Buscar

Prévia do material em texto

Perfuração e Completação
Aluno (a): Julianne Kelly de Oliveira Galhardo
Data: 03 / 06 /2024
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. A perfuração possui vários estágios, que incluem perfurações em vários diâmetros e cimentação dos revestimentos. Quando os cascalhos de rocha recuperados no fluido de perfuração passam a revelar a areia oleosa da rocha-reservatório, pode se ter atingido a profundidade final. A coluna de perfuração é removida e alguns testes devem ser feitos para confirmar a descoberta. Explique quais são esses testes e para que servem.
· Teste de formação a poço aberto (TF): teste realizado em poço não revestido com o intuito de conhecer a capacidade produtiva do reservatório e definir a economicidade da área explorada, comum em poços e em terra. As medições de pressão e temperatura, bem como o fechamento do poço são feitos no fundo do poço.
· Teste de formação a poço revestido (TFR): teste realizado em poços já revestidos e completados, com intuito de conhecer a capacidade produtiva e demais parâmetros do reservatório. Informações que corroboram a engenharia de reservatório quanto economicidade, dimensões e características do reservatório e fluidos existentes. As medições de pressão e temperatura, bem como o fechamento do poço são feitos no fundo do poço. 
· Teste de Produção (TP): teste que consiste em medir pressão e temperatura no fundo do poço e vazões e volumes produzidos na superfície, com fechamento da superfície, com o intuito de conhecer a capacidade de produção do poço e alguns parâmetros de reservatório e dos fluidos produzidos.
· Teste de Injetividade (TI): teste que consiste em medir a pressão, vazão e volumes injetados para conhecer a capacidade de injeção de fluido (água ou gás) no poço e reservatório e alguns parâmetros de reservatório.
2. Por que a perfuração direcional é importante?
 Permite obter dados de inclinação e orientação da ferramenta defletora em tempo real, sem a necessidade de cabo. A transmissão dos dados é feita por meio de pulsos de pressão do fluido de perfuração.
3. O que significa completação?
 Essa operação consiste na instalação de equipamentos - tanto no interior do poço de petróleo, como também no seu exterior - responsáveis pelo controle da vazão dos fluidos e funções auxiliares como aquisição de dados, controle da produção de areia e elevação artificial é uma intervenção subseqüente à perfuração de um poço que, ao conectar o reservatório de hidrocarbonetos à unidade estacionária de produção, permite que seja conectado de maneira segura e controlada.
4. Com relação aos tipos de completação, preencha as lacunas.
a) A completação seca é feita quando a cabeça do poço e a árvore de Natal estão na superfície terrestre ou na plataforma de produção marítima.
b) A completação molhada é feita quando a cabeça do poço e a árvore de Natal estão submersas, no leito do fundo marinho.
5. Explique a função do liner no processo de completação:
 Um dispositivo utilizado nas completações que tem como função isolar o anular do canal de produção, permitindo produção, injeção ou tratamento controlado. Os Liners podem ou não ser rasgados, estes últimos permitem, portanto, a passagem do fluido da região anular para dentro da COP (Coluna de Produção).
6. Explique o funcionamento da coluna de produção (COP).
 A coluna de produção, COP, funciona como um canal de transporte para o petróleo ou gás natural que está no subsolo. Quando o poço é perfurado, a COP é instalada e conectada ao cabeçote na superfície. Em seguida, o petróleo ou gás natural começa a fluir pelos tubos da COP até chegar à superfície.
Avaliação de Pesquisa: Perfuração e Completação
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial