Buscar

Microeconomia: Conceitos e Aplicações

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DENIS SILVA DOS SANTOS
MICROECONOMIA, CONCEITO E APLICABILIDADE
MACAPÁ
2018
MICROECONOMIA, CONCEITO E APLICABILIDADE
Trabalho apresentado como quesito avaliativo para disciplina de Economia para Engenharia do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amapá. Prof. Luzimar Rebello Azevedo.
Macapá
2018
	Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores. Também conhecida como a Teoria dos Preços, esta é a parte das Ciências Econômicas que estuda o fenômeno da formação dos preços dos bens de consumo e serviços, assim como os fatores de produção, a partir da analise de mercados específicos e do comportamento das unidades de consumo (os indivíduos, as famílias, etc.).
	A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
	A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Para conseguir explicar como são gerados os preços finais dos produtos, a microeconomia se baseia em alguns princípios, sendo o da "oferta e demanda" um dos principais. 
	Tendo como base o Princípio da Racionalidade - todo o agente produtor vai buscar maximizar os seus lucros - conclui-se que quanto maior a demanda de determinado produto, por exemplo, mais elevado poderá ser o seu preço. Por outro lado, se a oferta for superior a demanda, então teoricamente o valor do respectivo produto tende a diminuir.
	Como demanda individual entende-se a quantidade de determinado bem de consumo e / ou serviço que o consumidor estaria disposto a consumir dentro de certo período de tempo. No entanto, destaca-se que neste caso a demanda é interpretada como o "desejo de consumo" e não a sua realização de fato.
	Para estudar as variações entre as ofertas e demandas, a microeconomia se baseia em três principais teorias:
· Teoria do Consumidor: analisa as preferências do consumidor, as suas escolhas, as suas limitações em relação aos valores, e determina a demanda de mercado sobre determinado produto/serviço.
· Teoria da Empresa / Firma: estuda o a estruturação econômica das empresas que visam produzir para os consumidores, levando em consideração a demanda do mercado. A oferta dos produtos passa a ser ajustada de acordo com a quantidade de consumidores que estão dispostos a consumir o produto / serviço.
· Teoria da Produção: consiste no estudo da transformação das matérias-primas em bens de consumo finais das empresas. Também determina os custos das firmas durante este processo e que, consequentemente, irão refletir no volume da oferta e preço do produto final.
Microeconomia e Macroeconomia
	A Macroeconomia é um ramo das Ciências Econômicas que estuda a economia num sentido amplo, analisando os aspectos econômicos globais de uma sociedade ou nação, desconsiderando as particularidades dos seus membros (indivíduos).
	Já a Microeconomia, como visto, é uma area de estudo que aborda o oposto da macroeconomia, pois visa a analisa do comportamento econômico particular e individual, focando principalmente nos produtores e consumidores dentro de um mercado específico.
	A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.
Para Paul Krugman e Robin Wells,
"uma das principais questões da microeconomia é a busca da validade da intuição de Adam Smith, saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto".1
	Efetivamente, o foco de interesse da microeconomia é, antes de tudo, o estudo das escolhas dos agentes económicos, isto é, da forma estes procedem dado um conjunto de diferentes opções, comparando os benefícios e inconvenientes para a prossecução dos seus objetivos ou para a satisfação dos seus interesses - o postulado utilitarista.
	A microeconomia estuda as interações que ocorrem nos mercados em função da informação existente e da regulação estatal. Distingue-se o mercado de um produto ou serviço dos mercados de fatores de produção, tais como os recursos naturais, o capital e o trabalho. A teoria compara os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e a quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço. Constrói modelos que descrevem como o mercado pode conseguir o equilíbrio entre o preço e a quantidade, ou como pode reagir às alterações do mercado ao longo do tempo, que é o que se denomina de mecanismo da oferta e da procura. As estruturas de mercado, como sejam a concorrência perfeita e o monopólio, são analisados em função das suas consequências, em termos de comportamento e da eficiência económica. A análise de um mercado é feita a partir de hipóteses simplificadoras: racionalidade dos agentes, equilíbrio parcial (parte-se do pressuposto de que os outros mercados não são afetados). Uma análise em equilíbrio geral permite avaliar as consequências sobre os outros mercados, e pode permitir compreender as interações e os mecanismos que podem levar a um equilíbrio. 
REFERENCIAS
1- Krugman, Paul R; Wells, Robin. (2009). Economic. New York, NY: Worth Publishers. p. 27. ISBN 978-0-7167-7158-6, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Microeconomia, Acesso em 06 fev. 2018.
2- https://www.significados.com.br/microeconomia/ Acessado em 06 fev. 2018.
image2.jpeg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina