Buscar

Prévia do material em texto

Geografia 
1)
A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não, Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona. A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território.
Os principais dados e conceitos demográficos são:
· População: indivíduos que habitam um determinado território.
· Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.
· Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.
· Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.
· População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.
· Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).
· Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.
· Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).
2)
Malthus acreditava que a fome, a guerra e as epidemias eram “freios positivos” para limitar o crescimento incontrolável da população. Condorcet, ao contrário, acreditava no progresso e na perfectibilidade humana, defendia os ideais iluministas e considerava que a racionalidade venceria o preconceito, o fatalismo e as superstições,o crescimento populacional se tornou, pela primeira vez, o ponto central na avaliação das limitações e oportunidades do progresso da sociedade humana. Embora a Teoria Malthusiana tenha sido de grande importância no que diz respeito aos estudos sobre o crescimento populacional, ela não levou em conta a mecanização, a produção de insumos agrícolas e até o avanço das novas tecnologias.
3)
,
a transição demográfica pode ser segmentada em quatro diferentes fases.
1ª fase – Pré-transição: ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. 
2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica
Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.
3ª fase – Desaceleração demográfica
À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. 
4ª fase – Estabilização demográfica
A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.,
O primeiro grande impacto é a redução da População E conomicamente Ativa (PEA), que envolve a população empregada ou que procura por emprego, geralmente abarcando uma faixa etária entre 16 e 65 anos. Com isso, a economia passa por uma desaceleração de seu crescimento e diminuição de sua produtividade. Para evitar ou conter esse problema, alguns países da Europa, como Portugal, França e Alemanha, vêm adotando medidas para impulsionar o crescimento vegetativo, ou seja, políticas de incentivo à natalidade. Tais medidas incluem o pagamento de salários para aqueles casais que desejam ter filhos, o que, ao menos por enquanto, não tem gerado os efeitos desejados na maioria dos países.
4- Esta no celular
5/ Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.
Português 
1? O guerreiro tupi pretende ser solto, para voltar para sua aldeia e cuidar do seu pai cego, que era o último tupi, da aldeia, e mostrar sua coragem e que não pode perder a sua honra. 
3) Essas informações se comprova no trecho”. Viviam em quase completa ociosidade; não tinham noite sem festa. Moravam ordinariamente um pouco arredados das ruas populares, e viviam em plena liberdade. As mulheres trajavam com certo luxo relativo aos seus haveres: usavam muito de rendas e fitas; davam preferência a tudo quanto era encarnado, e nenhuma delas dispensava pelo menos um cordão de ouro ao pescoço; os homens não tinham outra distinção mais do que alguns traços fisionômicos particulares que os faziam conhecidos. ” Pode-se notar que era um povo um tanto quanto desconfiado, no entanto, muito festeiro, seus trajes eram finos e elegantes e gostavam de liberdade.
4/ Quando Castro Alves usa a palavra "sono" diz que o terá sob a lájea fria - ou seja, dentro da tumba, debaixo da terra -, quando finalmente poderá descansar.
A ideia do poema - e da própria obra de Castro Alves - é que a arte0 tem uma função política e social importante, o artista não pode se abandonar aos prazeres da carne e viver em pleno descanso, devendo se colocar politicamente - no caso de Castro Alves, contra a escravidão - e descansar somente quando já não estiver mais vivo.

Mais conteúdos dessa disciplina