Buscar

Exercício de Fixação 01

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 01
Pergunta 1
0 Pontos
Por muito tempo a ênfase na cópia permaneceu presente nas escolas de artes e, posteriormente, na educação básica regular. A respeito da atividade de cópia na atualidade é correto o que se afirma em:
Os exercícios de cópia foram totalmente banidos das instituições educacionais tanto da Educação Infantil quanto dos Ensinos Fundamental e Médio, ficando restrito ao Ensino Superior nos cursos de Engenharia.
Ainda hoje, verificamos que algumas instituições educacionais destinadas a crianças de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental exigem um rigor nas produções infantis, no qual a cópia é privilegiada em detrimento da construção imagética e criativa da criança.
Atualmente o exercício da cópia foi totalmente excluído do currículo escolar, no entanto, as crianças matriculadas na Educação Infantil ainda realizam cópia que é essencial para que a coordenação motora fina possa ser desenvolvida corretamente.
Hoje em dia há decretos institucionais determinando que as cópias sejam utilizadas apenas em caráter excepcional, por este motivo, os artistas atuais não conseguem produzir obras primas como em tempos passados.
Hoje em dia, verificamos com frequência, que o exercício de cópias é obrigatório em todas as instituições de ensino, mas apenas na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, para as demais etapas tal exercício é facultativo.
Pergunta 2
0 Pontos
Na década de 70, do século XX, esteve no auge a tendência tecnicista, visualizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5.692/1971, que legitimou a forma de se trabalhar a arte no ambiente escolar. Esse modelo de arte utilizava uma nomenclatura para identificar essa modalidade/ disciplina nessa época, a qual era denominada de:
Arte Barroca.
Abstracionismo.
Educação Artística.
Arte Contemporânea.
Movimento Impressionista.
Pergunta 3
0 Pontos
A respeito do tempo em que a arte está incluída no currículo escolar é correto o que se afirma em:
A arte está incluída no currículo escolar há pouco tempo, desde os primórdios, esteve ausente na vida dos sujeitos, tanto nas manifestações em dança, música, teatro e/ou artes visuais.
A arte está incluída no currículo escolar há um tempo indefinido, isto se verifica porque desde os primórdios, sempre foi irrelevante na vida dos sujeitos, seja nas manifestações em dança, música, teatro e/ou artes visuais.
A arte está incluída no currículo escolar há pouco tempo, embora, desde os primórdios, esteja sempre presente na vida dos sujeitos, seja nas manifestações em dança, música, teatro e/ou artes visuais.
A arte está incluída no currículo escolar há muito tempo, apesar disso, desde os primórdios até os dias atuais continua sendo irrelevante na vida dos sujeitos, seja nas manifestações em dança, música, teatro e/ou artes visuais.
A arte está incluída no currículo escolar há pouco tempo, as manifestações artísticas não eram comuns na idade média.
Pergunta 4
0 Pontos
O homem cria, não apenas porque quer, ou porque gosta, e, sim, porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando”. Ostrower (1986)A criatividade é um dos mais pesquisados elementos, seja na área da psicologia, da arte ou da estética. Reflita a respeito do que pode ser entendido como o ato de criar e aponte a assertiva correta.
Criar não é um privilégio dos cientistas e artistas; mas ocorre especificamente nestas áreas do conhecimento com os limites sociais de valores, crenças e culturas.
Criar não é privilégio somente de cientistas e artistas; é capacidade inerente aos seres humanos, mesmo que em níveis diferenciados, uma vez que os contextos também se diferenciam, como valores, crenças, conhecimentos, culturas, entre outros.
Criar é um privilégio dos cientistas e artistas; é capacidade inerente a estes seres humanos, dentro de seus contextos históricos.
Criar não é privilégio somente dos cientistas e artistas; é a capacidade inerente a todos os seres que foram agraciados com dons natos e utilizam tais dons para fazer quaisquer trabalhos.
Criar é um privilégio dos cientistas e artistas; é a capacidade de os seres humanos evoluídos culturalmente, mesmo que em níveis diferenciados, uma vez que por mais que os contextos se alterem estes profissionais estarão sempre se desenvolvendo criativamente.
Pergunta 5
0 Pontos
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” Esse artigo 26, parágrafo 2º, é regido por uma lei que se destina a organizar e definir as bases em que a educação no Brasil deve acontecer. Portanto, o ensino de arte está sob a orientação inicial dessa lei:
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 20 de novembro de 1996.
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) publicada em 11 de novembro de 2011.
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 18 de julho de 1985.
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) publicada em 11 de agosto de 1971.
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 20 de dezembro de 1961.
Pergunta 6
0 Pontos
A expressão sonora faz parte do ensino da música a ser ofertado nas instituições de ensino brasileiras. A respeito da expressão sonora é correto o que se afirma em:
A expressão sonora contribui para que a criança participe como ouvinte e intérprete e para que experimente a sonoridade de seu corpo, dos objetos, dos ambientes natural e cultural.
A expressão sonora contribui para que a criança participe como ouvinte e intérprete apesar de não possibilitar que experimente a sonoridade de seu corpo, dos objetos, dos ambientes natural e cultural.
A expressão sonora contribui apenas para que a criança participe como ouvinte dos ambientes natural e cultural.
A expressão sonora não contribui para que a criança participe como ouvinte e intérprete, mas permite que experimente a sonoridade de seu corpo e dos objetos.
A expressão sonora contribui somente para que a criança participe como intérprete da sonoridade dos objetos e dos ambientes natural e cultural.
Pergunta 7
0 Pontos
Falar de Arte no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental é caminhar por duas questões relevantes: a primeira, quando existe, nas instituições educativas, a figura do professor de Arte; e a segunda, e mais comum no Brasil, a não existência desse profissional.
Sobre como superar essas situações no ambiente escolar, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (  )Na atuação do professor de Arte nos anos iniciais, é imprescindível que o professor regente transite pelo campo da Arte com as crianças e com esse profissional de forma integrada.
· (   )O professor regente e o professor de Arte devem tomar decisões referentes ao projeto de ensino e aos processos de aprendizagem.
· (   )Quando não há o professor de Arte atuando, o professor regente deverá incluir no seu projeto de ensino as linguagens da Arte.
· (   )O professor regente deverá trabalhar com o ensino de Arte, não só por sua legitimidade na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas, principalmente, pelos benefícios que a Arte possibilita nos processos cognitivos e sensíveis da criança.
· (   )É fato que o único mediador do ensino de Arte é o professor específico da disciplina, pois é ele que irá fazer a inserção das linguagens da Arte nos currículos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A sequência correta é:
V - F - V - F - V
V - V - V - F - F
F - V - F - V - V
V - V - V- V - F
F - F - V - F - V
Pergunta 8
0 Pontos
No contexto da infância, a imagem está bastante presente nos desenhos, naquilo que as crianças observam, no contato com os objetos e com as mídias de uma forma geral. No entanto, há que se tomar cuidado com a forma que tratamos as imagens e as apresentamos às crianças. Segundo Hernández (2007, p. 83), “não se deve trabalhar em torno de apenas uma representação visual, ainda que se possa partirde um único exemplo”. Utilizar várias imagens, objetos e artefatos que fomentem a curiosidade reflexiva das crianças é um bom começo para que possamos, de fato, desenvolver uma compreensão crítica e a sensibilidade. 
Segundo o enunciado, assinale a alternativa que corresponde qual o papel do professor nesse processo:
É o de Mediador e nobilitante.
É o de Reverente e afável.
É o de Regulador e provocador.
É o de Aclamatório e apreciador.
É o de Mediador e provocador.
Pergunta 9
0 Pontos
Um professor ____________ não é um mero observador das crianças. É, principalmente, aquele que participa, envolve-se e aprende com as atividades em arte. A dimensão sensível na ______________ pedagógica parte desse princípio, pois o trato com as crianças requer ir além de ___________ . O professor do qual estamos falando é aquele que tem sensibilidade para se apropriar da arte como possibilidade de sua própria construção humana, desdobrando-a em ações _______________ no espaço da escola, articuladas à sensibilização poética. Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Mediador - ação - ensinar - pedagógicas.
Mediador - diligência - elucidar - didáticas.
Moderador - execução - obscurecer - modernas.
Autoritário - calma - explanar - instrutivas.
Regulador - operação - excluir - pluralistas.
Pergunta 10
0 Pontos
A concepção da Escola Nova traz uma ruptura de valores, especialmente no que se refere aos métodos rígidos da escola tradicional. Os interesses se voltam para os aspectos lúdicos, e a psicologia conquista espaços no que diz respeito às questões referentes à autoestima da criança pela via da arte. Para Silva (1987, p. 34), “a livre expressão como conceito central da metodologia de arte/educação conduziu à convicção de que o fundamental seria a criança expressar o seu mundo interior e que, portanto, a arte poderia ser ensinada”. Dentro desse contexto, qual é o papel que os professores passaram a assumir?
Conservador.
Orientador.
Conselheiro.
Autoritário.
Progressista.
TODAS AS RESPOSTAS ESTÃO CERTAS.
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial