Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Bruno Machado Bueno Regina
Caio César Campos Abdala 
Diogo Coelho
Mathias Cruz
Vitor Villaescusa Baamonde
ATIVIDADE: Case Teoria da Administração
São Paulo
2019 
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Bruno Machado Bueno Regina 41843657
Caio César Campos Abdala 41824490
Diogo Coelho 41824334
Mathias Cruz 41511425
Vitor Villaescusa Baamonde 41819934
ATIVIDADE: Case Teoria da Administração
Trabalho da disciplina Teorias da Administração apresentado ao Prof. Nelson Marinho Benseny, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência parcial para promoção na disciplina.
São Paulo
2019
AMAZON
A Amazon é uma empresa norte americana, fundada em Seattle, em 1994. Inicialmente batizada como Kadabra, porém por sugestão de um advogado de Jeff Bezos, foi sugerido que ele encontra-se um outro nome. O empresário baseou-se no rio Amazonas para criar o nome que viria a se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo.
	A primeira atividade da comercial da Amazon era vender livros pela internet. Jeff Bezos, ex-analista de Wall Street, inspirou-se no “boom” da internet nos anos 90 para desenvolver um negócio online. Em 1998, o negócio prospera, expande seu catálogo de produtos vendendo Cds, DVDs e eletrônicos. No ano de 2000, a bolsa de valores Nova Iorque sofreu uma forte queda, quase quebrando-a, com o estouro da bolha da Internet. Muitas empresas do segmento online encerram suas atividades. Entretanto, a Amazon, que sofreu sequelas desse forte impacto, continuo operando.
	Com uma filosofia inovadora e com foco no cliente, a Amazon sempre teve o pioneirismo em seus valores, a empresa obcecada em melhoria de processos e distribuição se diferenciando dos demais concorrentes. Desde a embalagem até a entrega do produto, a empresa pensa em praticidade e agilidade para satisfazer seu cliente. Apesar de ser uma empresa que busca pioneirismo, sofreu com a venda de músicas pela internet que era feita pela Apple. Porém, em 2007 lançou o Kindle, uma nova maneira de comprar livros e lê-los.
Jeff Bezos acredita que uma empresa deve ser focada e ter obsessão pelo consumidor. Dentro cultura organizacional da empresa, o próprio desenvolveu 14 valores de liderança que seus funcionários devem seguir para obter sucesso nos negócios: 
1) Obsessão pelo cliente
O ponto de partida dos líderes é o cliente. Eles trabalham com determinação para conquistar e manter sua confiança. Líderes estão atentos à concorrência, mas sua obsessão é pelos clientes.
2)Mentalidade de dono
Líderes agem como donos do negócio. Eles pensam longe e não sacrificam valores de longo prazo por resultados imediatos. Tomam atitudes em nome de toda a empresa, e não apenas do próprio time. Líderes nunca dizem "este não é o meu trabalho".
3)Inventar e simplificar
Líderes esperam e exigem inovação e invenção de seus times, sempre encontrando formas de simplificar. Atentos ao mundo lá fora, buscam novas ideias em toda parte, sem usar a desculpa do “não foi inventado aqui”. Como estamos sempre inovando, sabemos que podemos ficar incompreendidos por muito tempo.
4)Estar certo, e muito
Líderes estão certos, e muito. Eles têm bom senso e instinto aguçado. Buscam perspectivas diversas e estão dispostos a abrir mão das próprias crenças.
5)Aprender e ser curioso
Líderes nunca param de aprender e buscam se aprimorar sempre. São curiosos por novas possibilidades e as exploram.
6)Contratar e desenvolver os melhores
Líderes elevam o nível de desempenho na empresa a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e encorajam a sua mobilidade na empresa. Líderes formam líderes e levam a sério o seu papel de coach. Trabalhamos pelos nossos times para criar mecanismos de desenvolvimento, como o programa "Escolha de carreira".
7)Insistir nos mais altos padrões
Líderes são incansáveis na busca dos padrões mais altos. Muitas pessoas podem até achar que esses padrões são irreais. Eles esperam cada vez mais de seus times. Juntos, disponibilizam produtos, serviços e processos de alta qualidade. Líderes não permitem que problemas sejam ignorados. Eles asseguram sua resolução de uma vez por todas.
8)Pensar grande
Pensar pequeno é se contentar com pouco. Líderes criam e comunicam uma direção arrojada que inspire resultados. Eles pensam de um jeito diferente e buscam soluções inovadoras para atender os clientes.
9)Ter iniciativa
A velocidade importa nos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisam de análise aprofundada. Nós valorizamos a tomada de decisão com risco calculado.
10)Frugalidade
Fazer mais com menos. Limitações estimulam a engenhosidade, a autossuficiência e a invenção. Não se ganham pontos extras por aumentar o número de empregados, o orçamento ou as despesas fixas.
11)Ganhar a confiança
Líderes ouvem com atenção, falam com sinceridade e tratam os outros com respeito. Eles fazem autocríticas abertamente, mesmo que isso seja incômodo ou constrangedor. Líderes sabem que nem eles nem seus times são perfeitos. Eles se comparam aos melhores.
12)Mergulhar fundo
Líderes operam em todos os níveis, estão atentos aos detalhes, monitoram o tempo todo e desconfiam quando as percepções não refletem as métricas. Nenhuma tarefa é pequena demais para eles.
13)Ser firme, discordar e se comprometer
Líderes são obrigados a desafiar respeitosamente as decisões das quais discordam, mesmo que isso seja incômodo ou muito cansativo. Líderes têm convicção e são obstinados. Eles não cedem em prol da coesão social. Depois que uma decisão é tomada, comprometem-se por inteiro.
14)Entregar resultados
Levando em conta os elementos principais do negócio, líderes trabalham para entregá-los com qualidade e em tempo hábil. Contratempos acontecem, mas os líderes se superam e nunca se acomodam.
	
