Buscar

1. A perfuração possui vários estágios, que incluem perfurações em vários diâmetros e cimentação dos revestimentos. Quando os cascalhos de rocha re...

1. A perfuração possui vários estágios, que incluem perfurações em vários diâmetros e cimentação dos revestimentos. Quando os cascalhos de rocha recuperados no fluido de perfuração passam a revelar a areia oleosa da rocha-reservatório, pode se ter atingido a profundidade final. A coluna de perfuração é removida e alguns testes devem ser feitos para confirmar a descoberta. Explique quais são esses testes e para que servem.

Teste de formação a poço aberto (TF): teste realizado em poço não revestido com o intuito de conhecer a capacidade produtiva do reservatório e definir a economicidade da área explorada, comum em poços e em terra. As medições de pressão e temperatura, bem como o fechamento do poço são feitos no fundo do poço.
Teste de formação a poço revestido (TFR): teste realizado em poços já revestidos e completados, com intuito de conhecer a capacidade produtiva e demais parâmetros do reservatório. Informações que corroboram a engenharia de reservatório quanto economicidade, dimensões e características do reservatório e fluidos existentes. As medições de pressão e temperatura, bem como o fechamento do poço são feitos no fundo do poço.
Teste de Produção (TP): teste que consiste em medir pressão e temperatura no fundo do poço e vazões e volumes produzidos na superfície, com fechamento da superfície, com o intuito de conhecer a capacidade de produção do poço e alguns parâmetros de reservatório e dos fluidos produzidos.
Teste de Injetividade (TI): teste que consiste em medir a pressão, vazão e volumes injetados para conhecer a capacidade de injeção de fluido (água ou gás) no poço e reservatório e alguns parâmetros de reservatório.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Pesquisa Julianne Galhardo
2 pág.

Mecânica dos Fluidos ExatasExatas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os testes realizados após atingir a profundidade final em um poço de petróleo são fundamentais para confirmar a descoberta e obter informações essenciais sobre o reservatório. Os principais testes realizados são: 1. Teste de formação a poço aberto (TF): Realizado em poços não revestidos para avaliar a capacidade produtiva do reservatório e a viabilidade econômica da área explorada. São feitas medições de pressão e temperatura no fundo do poço. 2. Teste de formação a poço revestido (TFR): Realizado em poços já revestidos para obter informações sobre a capacidade produtiva do reservatório, dimensões, características e fluidos presentes. Também são feitas medições de pressão e temperatura no fundo do poço. 3. Teste de Produção (TP): Consiste em medir pressão e temperatura no fundo do poço, além de vazões e volumes produzidos na superfície, para avaliar a capacidade de produção do poço e obter informações sobre o reservatório e os fluidos produzidos. 4. Teste de Injetividade (TI): Realizado para medir a pressão, vazão e volumes injetados no poço, a fim de avaliar a capacidade de injeção de fluido (água ou gás) no reservatório e obter informações sobre sua capacidade e parâmetros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina