Buscar

Jogos Matemáticos Como Recurso Didático

Prévia do material em texto

Jogos Matemáticos Como Recurso Didático 
Existe muitas discussões sobre os vários métodos que o professor pode usar na sala de aula para motivar os alunos a aprender Matemática, surgiu então a ideia de que através de jogos seria mais divertido e mais aceito por parte dos alunos.
O jogo para a criança constitui um fim, ela participa com objetivo de obter prazer, enquanto que para o educador que deseja usar o jogo com objetivos educacionais, este é visto como um meio, um veículo capaz de levar a criança a aprender. O educador deve estar atento ao escolher o jogo para se trabalhar, pois o mesmo precisa ser adequado para transmitir a mensagem educacional desejada. Através de um trabalho expressivo e criativo é que se desenvolve o cognitivo, psicológico, físico, social, cultural do educando. O jogo é um dos meios pelo qual a criança pode viver sua expressão mais espontânea, em um fazer mais concreto.
Afastar as crianças deste mundo lúdico é transportá-las para o mundo adulto, é fazer um corte em seu ritmo normal de construir o conhecimento.
Os jogos desenvolvem a criatividade, a iniciativa, a motivação, a concentração, a imaginação, a vontade de adquirir novos conhecimentos, e o interesse pelo novo.
É por meio de jogos e brinquedos que o professor das séries iniciais, poderá levar a criança a construir um conhecimento matemático mais elaborado, pois aplicados durante o processo de aprendizagem, desenvolvem o raciocínio lógico facilitando a noção de quantidade, medidas, espessuras, sequências, seriação, etc. Este recurso pedagógico, dependendo da forma como é utilizado, pode tornar-se uma ferramenta estimuladora da aprendizagem como também pode construir uma barreira de desestímulo. Trata-se, portanto, de saber como utilizá-lo de modo positivo a favorecer a ação do educador, de mediar o processo de construção do conhecimento pelo próprio educando.
Os jogos a serem empregados devem ser de cunho estratégico, portanto estabelecem algumas regras que devem ser consideradas pelos jogadores. Não se trata apenas de vencer o adversário, mas analisar quais as melhores estratégias que devem ser empregadas para que os objetivos propostos pelo exercício possam ser satisfeitos.
Um dos objetivos desta metodologia é de abrir novos caminhos para romper os preconceitos vividos por estas crenças pedagógicas e promover uma visão mais ampla do ato de educar, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico, o pensamento independente, o espírito investigativo, crítico e criativo.

Mais conteúdos dessa disciplina