Buscar

Prévia do material em texto

9
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS - CECITEC
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO I NO ENSINO MÉDIO
FRANCISCO TIMÓTEO CARACAS DOS SANTOS
RELATÓRIO DE ESTAGIO I NO ENSINO MÉDIO
TAUÁ - CEARÁ
JANEIRO/2022
FRANCISCO TIMÓTEO CARACAS DOS SANTOS
RELATÓRIO DE ESTAGIO I NO ENSINO MÉDIO
Relatório apresentado a disciplina de Estágio I no Ensino Médio do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns da Universidade Estadual do Ceará.
Professora Dr.ª Selma Freire de Brito
TAUÁ - CEARÁ
JANEIRO/2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................4
2 OBJETIVO ...............................................................................................5
3 METODOLOGIA ......................................................................................6
4 RESULTADOS E OBSERVAÇÕES ........................................................7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................8
6 REFERÊNCIAS .......................................................................................9
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do estágio supervisionado I no Ensino Médio, e suas contribuições para a formação docente do acadêmico, considerando os estudos, observações e práticas, relacionando as vivências com as teorias aprendidas.
O estágio é uma prática de suma importância, pois mediante o mesmo nós alunos de licenciatura podemos fazer o confronto entre as teorias aprendidas em sala de aula e a prática do cotidiano escolar, podemos presenciar a realidade que o docente enfrenta diariamente e o alunado que as escolas públicas estão recebendo, e o principal, é através da oportunidade do estágio que observamos a prática docente do professor, ou seja, sua ação pedagogia em sala de aula, que servirá como um espelho para nossa carreira pedagógica.
É também por mediação do estágio que temos a oportunidade de expor as nossas ideias, que foram moldadas durante a nossa vida acadêmica, quais serão as nossas dificuldades e quais métodos ou modelo iremos seguir quando se tratar de ensinar. Aqui podemos também ressaltar se realmente é tudo aquilo que sonhamos ou se é realmente aquilo que queremos seguir futuramente, assim como afirma Pimenta. Para a autora, (2002, p. 21), “Por estágio curricular entende-se as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao campo futuro de trabalho [...]”. 
Ou seja, é a partir daqui que podemos encontrar nossa identidade profissional, não se limitando apenas ao ato de reproduzir aquilo que foi adquirido em quanto aluno, mais sim um método que renove as tendências educacionais priorizando por aquelas que reproduzem aprendizagem de maneira satisfatória, por isso a importância do pesquisar, refletir e criticar no cotidiano escolar.
O estágio também é considerado a parte prática de qualquer curso de licenciatura, considerando que para aprender temos que ter a prática, não bastando apenas à teoria, ou seja, tem de haver a correlação entre teoria x prática, como afirma PIMENTA.
Também, com frequência, se houve que o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicar os conceitos de prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre ela a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. (PIMENTA, 2004, p. 34).
O que PIMENTA explicitou, diz respeito do modo como nos relacionamos, o que aprendemos na vida acadêmica, através dessa oportunidade podemos avaliar nossas ações, analisarmos o que podemos levar como positivo e corrigir as infrações, como profissionais da educação.
E nessa oportunidade de forma até inusitada com auxilio integral das tecnologias da informação, o estágio se deu em forma remota (EAD), mais um desafio para a prática docente, pois além de envolver conhecimentos teóricos necessários o domínio das ferramentas digitais foi essencial durante o decorrer da disciplina e aplicação da regência.
Entendemos que a EAD como modalidade de ensino que utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, como metodologia se torna uma nova demanda do processo de ensino e aprendizagem nos dias atuais, ainda mais em tempos de pandemia como a que vivemos. Nesse processo, o professor é visto como mediador e peça fundamental da aprendizagem, já que ele e o aluno são separados fisicamente por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Classroom, google met e etc) . Esta estrutura é explicitada no Decreto N° 5.622 de 19 de Dezembro de 2005;
Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, 2005).
Nestes novos cenários percebemos a EAD (Educação à Distância) como uma forma promissora para gerar/produzir conhecimentos, ganhando espaço significativo no modelo educacional brasileiro, bem como o utilizado com sucesso em nosso estágio.
OBJETIVOS
· Proporcionar a oportunidade de aplicar conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de nossas habilidades.
· Conhecer a BNCC e sua importância dentro do contexto educacional brasileiro, bem como seu uso na elaboração da regência.
 
