Buscar

FÓRUM introdução ao serviço social

Prévia do material em texto

FÓRUM – SERVIÇO SOCIAL – INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL 
O serviço social tem sua fundação no cenário pós Revolução Industrial, percebemos que o surgimento de uma nova classe social, o proletariado, traz preocupações quanto às condições de vida e trabalho dos operários. A Igreja, na época com forte influência política e social, atua inclusive onde o governo não atuava e assim continua até os dias de hoje. Quando pensamos nas questões sociais, orfanatos, asilos, assistência social etc. percebemos o protagonismo ligado às instituições religiosas e sobretudo à Igreja Católica. 
Surgimento do Serviço Social na Europa:
- França: Final do século XIX, caráter confessional e ligado à caridade; voluntariado; Três correntes: as assistentes sociais em residências sociais, o serviço social de tipo familiar e superintendente de fábricas (BOUQUET, 2019).
- Portugal: 1930, Instituições de ensino superior particulares; Era ligada ao patriarcado de Lisboa, à diocese do Porto e à junta da província da beira litoral (MARTINS; TOMÉ, 2019); começou com título não conferente ao grau acadêmico, com muita luta, depois bacharel e licenciatura.
- Suíça: Metade do século XIX, as primeiras assistentes sociais passaram a requerer o reconhecimento das ações de filantropia do privado para o público; Mentona Moser e Maria Fierz, eram filhas de famílias suíças tradicionais burguesas, piores no Serviço Social. 
- Suécia: Final do século XIX e início do século XX, caráter de caridade, a princípio repressivo e depois no sentido do empoderamento. Origem em quatro etapas, não estavam ligadas à igreja, mas sim ao governo pós Segunda Guerra Mundial até o Estado de Bem Estar Social.
- EUA: Século XIX, organização e instituição de obras privadas, organização de obras e subsídios materiais. Articulado com a crença cristã e a caridade, mas agenciados por donos de empresas, por exemplo. 
- Brasil: Década de 20 do século XX, São Paulo e Rio de Janeiro. Ligada à Igreja Católica. Rio de Janeiro no ano 1920: a Associação das Senhoras Brasileiras, e em São Paulo, a Liga das Senhoras Católicas no ano de 1923. CEAS-Centro de Estudos e Ação Social, fundado em setembro de 1932 e se empenhou na divulgação da doutrina social da Igreja e na formação social católica. O CEAS, foi o responsável por implantar a primeira escola de Serviço Social do Brasil, em 1936 em São Paulo, sendo dirigida por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl (BULLA, 2003).

Mais conteúdos dessa disciplina