Veja que estes 14 tópicos se opõem totalmente aos modelos tradicionais de modelo de organizações que de Fayol e Weber. A empresa não possui uma burocracia interna, formalismos, divisão de trabalho bem estabelecida e autoridade formalizada no chefe. Seu modelo de gestão permite que os funcionários participem, desenvolvam seus princípios de liderança, dividam tarefas com outros setores e etc. 
Centralizado: Poucas pessoas tomam a decisão e proporciona maior controle de cargos maios elevados da empresa sobre os seus subordinados. Esse processo torna a decisão mais lenta, burocrática, fazendo com que aguardem a decisão do seu superior. 
Descentralizado: Neste tipo de processo, há menor controle sobre os funcionários, sendo estes também responsáveis por tomada de decisão. Se torna um processo mais rápido e ágil para a empresa. 
Ao analisar a pirâmide, percebemos claramente a diferença entre um processo administrativo centralizado e descentralizado. Como a Amazon possui obsessão pelo seu cliente, o processo descentralizado permite, que os funcionários de níveis operacionais tenham autonomia para resolver e solucionar problemas de seus clientes, não tendo que levar os casos rotineiros para hierarquias mais altas. 
Competitividade Organizacional Amazon
Concorrência: 
Local: Muitas empresas em um mesmo mercado; 
Global: Empresas estrangeiras em um determinado mercado;
Digital: ligada a nossa vida e influencia como vivemos.
Perfil: Disponível 24 horas por dia, acesso de qualquer dispositivo e acesso a qualquer lugar do mundo.
 B) Clientes:
Extremamente exigente em qualidade e busca preço baixo.
Busca por mais informação, pesquisa e tem instrução formal.
Maior poder de escolha entre um produto e outro.
Foco total da empresa no cliente.
 C) Qualidade: 
Gera uma vantagem competitiva para sempre estar em constante melhora
 Mudança, melhoria continua e sempre para melhor.
CCQ(Círculo de Controle de Qualidade): Formado porum grupo que analisa o produtos que podem melhorar.
 D) Processos: 
Conjunto de atividades conectadas que visa atingir um objetivo. Toda empresa busca a eficácia, utilizando menos recursos (pessoas e materiais).
Para obter sucesso com os processos é necessário analisar os processos, possuir uma tecnologia de ponta, pessoas bem qualificadas e ter uma boa liderança. 
 E) Inovação: 
Pré-requisito para empresa superar os concorrentes. Obviamente, é necessário que o produto traga um retorno financeiro para a empresa.
São feitas melhorias em cima de um produto incremental. 
Inovação radical: Ocorre uma quebra de paradigma, apresentando um conceito totalmente diferente.
Artigo: Aprendizagem corporativa e acumulação tecnológica: a trajetória de uma empresa de transmissão de energia elétrica no Norte do Brasil
O artigo escolhido, externa a perspectiva intra-empresarial, nas implicações dos processos subjacentes de aprendizagem para a trajetória de acumulação de capacidades de novas tecnológicas. Consideramos uma empresa de transmissão de energia elétrica no Norte do Brasil. O método de examinarmos da acumulação tecnológica distingue entre capacidades rotineiras (para operar ou usar tecnologias e/ou sistemas de produção existentes) e capacidades inovadoras (para inovar tecnologias e/ou sistemas de produção). Essas capacidades são examinadas para três frentes tecnológicas: i) engenharia, projetos e equipamentos; ii) operação e manutenção; e iii) processos operacionais. No Brasil, sobre a importância da inovação tecnológica para o crescimento e desenvolvimento industrial e econômico, há ainda uma escassez de conhecimento sobre o real processo de inovação em nível de empresas, com isso consideramos que o estudo desta artigo escolhido tem total relevância que podem contribuir para iluminar e apoiar decisões de estratégias empresariais e governamentais para acelerar o desenvolvimento industrial/tecnológico em setores-chave da economia brasileira.
Conclusão:
 
Se tem conhecimento atualmente que com a globalização é cada vez mais necessário partir em busca de novas interações com mercados já existentes, podendo ser este mercado interno ou externo interagindo com diversos países ao mesmo tempo, inovação parte para o desenvolvimentos de novas ideias em buscas de avanços tecnológicos com visões estratégicas e perspectiva global, pode se dito que os dois em conjuntos são fadados ao sucesso. Tanto a globalização quanto a inovação têm a sua parcela de contribuição global para todo planeta, ambos se relacionam em sintonia visando o crescimento e desenvolvimento do mundo, inovações buscam o melhor desenvolvimento e crescimento em todas as áreas, e com a globalização se é possível partir em buscas de interações diversas, pois hoje é possível de forma mais fácil e rápida que tempos anteriores, temos maior facilidade de acessos com muitas áreas de conhecimentos e novas pesquisas, onde se pode ampliar conhecimento e agregar novos valores e resultados buscando a quebra de paradigmas existentes objetivando o progresso.
Bibliografia:
ROSAL, A.C.L; FIGUEIREDO, P.N. Aprendizagem corporativa e acumulação tecnológica: a trajetória de uma empresa de transmissão de energia elétrica no Norte do Brasil - Gest. Prod. vol.13 no.1 São Carlos Jan./Apr. 2006
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000100004&lang=pt Acesso em 18/05/2019 as 18h00.
CHIAVENATO, Idalberto. Inovação a teoria das organizações. Barueri. Manole 2010

Mais conteúdos dessa disciplina