Buscar

Vigorexia: Transtorno Obsessivo

Prévia do material em texto

Vigorexia
É um transtorno psicológico no qual a pessoa desenvolve uma obsessão em ter um corpo musculoso. Afeta principalmente os homens, e o indivíduo tem a visão distorcida da sua autoimagem e, por isso, estão constantemente insatisfeitos com o corpo e obcecados por músculos, Ele sempre se vê bem menos musculoso do que realmente é. Em geral, ocorre em indivíduos que não se encaixam nos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade e buscam aceitação através de um corpo musculoso.
Sintomas
· Excesso de preocupação com o exercício físico, Começa a abandonar atividades pessoais, profissionais e cotidianas para se dedicar à prática exaustiva de atividade física, podendo permanecer horas na academia; 
· Vergonha ao expor o corpo; por causa da preocupação com a imagem corporal
· Uso de suplementos alimentares excessivos e anabolizantes.
· Os sintomas psicológicos incluem distorção da autoimagem, irritabilidade, insatisfação, ansiedade, baixa autoestima e até depressão.
· Os sintomas físicos são decorrentes do excesso de treino, como dores e lesões musculares constantes, queda da imunidade, falta de apetite, cansaço e ainda impotência.
· Os sintomas causados pelo uso de anabolizantes são agressividade, dificuldade de concentração, delírios, ciúmes doentio, impulsividade, pensamentos delirantes de grandeza, tremores, acne, aumento de pressão arterial, crescimento de pelos, impotência, alterações no funcionamento do fígado, crescimento das mamas e da próstata e câncer de fígado.
Tratamento
É multidisciplinar, podendo incluir nutricionista, psicólogo, psiquiatra e endocrinologista.O tratamento psicológico pode ser realizado através da terapia cognitivo-corporal. O objetivo é levar o indivíduo a aceitar o seu corpo como ele é, identificando a percepção distorcida que ele tem da sua própria imagem corporal, bem como os aspectos positivos da sua aparência física. Além de Confrontar os padrões corporais alcançáveis e inalcançáveis, encorajar comportamentos mais sadios e ajudar o paciente a enfrentar a sua aversão em expor o corpo. Os comportamentos obsessivos relacionados com o exercício, a alimentação e a verificação constante do tamanho dos músculos devem ser inibidos. Os medicamentos antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina podem ser úteis para minimizar a obsessão e a compulsão observada na vigorexia e também podem ser indicados em casos de depressão. É importante frisar que o sucesso do tratamento da vigorexia depende muito de uma boa relação entre os profissionais envolvidos e o paciente.

Mais conteúdos dessa disciplina