METODOLOGIA
Mediante a pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 o estagio se deu de forma remota, impossibilitando a nossa presença em escolas e de mantermos contato com os discentes. Assim sendo, as atividades foram divididas e esquematizadas em quatro momentos distintos, sendo todos elas por meio da EAD (Educação a Distância).
Primeiramente, foi feito o estudo e discussão coletiva de um dos principais documentos que regem a educação brasileira a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), esse momento teve como finalidade apresentar essa importante ferramenta de trabalho dos docentes bem como sua utilização nas elaborações de aula, servindo como manual para uma prática docente universal e de qualidade. Portanto conhece-la não somente se torna importante para o professor, mais envolve o contexto escolar como um todo. 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. (BRASIL, 2016, p. 7) 
A partir dos momentos de explanação sobre a BNCC, partimos para uma das práticas mais importantes no exercício profissional de um docente, o planejamento e elaboração de plano de aula. Foi-nos sugerido escolher um tema que constasse na BNCC para que posteriormente elaborássemos um plano de aula para a prática da docência.
Nesse momento do estágio nos foi apresentado a importância do ato de planejar para uma boa prática docente, “prever” e elaborar planos em uma aula é tentar burlar os problemas e desafios que são impostos durante a regência. Assim como o explanado nas palavras de OLIVEIRA, planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir (Oliveira, 2007. p 21).
Feito e elaborado o plano de aula, partimos para discussão sobre acertos e revisão do mesmo (de forma assíncrona com a professora da disciplina) na tentativa de deixa-lo o máximo possível fidedigno com a aula que seria apresentada, aqui foram revisados objetivos, conteúdos, e tempo de aula. 
Mediante ao já discutido partimos para a terceira etapa do Estagio no Ensino Médio I, a prática da Regência, aquié onde realmente ocorre a práxis (teoria x prática), sendo o momento mais importante da disciplina, nessa etapa todos os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar uma aula sobre tema de sua escolha de acordo com normativas estabelecidas na BNCC, tivemos tempo de 20 minutos e deveríamos simular uma aula no ensino médio onde o alunado seria nossos próprios colegas de disciplinas, tudo sobre a supervisão da professora da disciplina.
Esse momento se tornou de suma importância, foi nessa fase que eu pude introduzir todo o conhecimento aprendido na vida acadêmica, pus em prática técnicas e estratégias aprendidas em disciplinas como didática e tive contato com sala de aula mesmo que de forma remota e simulada.
Para finalizar como ultima etapa, entramos na parte da escrita e elaboração do relatório de estágio, essa ferramenta é onde discorremos tudo aquilo que foi tratado durante a disciplina, nesse documento pode-se fazer levantamentos bibliográficos, observações sobre nossa prática, além de ser objeto de avaliação por parte do professor da disciplina, tem sua obrigatoriedade. 
RESULTADOS E OBSERVAÇÕES
A partir da leitura da BNCC, o tema escolhido para a regência foi o Efeito Estufa e suas consequências, a simulação ocorreu em uma turma do primeiro ano do ensino médio e teve duração de 20 minutos, tempo esse planejado e previamente estabelecido anteriormente. Sobre a escolha do tema se deu por motivos de afinidade com a temática e de sua importância ecológica no atual cenário mundial, sendo de importância impar estudantes terem conhecimentos básicos sobre esse fenômeno.
A disciplina como um todo, apesar da impossibilidade de estarmos presentes em uma sala de aula padrão, e com contato físico, foi proveitosa, tive a oportunidade de por em prática meus conhecimentos e de observar a metodologia de meus colegas, absorvi conhecimentos teóricos importantes e pude contribuir com os meus. Desafios como a utilização das Tecnologias da Informação e seus recursos não foram percalços e sim serviram como alicerces durante todo o processo de estágio.
Acredito que essa experiência serviu como aprendizado futuro em pontos distintos, pois o cenário da atual da pandemia da a entender que esse processo de aulas remotas ainda pode perdurar, aliado ao grande processo de Ensino a Distância que se instala no sistema educacional brasileiro, assim sendo a forma como a disciplina de estágio foi concluída serviu e servirá como base em uma nova forma de ensino que tende a ser dominante na atualidade. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do estágio proporciona a todos nós futuros professores o alicerce para o exercício dessa brilhante profissão, sendo etapa fundamental para a formação profissional no curso de licenciatura. 
Ao termino do estágio supervisionado ficou claro a importância do mesmo para um futuro profissional da educação, pois o estágio é o marco inicial, é onde a o primeiro contato com o campo de trabalho é onde podemos aprimorar nossas técnicas pedagógicas. Senti-me abraçado durante esse percurso, quero expressar os agradecimentos a professora supervisora e todos meus colegas de disciplina pelo apoio e troca de informações.
Levarei as experiências vividas por toda a minha vida pessoal e profissional. Aprendi que o planejamento é muito importante na área educacional, aprendi também com meus erros e a partir de agora a tendência é explorar em cima desses para que não voltem a acontecer.
Portanto ao final dessa importante etapa e ao escrever esse relatório, faço um balanço positivo de tudo aquilo que presenciei, observei e pus em prática. Freire (1996) refere que aprender enquanto professor é “construir, reconstruir, constatar para mudar” (p. 28). 
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação, DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO De 2005.
PIMENTA, S. LIMA, M. Estagio e Docência. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, http:// basenacionalcomum.mec.gov.br, 2016. Acesso em 10 de janeiro de 2022. 
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra - Coleção Leitura.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina