Buscar

Prévia do material em texto

Prova Online CONTABILIDADE PÚBLICA 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
Nota 
10 
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1 
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir:
Na Demonstração das Variações Patrimoniais (DFC), o valor dos fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais é calculado considerando-se...
a ) 
o saldo do exercício anterior acrescidos dos pagamentos realizados no período.
b ) 
os ingressos menos os desembolsos de valores relativos aos fluxos de caixa das atividades de investimentos.
c ) 
os ingressos menos os desembolsos de valores relativos aos fluxos de caixa das atividades de financiamento.
d ) 
os ingressos menos os desembolsos de valores relativos aos fluxos de caixa das atividades operacionais.
e ) 
os recebimentos de valores relativos à venda de bens menos os valores pagos a título de financiamento.
Ver justificativa da resposta
Na DFC, o cálculo do valor dos fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais é realizado considerando-se os ingressos menos os desembolsos de valores relativos aos fluxos de caixa das atividades operacionais.
QUESTÃO 2 
Assinale a alternativa que apresenta somente receitas correntes.
a ) 
Impostos, taxas e contribuições de melhoria, receita de contribuições, receita patrimonial e receita agropecuária.
b ) 
Receitas de serviços, transferências correntes, receita de operações de crédito e receitas agropecuárias.
c ) 
Impostos, taxas e contribuições de melhoria, receita patrimonial, receitas de serviços e receitas de alienações de bens.
d ) 
Receita patrimonial, receita de capital, receita de serviços e receitas de operações de crédito.
e ) 
Receitas de contribuições, receita de capital, receita industrial e receitas de serviços.
Ver justificativa da resposta
A classificação segundo a origem da receita é originária da Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964), sendo:
Receitas correntes:
o Impostos, taxas e contribuições de melhoria
o Contribuições
o Receita patrimonial
o Receita agropecuária 
o Receita industrial
o Receita de serviços
o Transferências correntes
o Outras receitas correntes
Receitas de capital:
o Operações de crédito
o Alienação de bens
o Amortização de empréstimos (concedidos)
o Transferências de capital
o Outras receitas de capital
QUESTÃO 3 
A primeira classificação dos ingressos de recursos na Administração Pública que deve ser feita é determinar se são receitas orçamentárias ou se são ingressos extraorçamentários. Acerca dos ingressos extraorçamentários, assinale a alternativa correta:
a ) 
São valores utilizados pela Administração Pública para fazer frente aos gastos com ações voltadas ao atendimento das necessidades da população e alteram a situação patrimonial das entidades públicas.
b ) 
São receitas que pertencem ao Estado e transitam pelo patrimônio do Poder Público. Por força do princípio orçamentário da universalidade, integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).
c ) 
São valores de caráter transitório, sendo o Estado mero agente depositário. A devolução desses valores temporários não se sujeita à autorização legislativa, por isso, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).
d ) 
Na Administração Pública, não existe distinção entre as receitas orçamentárias e os ingressos extraorçamentários, tendo em vista que ambos representam entradas de recursos nos cofres públicos.
e ) 
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, aumentam o saldo financeiro da instituição e são utilizados para fazer frente às despesas orçamentárias.
Ver justificativa da resposta
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) (BRASIL, 2018, p. 32) classifica ingressos orçamentários como: 
recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.
QUESTÃO 4 
Indique a alternativa que, de acordo com a Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964), cita o que o Balanço Financeiro deverá demonstrar:
a ) 
O valor do caixa e equivalentes de caixa gerados pela entidade durante o período.
b ) 
A situação patrimonial da entidade, de acordo com os valores constantes no ativo, no passivo e no patrimônio líquido.
c ) 
A receita e a despesa orçamentária, os recebimentos e pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
d ) 
Os resultados da execução orçamentária, sendo estes compostos pelas receitas e despesas orçamentárias.
e ) 
Os recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária, os ingressos e dispêndios extraorçamentários, bem como o total dos ativos e passivos da entidade.
Ver justificativa da resposta
A Lei 4.320 (BRASIL, 1964), em seu artigo 103, traz exatamente o que deve demonstrar o Balanço Financeiro, sendo que este demonstrará as receitas e as despesas orçamentárias, além dos recebimentos e dos pagamentos de natureza extraorçamentária, sendo conjugado ainda com os saldos em espécie (caixa e equivalente de caixa) provenientes do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.
