Buscar

Crise do Iraque e Patrimônio Cultural

Prévia do material em texto

1/6
Carta de Bagdá
2/6
Nos últimos quatro meses, minha vida foi
dominada por Bagdá e pela crise do Iraque. Eu estive lá duas vezes, uma vez por uma semana e uma
vez por quinzena, mas grande parte do meu tempo intervindo foi tomado pela crise.
Tudo realmente começou em 15 de abril, quando tivemos uma grande conferência de imprensa aqui no
Museu Britânico para lançar nossas celebrações para o 250o aniversário do Museu. No entanto, isso foi
apenas uma semana após o colapso repentino do antigo regime e apenas três dias após a notícia ter
sido divulgada no oeste de que o museu de Bagdá havia sido saqueado. Assim, inevitavelmente, toda a
conferência de imprensa foi sequestrada pela crise do Iraque. No final da conferência de imprensa, o
Channel 4 News organizou uma ligação por telefone via satélite entre mim e Donny George, que foi
transmitida aqui e em todo o mundo.
Donny George é um velho amigo. Ele é o diretor de pesquisa do Departamento de Antiguidades do
Iraque, fala muito bem inglês e tem um talento natural para ser porta-voz. Este foi o primeiro contato que
houve com alguém nos museus iraquianos e ele foi capaz de nos dizer ao telefone da escala da crise.
Foi imediatamente determinado que eu sairia o mais rápido possível – o que eu fiz.
Neil MacGregor, o novo diretor do Museu Britânico, foi muito rápido em tomar a iniciativa sobre isso e ele
sentiu imediatamente que o Museu estava bem posicionado para assumir um papel de liderança nesta
crise. Tivemos relações de longa data com os nossos colegas no Museu do Iraque e temos uma série de
especialidades aqui, não só no lado da curadoria, mas também do lado da conservação. Felizmente,
3/6
duas fundações anônimas imediatamente nos ofereceram subsídios para o nosso trabalho, por isso não
saiu do subsídio em-aid do governo.
A primeira vez que eu saí lá foi em abril, e logo consegui confirmar toda a extensão da crise. A maior
parte do material no Museu do Iraque foi retirado de exposição em tempo hábil e enviado para
armazenamento seguro. O que havia sido deixado para trás nas salas de exposições consistia em peças
que eram difíceis de mover porque eram muito pesadas, ou porque estavam fixadas em suas bases, ou
eram frágeis demais para se mover. Estava claro imediatamente que 40 desses objetos importantes e
importantes haviam sido roubados.
Além disso, os ladrões tinham sido todos através dos depósitos. Houve alguma conversa no início de
que 170.000 itens haviam sido roubados, mas isso era simplesmente um mal-entendido com base no
fato de que havia 170.000 objetos registrados na coleção, e alguns fizeram a suposição precipitada de
que tudo havia sido roubado. Agora sabemos que cerca de 13.000 itens estão faltando, dos quais quase
5.000 são selos de cilindro. Os militares americanos fizeram grandes esforços para recuperá-los, e sete
dos itens da exposição foram de fato recuperados, incluindo o mais importante de tudo - o Vase Warka
de Uruk datando de algum tempo antes de 3000 aC e provavelmente o monumento mais importante
desta civilização inicial.
Com base nesta visita, tivemos uma ideia da escala do problema e a primeira coisa que fizemos foi
enviar Sarah Collins para ser membro da ORHA, o Escritório de Reconstrução e Assistência
Humanitária; esta é a organização que o CPA (a Autoridade Provisória da Coligação) estabeleceu para
governar o Iraque. A seção cultural é muito pequena, apenas cerca de meia dúzia de pessoas ao todo,
lideradas por um italiano chamado Embaixador Pietro Cordone. Felizmente, Sarah Collins, que é
curadora do Departamento, fala bem árabe e tem estado no centro de lidar com questões culturais no
Iraque. Ela foi acompanhada por Helen MacDonald, da Escola Britânica de Arqueologia no Iraque, que
agora está sediada perto da Babilônia.
Minha segunda visita a Bagdá foi por duas semanas na segunda quinzena de junho, quando saí com
três colegas do Museu Britânico. Voamos no dia 11 de junho para Amã e depois dirigimos por terra para
Bagdá. Passamos quatro dias em Bagdá trabalhando no museu e tendo reuniões com funcionários do
museu e com o embaixador Cordone. Um dia fomos para a Babilônia, que estava relativamente ileso,
embora a loja de presentes tivesse sido saqueada e incendiada. Então fomos para Mosul, onde
visitamos o complexo de oito palácios de Saddam, todos os quais haviam sido amplamente saqueados.
Visitamos Nimrud, que havia saído de forma relativamente leve, embora dois relevos tivessem sido
roubados. E então, em Nínive, onde o palácio de Senaqueribe foi encontrado em um estado terrível,
embora nem todo o vandalismo fosse recente. De volta a Mosul, visitamos a universidade onde os
escritórios haviam sido amplamente saqueados e vários livros roubados das bibliotecas, e depois para o
Museu de Mosul, onde, como em Bagdá, a maioria dos objetos de exposição havia sido removida antes
da guerra, mas vários dos objetos maiores haviam sido deixados e haviam sido esmagados.
Fiquei particularmente triste ao ver que os portões de bronze de Ashurnasirpal II encontrados em
Balawat em 1956 haviam sido saqueados; estes foram restaurados por serem presos aos modernos
portões de réplica de madeira, mas muitos dos pedaços de bronze decorados foram arrancados das
folhas da porta de madeira, embora duas peças foram posteriormente recuperadas do jardim do museu.
Voltámos a Nínive, onde a casa da escavação foi encontrada em boas condições. Finalmente, voltamos
4/6
a Bagdá de onde voamos para Amã em um avião das Nações Unidas e, eventualmente, em 26 de junho,
retornamos a Londres. Visitar o Iraque não tem sido a minha única preocupação. Também fui a
conferências em Nova Iorque, em Bona e Paris e, claro, aqui no Reino Unido. Mais recentemente, estive
em Tóquio, na terceira conferência da UNESCO, onde foi recomendado por unanimidade que todas as
ofertas para ajudar a restaurar o patrimônio iraquiano sejam coordenadas pela UNESCO. Nós, na BM,
apoiamos inteiramente essa proposta; pensamos que é o melhor caminho a seguir e, no período
intercalar, estamos a fazer o que podemos.
Embora os americanos estejam felizes por outros membros da coalizão desempenharem um papel
importante nos assuntos culturais, torna-se muito difícil separar a cultura dos assuntos militares. Este é
particularmente o caso de cuidar dos locais no sul do país, onde os locais estão sendo saqueados e
exigem guardas militares. A posição em relação aos sítios arqueológicos é muito sombria; houve saques
muito, muito extensos em alguns dos locais, principalmente em Nippur, Isin e Umma. Em Isin, uma
equipe da National Geographic informou que quase 300 escavadores chegaram ao seu helicóptero,
acenando, e ficaram surpresos que os americanos pensariam que estavam envolvidos em atividades
injustas. Também são oficiais militares americanos que estiveram envolvidos no policiamento do museu
do Iraque, averiguando a escala das perdas e estabelecendo mecanismos para tentar recuperar objetos
roubados. Muito disso envolve a ligação com a Interpol e organizações policiais.
Talvez seja importante colocar o Museu de Bagdá em perspectiva. Foi fundada logo depois que o Iraque
se tornou independente em 1919 e é um dos melhores museus do Oriente Médio, e sem dúvida contém
a melhor coleção de antiguidades da Mesopotâmia no mundo: todo o melhor material descoberto desde
1919, ou pelo menos a maior parte dele, foi colocado no museu, que é cheio de peças espetaculares e
icônicas. É extremamente lamentável que, em algumas partes da mídia, as acusações tenham sido
feitas contra a integridade do pessoal do Museu, mas não vejo razão para duvidar de sua honestidade e
estou certo de que eles não estavam envolvidos nos saques. Na verdade, eu sinto que o Iraque tem um
registro melhor do que quase qualquer outro país do Oriente Médio em cuidar de sua herança cultural,
pelo menos até o início das sanções em 1990. Houve alguma pressão da América para mudar algumas
de suas leis de antiguidades, mas isso não aconteceu, com razão, na minha opinião. A lei de
antiguidade atual, que está em vigor desde 1971, proíbea exportação de todas as antiguidades do
Iraque.
Após a segunda visita ao Iraque, em junho, elaborámos um longo relatório de conservação e uma série
de recomendações. Todos eles podem ser encontrados no site do Museu Britânico,
www.thebritishmuseum.ac.uk - clique em Notícias e depois na crise do Iraque. O plano era que quatro
conservadores do Museu do Iraque viessem aqui nos quentes meses de verão de agosto e setembro e
que uma equipe internacional de oito pessoas saia ao Iraque em outubro para fazer parte ou a maior
parte do trabalho de conservação de emergência. Esse era o plano, mas até agora, os quatro
conservadores iraquianos não conseguiram vir aqui porque não têm passaportes ou documentos de
viagem – a Autoridade Provisória da Coligação ainda não colocou em prática um sistema para dar às
pessoas documentos de viagem; vivemos na esperança.
Mas tudo vai bem, eu vou sair novamente no início de outubro, quando a equipe internacional de
conservadores sair. Esse é o plano, e espero que no próximo ano a UNESCO assunte um papel mais
completo na coordenação da tarefa de reunir o Museu do Iraque novamente. O Museu Britânico vai
continuar a dar toda a ajuda que pudermos.
5/6
———————————-
O coronel Matthew Bogdanos é coronel do corpo de fuzileiros navais dos EUA e é responsável por
investigar os roubos do Museu de Bagdá. Ele é de fato um reservista, depois de uma carreira nos
fuzileiros navais durante o qual ele foi enviado para a Universidade de Columbia para ler estudos
clássicos. (Seu pai era um dono de restaurante grego em Manhattan, então ele foi criado em Homer.)
Desde então, ele foi procurador distrital em Nova York e passou os últimos 13 anos de sua vida na
aplicação da lei.
Após o 11 de setembro, ele foi chamado e agora está aplicando a lei no Museu de Bagdá. Este relato é
baseado em um relatório que ele deu ao Rencontre Assyriologique em Londres.
Para recuperar os itens, a equipe usou uma abordagem multifacetada. Em primeiro lugar, eles tiveram
que determinar o que estava faltando, que era uma tarefa hercúlea, pois os escritórios haviam sido
saqueados, os registros virados, então era impossível ter certeza do que estava lá em primeiro lugar.
Em segundo lugar, eles tiveram que disseminar fotografias de objetos específicos para que pudessem
ser reconhecidos e apreendidos. Em terceiro lugar, eles tiveram que desenvolver uma política de anistia,
colocando para fora a palavra que qualquer um poderia devolver itens sem qualquer medo de represália
ou acusação.
E, finalmente, eles tiveram que desenvolver fontes confidenciais na comunidade de Bagdá e realizar
ataques restauradores. Muitos dos objetos foram movidos para vários locais seguros. Os objetos mais
valiosos, particularmente os de ouro, foram depositados nos cofres do banco central. Infelizmente, estes
tinham inundado, mas uma equipe da National Geographic tinha bombeado os cofres para recuperar
milhões de dinares de moeda molhada e as caixas de ouro precioso e jóias - que tudo provou estar em
boas condições. Os manuscritos foram transferidos para um abrigo antiaéreo no oeste de Bagdá e 179
caixas contendo 8366 artefatos foram levados para um lugar secreto, um depósito que cinco membros
do Museu fizeram um juramento de não divulgar até que o Iraque tivesse um governo legal. Bogdanos
tinha visto e tinha dado sua palavra para não divulgar sua localização. Todos esses objetos pareciam
seguros.
O próprio museu foi saqueado. Um dos problemas era que, na percepção da população, o Museu estava
associado ao regime baathista, assim todos os escritórios foram danificados, cada porta foi quebrada,
cada computador foi roubado. Isso foi “roubo de raiva”, semelhante ao dos palácios presidenciais.
Havia um tipo diferente de destruição nas galerias públicas. Os saqueadores pareciam se enquadrar em
três categorias que podem muito bem se sobrepor. Nas galerias públicas os ladrões que roubaram 40
objetos eram seletivos e discriminatórios, evitando elencos e escolhendo os itens valiosos. Das 451
vitrines, apenas 28 foram esmagadas – três das quais continham objetos importantes, enquanto a
maioria do resto estava vazia. Quarenta objetos foram roubados, dos quais dez foram recuperados. A
segunda categoria foi o saque nas revistas antigas. Isso parece ter sido indiscriminado e aleatório, com
o conteúdo das prateleiras varridos em sacos, e cópias e falsidades roubadas. As revistas antigas foram
seladas por uma porta de aço de 12 polegadas que não havia sido bebêucida. No entanto, uma porta
que levava a um beco havia sido aberta, mas não foi forçada. As chaves para essas portas não forçadas
foram vistas pela última vez no cofre do diretor e agora estão faltando.
6/6
Presumivelmente, alguém tinha ido para o cofre e pegou essas chaves sabendo que eles eram as
chaves para a porta dos fundos. Poderia ter sido feito pelo exército iraquiano: parece que uma posição
de tiro tinha sido estabelecida no piso superior. A terceira categoria consistiu nas Novas Revistas, um
anexo construído em 1986. Apenas uma das cinco lojas tinha sido aberta, mas é aqui que os principais
saques ocorreram. As revistas foram saqueadas por pessoas com conhecimento íntimo de pessoas.
Havia 30 armários de armazenamento contendo metade da coleção de selos de cilindro e a coleção de
moedas; estes não foram saqueados porque os saqueadores haviam deixado cair as chaves e não
conseguiam encontrá-las. 4795 selos de cilindros e 4997 outras peças foram roubadas de caixas em
cima dos armários. Os ladrões devem ter tido um conhecimento íntimo do museu e suas práticas de
armazenamento e sabem onde as chaves bem escondidas foram mantidas. Um total de 10.337 objetos
foram roubados, dos quais 671 acabaram de ser recuperados. Felizmente, os comprimidos de argila não
foram localizados e são todos seguros. Ao todo, quase 3.000 peças foram recuperadas até agora, a
maioria delas roubadas das revistas antigas. Destes poucos metros foram devolvidos como parte do
programa de anistia, e pouco mais da metade (1591) foram recuperados por técnicas de aplicação da
lei, como invasões, postos de controle e apreensões. Outras 679 peças foram apreendidas na Jordânia,
Itália, Reino Unido e EUA. Um pouco mais de 10.500 peças ainda estão faltando.
 (Este relatório foi adaptado do site do Museu Britânico)
Este artigo é um extrato do artigo completo publicado na edição 1 da World Archaeology. Clique aqui