fabricação, são perfeitos para o uso, isto é, não possuem limitação na proteção ao trabalhador.
 
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
O Núcleo de Segurança do paciente é de implantação obrigatória em organizações que prestam serviços de saúde, por força da RDC 36/2013. É função do Núcleo de Segurança do Paciente: 
  
Promover a articulação dos processos de trabalho de outras instituições que já possuem programas de segurança do paciente.
 
Correto!
  
Promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
 
  
Implantação os protocolos de segurança do paciente em laboratórios clínicos, serviços móveis e de atenção domiciliar.
 
  
Separar as diferentes instâncias que trabalham com riscos na instituição.
 
  
Promover a articulação das informações sobre os familiares de pacientes que sofreram eventos adversos.

Mais conteúdos dessa disciplina