QUESTÃO 5 
Assinale a alternativa que apresenta características qualitativas da informação contábil no âmbito do setor público.
a ) 
Regime de caixa e regime de competência.
b ) 
Relevância, representação fidedigna e verificabilidade.
c ) 
Funcionalidade, relevância e representação específica.
d ) 
Anualidade, periodicidade, verificabilidade e tempestividade.
e ) 
Essência sobre a forma, neutralidade e compreensibilidade.
Ver justificativa da resposta
Segundo a NBC TSP Estrutura Conceitual (CFC, 2016), são características qualitativas da informação contábil: relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade. A relevância significa que as informações financeiras e não financeiras são capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. A representação fidedigna é quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.
QUESTÃO 6 
Assinale a alternativa que contém, nos termos da Constituição Federal de 1988, os prazos que deverão ser observados para o encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para apreciação do Poder Legislativo.
a ) 
Será encaminhada até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
b ) 
Será encaminhada até seis meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
c ) 
Será encaminhada até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
d ) 
Será encaminhada até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
e ) 
Será encaminhada até oito meses e meio antes do encerramento do segundo ano do mandato presidencial e devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
Ver justificativa da resposta
Nos termos do inciso II do parágrafo 2º do artigo 35 dos ADCT da Constituição (BRASIL, 1988), temos: 
II - o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
QUESTÃO 7 
Os fluxos de caixa e equivalente de caixa representam entradas e saídas de valores. Acerca da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC),é correto afirmar:
a ) 
É composta pelas Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA) e pelas Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD).
b ) 
É formada pelas receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios de natureza extraorçamentária.
c ) 
É composta pelos fluxos de caixa das atividades operacionais, pelos fluxos de caixa das atividades de investimentos e pelos fluxos de caixa das atividades de financiamento.
d ) 
É composta pelos fluxos de caixa das atividades que são os valores investidos pela entidade em bens, inclusive as despesas com depreciação do período.
e ) 
É composta pelos ativos, passivos e patrimônio líquido de determinada entidade em uma data.
Ver justificativa da resposta
A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) é composta por três fluxos, sendo estes divididos, nos termos das normas, em fluxos de caixa das atividades operacionais, fluxos de caixa das atividades de investimentos e fluxos de caixa das atividades de financiamento.
QUESTÃO 8 
Como classificar as receitas, no âmbito da Administração Pública, segundo a categoria econômica? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas patrimoniais e receitas financeiras.
b ) 
Receitas correntes e receitas de capital.
c ) 
Receitas orçamentárias e ingressos extraorçamentários.
d ) 
Receitas correntes e receitas derivadas.
e ) 
Receitas de capital e receita patrimonial.
Ver justificativa da resposta
Segundo a Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964), a receita se divide, na categoria econômica, entre receitas correntes e receitas de capital. De forma simplificada, receitas correntes são aquelas que ocorrem no dia a dia das entidades públicas, enquanto as receitas de capital são aquelas que ocorrem esporadicamente.
QUESTÃO 9 
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) estabelece metodologia própria para o registro das operações. Para o registro das operações contábeis no âmbito da Administração Pública, a contabilidade utiliza-se de qual método? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Método de partidas simples.
b ) 
Método de registro de dados.
c ) 
Método de alocação de valores.
d ) 
Método das partidas dobradas.
e ) 
Método de relação entre os balanços e as contas.
Ver justificativa da resposta
Por ser um ramo da ciência contábil, a contabilidade aplicada ao setor público adota o método das partidas dobradas, ou seja, para cada valor debitado existe registro de outro valor (idêntico ao valor debitado) creditado.
QUESTÃO 10 
Como se classifica a receita ou despesa quando a entidade recebe ativos ou serviços ou tem passivos extintos e entrega valor aproximadamente igual em troca, prioritariamente sob a forma de dinheiro, bens, serviços ou uso de ativos? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Dispêndios extraorçamentários.
b ) 
Despesa de transação com contraprestação.
c ) 
Ingressos extraorçamentários.
d ) 
Receita de transação com contraprestação.
e ) 
Receita de transação sem contraprestação.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial