Buscar

Atividade Contextualizada de Avaliação Nutricional

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Avaliação Nutricional
Recomendações do Guia Alimentar para a população Brasileira
Nome: Dayane
Matrícula: 
Curso: Nutrição
O primeiro guia alimentar foi publicado no Brasil em 2006, tento como objetivo de conscientizar a população brasileira com intuito de assegurar uma alimentação saudável e adequada para a sociedade brasileira. O guia alimentar serve para educar a população brasileira com intuito de constituir por meio de apoio e incentivação de práticas alimentares saudáveis de uma sociedade, sendo ela individual ou coletiva, que visem a incentivar, proteger, apoiar, e promover uma segurança alimentar para população.
Portanto, vale ressaltar que cada alimento influência na nossa saúde e no bem-estar de cada familiar que está sobre a mesma residência, levando assim uma alimentação sustentável adequada e saudável para nosso cotidiano. Tento em vista que o guia alimentar foi escrito como apoio para a população brasileira, com estudos experimentais, clínicos e populacionais para direcionar uma alimentação saudável e tradicional.
Segundo o guia alimentar os alimentos são classificados em 4 níveis, são eles:
· Alimentos in natura: São alimentos que são obtidos diretamente das plantas, natureza ou animais, sem que tenham sofridos qualquer alteração.
· Alimentos minimamente processados: São alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas, temos como exemplos: Frutas secas, farinha de mandioca, trigo e leite pasteurizado.
· Alimentos processados: Alimento in natura ou minimamente processado que recebem adição de óleo, sal, açúcar e vinagre, com intuído de manter o alimento conservado por muito mais tempo.
· Alimento Ultraprocessados: São formulações industrial ou majotariamente de substâncias extraídos de alimentos ou sintetizados em laboratório, com o objetivo de fazer com que esse alimento dure muito mais tempo nas prateleiras dos super mercados. 
No guia alimentar, existe uma recomendação chamada regra de ouro. A regra de ouro nada mais é que, preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados a pratos prontos e refeições feitas na hora, sem utilizar muitos produtos ultraprocessados, pois eles são bastantes prejudiciais a saúde. Além disso o guia alimentar serve para orientar sobre as prevenções de doenças, inclusive doenças crônicas não transmissíveis, essas recomendações seguem diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O guia alimentar é muito importante para a população brasileira, pois possui informações importantes de forma simples e fácil para facilitar o a compreensão da população.
O guia alimentar faz orientações ao ato de comer: fazer refeições com familiares, amigos ou colegas, participar das preparações dos alimentos no começo e ao fim de cada refeição, comer devagar, comer em lugares limpos, confortáveis e tranquilos, comer regulamente e com cuidado, evitar lanchar entre as refeições e desfrutar da refeição sem se envolver em qualquer atividade, levando assim a alimentação a sério, e fazendo assim que você estimule seu cérebro a se envolver com a alimentação.
Nesse sentido, o guia alimentar traz como foco, incentivar o consumo de alimentos mais naturais, além de estipular mudanças de hábitos alimentares, consumindo mais alimentos saudáveis e sustentáveis sem prejudicar a biodiversidade. 
Mediante o exposto, o guia alimentar é um documento de fonte confiável e adequado e de fácil compreensão para proporcionar um bom entendimento para a população brasileira, com orientações de profissionais da área da saúde, fazendo assim, que a população faça as suas próprias escolhas dos seus alimentos. 
 
Referências Bibliográficas
BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bv s/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf Acesso em: 13 agosto 2022.
GABE, Kamila Tiemann; JAIME, Patricia Constante. Práticas alimentares segundo o Guia alimentar para a população brasileira: fatores associados entre brasileiros adultos, 2018. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2020, vol. 29, p. e2019045.
Monteiro, C., Cannon, G., Moubarac, J., Martins, A., Martins, C., Garzillo, J., . . . Jaime, P. (2015). Diretrizes alimentares para nutrir a humanidade e o planeta no século XXI. Um projeto do Brasil. Nutrição em Saúde Pública, 18 (13), 2311-2322. doi:10.1017/S1368980015002165 
Nunes, Gisele Penteado, et al. "A IMPORTÂNCIA DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DOS INDIVÍDUOS." Salão do Conhecimento 7.7 (2021).
.

Mais conteúdos dessa disciplina