Buscar

Psicopedagogia na Educação

Prévia do material em texto

Gabarito Unidade A clínica infantil na contemporaneidade
Desafio
​​​​​​​​​​​​​​Os conhecimentos sobre a clínica infantil têm avançado e possibilitado diferentes diálogos e descobertas na contemporaneidade. A psicopedagogia, por exemplo, tem sido grande parceira para o reconhecimento e para intervenções junto às dificuldades nos processos escolares. Nesse aspecto, a escola necessita acompanhar as transformações que acontecem no mundo. As informações são constantes na vida social e escolar. Novos conhecimentos, novas formas de pensar e ver o mundo estão sendo colocadas em prática e abandonadas diariamente e, assim, a psicopedagogia vai se aprofundando e ampliando seus conhecimentos.
Portanto, construa um texto que responda às seguintes questões:
1) O que é psicopedagogia?
2) Quais são as contribuições da psicopedagogia para a educação?
Padrão de resposta esperado
De acordo com Luciane Pinto (2010), a psicopedagogia auxilia na identificação dos problemas no processo de aprender, lidando com as dificuldades de aprendizagem por meio de instrumentos e técnicas específicas, articulando-se nas várias áreas, buscando suporte para responder aos sintomas e às queixas dos alunos e professores. Para tanto, no trabalho do psicopedagogo, torna-se mais real a possibilidade do acolhimento, da descoberta, das práticas, dos métodos, do entender-se e compreender-se como sujeito que pode e que tem direito de aprender, de adequar-se e de ser inserido na escola de forma atuante, participativa, de modo que a sua cidadania seja respeitada.
A psicopedagogia pode ser dividida em psicopedagogia clínica (geralmente com intervenções individuais e curativas) e psicopedagogia institucional (geralmente com intervenções coletivas e preventivas). Em uma perspectiva abrangente,a psicopedagogia ultrapassa as paredes da clínica e chega até a instituição escolar para colaborar com a educação, atuando e intervindo nas possíveis dificuldades nos níveis de aprender, tanto do ensinante como do aprendentee atuando, ainda, nas condições de aprendizagem que ocorrem a nível externo e interno. A escola, tendo como suporte a intervenção psicopedagógica, pode oferecer novos ângulos e abordagens de trabalho, potencializando as capacidades dos alunos, elaborando estratégias de ensino em conjunto com os professores, oferecendo, assim, uma proposta interdisciplinar.
Exercícios
1. Para Faria (2007), existem as teorias emergentes, ou seja, os princípos que englobam diversas outras teorias e que podem se tornar os novos e inovadores conceitos do futuro. Marque a alternativa que apresenta corretamente essas teorias, de acordo com o autor.
B. A teoria sociocultural, a teoria dos sistemas epigenéticos, a teoria ecológica, a perspectiva humanista e a teoria da motivação.
As teorias, para Faria (2007), são:
1) a teoria sociocultural de Vygotsky.
2) A teoria dos sistemas epigenéticos, que reafirma a interação dinâmica e recíproca entre os genes e o ambiente.
3) A teoria ecológica do desenvolvimento humano, que apresenta o apoio deste em quatro níveis dinâmicos e inter-relacionados.
4) A perspectiva humanista, que enfatiza a capacidade das pessoas, independentemente da idade ou das circunstâncias, de assumirem o controle de suas vidas.
5) A teoria da motivação, que transmite o desenvolvimento máximo dos potenciais de cada ser humano.
2. De acordo com Oliveira (1998), é possível afirmar que os profissionais e estudiosos da clínica infantil necessitam se debruçar sobre os aspectos que marcam a sociedade atual. Portanto, aponte a alternativa que apresenta corretamente esses aspectos citados pelo autor.
C. Os novos caminhos da educação, as relações pessoais, as condições socioeconômicas, os avanços tecnológicos.
O autor problematiza alguns aspectos relacionados à infância, ao relatar que um mundo que promove a ascensão social da criança, de modo a realizar o ideal do adulto, explora o exacerbamento da tendência à posse, à desconsideração e à deformação do outro. Nessa perspectiva, reforça que os profissionais e estudiosos da clínica infantil necessitam se debruçar sobre os aspectos que marcam a sociedade atual, quais sejam, os novos caminhos da educação, as relações pessoais, as condições socioeconômicas e os avanços tecnológicos. Esse debruçar-se tem o intuito de que possam atuar com coerência e eficácia, respeitando a criança em sua totalidade, percebendo seus contextos e suas dimensões e, ainda, podendo intervir em seus processos na tentativa de acolher suas queixas e minimizar seu sofrimento.
3. De acordo com Torós (2017), para o atendimento clínico atual de crianças, está cada vez mais legitimada a necessidade de que a elas seja dado um leque de possibilidades, de modo que cada uma tenha a chance de transitar entre fantasia, imaginação e realidade, desafiando a si mesma e buscando suas maneiras de conviver e de aprender em seus diferentes contextos. É relevante, também, considerar que os profissionais (psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos), em seus procedimentos de atendimento e ensino/aprendizagem, devam repensar e elaborar oportunidades, concebendo jogos, brinquedos, brincadeiras e materiais didáticos como possibilitadores de encontros, de experiências e de revelações. Dito isso, marque a alternativa correta que corresponde à técnica de atuar mediante a brincadeira, para o atendimento psicoterápico com crianças.
E. Ludoterapia.
A ludoterapia, utilizada no tratamento clínico com crianças, é uma técnica psicoterápica de abordagem infantil baseada no fato de que brincar é um meio natural de autoexpressão. Portanto, é através de jogos, brinquedos e brincadeiras que a criança irá se expressar e fazer revelações. O brincar terapêutico tem sido objeto de estudo nas diferentes linhas teóricas da Psicologia, tais como a psicanálise, o cognitivo comportamental e o humanismo.
4. Em qualquer atendimento realizado com uma criança, inclusive no atendimento clínico, não se deve perder de vista que esta se encontra em uma fase marcada por três importantes aspectos. Portanto, de acordo com o texto estudado, marque a alternativa que apresente corretamente esses três aspectos.
A. Fantasias, imaginações e brincadeiras.
Em qualquer atendimento realizado com uma criança, inclusive no atendimento clínico, não se deve perder de vista que esta se encontra em uma fase de fantasias, imaginações e brincadeiras: a infância. Nesse cenário, a criança, na tentativa de elaborar a realidade, constrói suas percepções por meio da brincadeira. Nas brincadeiras, as crianças estão expostas a diversas formas de instruções e têm a possibilidade de aprender a segui-las, como também de formular novas instruções.
5. A clínica infantil na atualidade é atravessada por grandes desafios e inúmeras provocações, considerando a grande complexidade do ser humano e a demandas - cada vez mais diversas - que perpassam por diferentes questões. Portanto, nessa perspectiva, marque a alternativa que aponta corretamente a ideia defendida por Torós (2017).
C. Comparada com outras ciências, a Psicologia, hoje, ainda ocupa lugar bastante rudimentar, em parte porque seu objeto de estudo é complexo e em parte pelas diferentes posições dos profissionais que se dedicam a esse assunto, inclusive atuando clinicamente.
De acordo com Torós (2017), comparada com outras ciências, a Psicologia, hoje, ainda ocupa lugar bastante rudimentar, em parte porque seu objeto de estudo é complexo e em parte pelas diferentes posições dos profissionais que se dedicam a esse assunto, inclusive atuando clinicamente. Do ponto de vista da autora, o grande desafio da Psicologia Clínica em tempos atuais, inclusive para o atendimento com crianças, está no reconhecimento de sua efetividade, e isto só poderá acontecer a partir do momento em que a prática clínica estiver sustentada por um corpo de teorias cientificamente validadas.

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial