Buscar

relatorio gestao adriana

Prévia do material em texto

2
	
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA 
ADRIANA DE FÁTIMA FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO
BETIM
2017
ADRIANA DE FÁTIMA FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão 
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves
Tutor de sala: Michele Aparecida De Oliveira Pereira Silva
BETIM
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	6
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	8
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA GESTÃO	14
RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA	18
MOSTRA DE ESTÁGIO	19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 	20
REFERÊNCIAS	21
INTRODUÇÃO
No estágio de Gestão que foi realizado na creche CIM (Centro Infantil Municipal Casa Escola Jardim Recreio), junto a diretora Flávia e a Coordenadora Pedagógica Ana Flávia, foi realizado uma série de observações. No primeiro momento pôde ser constatado várias formas de trabalho em grupo onde foi escolhido o tema Folclore para o projeto a ser desenvolvido. Na instituição de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de ideias
A Gestão Escolar formada pela Gestão administrativa, financeira, Gestão pedagógica e de Recursos Humanos, contribui para um bom resultado dos projetos elaborados em função da escola. O estágio supervisionado em Gestão proporciona a nós, futuros pedagogos, uma contribuição para a formação acadêmica possibilitando a integração entre teoria e prática com o dia a dia da rotina da creche.
Através do trabalho coletivo coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos, percebeu-se que não era difícil chegar ao objetivo no qual a Casa Escola Jardim Recreio busca, pois o entrosamento, compromisso e dedicação entre todos os funcionários é de perfeita sintonia.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio em gestão escolar é de suma importância para os futuros pedagogos, pois ele possibilita a relação entre a teoria e a pratica, podendo assim ficar mais próximos com a realidade da instituição e ter conhecimento dos problemas e das soluções encontrada pela gestão.
O estágio foi realizado no CIM (Casa Escola Jardim Recreio), no horário da tarde.
A instituição começa a funcionar as 7h30, onde as crianças são calorosamente recebidas em suas salas pelas professoras. Ás 7h e 45min é servido o café, sendo cada turma levada para o refeitório (menos o maternal 1 por serem muito pequenos). O café é composto por biscoitos e leite variando o biscoito e leite às vezes com chocolate.
A rotina acontece ás 8h:00min e cada dia da semana um professor é designado a realizar uma atividade, mas sendo sempre iniciada com uma oração, em seguida, as turmas se deslocam para as salas onde cada professora irá desenvolver seu planejamento entre atividade escrita, ludíca, música e outras. Às 09h:00min eles voltam para o refeitório onde é servido um suco ou fruta para hidratação das crianças. Às 10h:00min as turmas do maternal I e II almoçam e às 10h:30min o pré-escolar I e II almoçam, sendo que o maternal I almoça separado dos maiores. Após o almoço todas as turmas escovam os dentes, a creche se prepara para o momento de descanso e o pré-escolar se organiza para ir embora às 11h:30min. Às 12h:30min as turmas do pré-escolar do turno vespertino chegam e são encaminhados para o refeitótio para a hidratação, depois voltam pra a sala e começam as suas atividades, voltando para o refeitório às 13h:30min, junto com o maternal I e II quando é servido o lanche. Depois do lanche todos retornam para as salas onde a creche se organiza para o banho e a pré-escola realiza atividades previamente planejadas pelas professoras. 
A Coodenadora Pedagógica acompanha, diariamente, a rotina da instuição, o planejamento das professoras, a disciplina e aprendizagem das crianças. Há uma grande interação entre Coordenação e Crianças, Coodenação e Professoras, Coordenação e Direção, assim como, Professoras e Alunos e Professoras e Direção.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Casa Escola Jardim Recreio foi fundada, oficialmente, em 08 de Janeiro de 1993. A princípio a escola funcionava em uma casa alugada, mais tarde foi solicitada à Prefeitura a doação de um terreno, que no projeto original do loteamento do bairro seria uma praça, mas que não havia sido utilizado. Após o processo de licitação, no dia 16 de Dezembro de 1995 foi inaugurada a nova sede da escola na rua Sila Lima, n° 200 no bairro Vianópolis em Betim-MG.
Em Julho de 2011, a escola que até então era uma entidade comunitária, passou pelo processo de municipalização passando a se chamar Centro Infantil Municipal Casa Escola Jardim Recreio. A escola conta com 1 secretaria, 7 salas de aula, 1 refeitório (que divide espaço com sala de vídeo), 2 banheiros infantis, 2 banheiros para funcionários, varandas, 1 cozinha, 1 área de serviço com um pequeno depósito de material de limpeza e mesa de refeição para funcionários. Não tem sala de professores. Na área externa tem um espaço todo cimentado com 1 casinha de boneca, 1 parquinho e 1 jardim. O espaço físico não atende a inclusão devido a algumas barreiras físicas como escadas que dificultariam a locomoção e acessibilidade. Para o atendimento das crianças as professoras contam com recursos didáticos – pedagógicos diversos: material de estudo, livros de literatura infantil, jogos e brinquedos apropriados para a idade das crianças atendidas. Ficam também a disposição delas: 01 computador, 01 impressora, 01 aparelho telefônico, 01 caixa de som, 01 rádio que toca cd, possui 01 televisão e 01 DVD em cada sala.
Hoje, a escola funciona no horário de 07:30h às 16:30h, atendendo um total de 175 crianças na faixa etária entre 1 a 5 anos, sendo de 1 a 3 anos no horário integral e 4 e 5 anos parcial. São servidas 5 refeições e em média 1 banho diário. No quadro de funcionários tem 1 diretora, 1 tesoureira, 1 auxiliar administrativo, 1 coordenadora pedagógica, 12 professoras, 11 atendentes pedagógica, 2 auxiliares de limpeza, 2 cozinheiras. A funções de auxiliar administrativo e professor são ocupadas por pessoas aprovadas em concurso público, ou seja, servidores do quadro da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Educação de Betim, em regime estatutário, onde professor possui habilitação mínima em Magistério e Pedagogia ou estão cursando Pedagogia ou Normal Superior.
O planejameto diário, a rotina e os projetos das atividades realizados juntos às crianças levam em consideração o espaço físico da instituição, recursos humanos e materiais disponíveis. O horário é organizado de forma a contemplar as áreas de conhecimentos previstos no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, sempre respeitando as concepções do Cuidar, Educar e Brincar.
A escola atende crianças dos bairros: Vianópolis, Flores, Limpeiros, Marimbá, Santo Afonso e Recreio Alvorada, cujas famílias tem o perfil de classe média baixa, com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, a maioria da comunidade reside em área rural, sendo sítios, barracões, casas próprias e cedidas. As famílias são constituídas por um grande número de crianças de pais adolescentes, portanto, é notável a presença de avós, tios, irmãos no dia a dia das nossas crianças. 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Diário de observação da atuação do pedagogo.
1º DIA: Betim, 21/08/2017
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Hoje no meu primeiro dia de estágio, pude acompanhar o trabalho da pedagoga Ana Flávia, então entendi melhor que sua funçãonão se restringe em apenas monitorar os docentes e sim toda a escola e que às vezes nem sempre é bem delimitada. São poucos os que valorizam esse trabalho. Muitos pensam que o profissional que exerce esse cargo apenas comparece a escola para dar ordens. Muitos problemas poderiam ser evitados se o trabalho do pedagogo fosse valorizado e acompanhado mais de perto pelos familiares. Pois são problemas coletivos e que não basta apenas um para resolvê-lo e sim toda uma equipe escolar junto a família do aluno.
Depois de um tempo na secretaria a pedagoga Ana Flávia me levou para conhecer a instituição C.I.M Casa Escola Jardim Recreio. Fui apresentada a várias professoras. Pude participar por algum tempo de suas aulas onde as crianças puderam me conhecer um pouquinho. Nesse primeiro dia percebi que a pedagoga é sempre bem requisitada em vários setores da instituição sendo a sala de aula o tempo maior. Crianças com dificuldade indisciplinar.
Diário de observação da atuação do pedagogo
2º DIA: Betim, 22/08/2017 
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Neste segundo dia, um pouco mais familiarizada com a instituição, percebi que são muitos os afazeres do pedagogo, mais do que imaginei.
A pedagoga Ana Flávia se encontra na instituição às 7h e 15m, pois o horário de funcionamento é por tempo integral. As 7h e 30m o portão é aberto para a entrada das crianças com o seu responsável. Em cada sala se encontra o professor a espera dos alunos. Nesse período percebi que são vários pais ao mesmo tempo querendo conversar com a pedagoga. Passado o momento de entrega das crianças, ela vai ao refeitório verificar se já está pronto o lanche, que é servido às 7h e 45m. Em sua sala que é dividida com mais três pessoas, ela fica responsável, por encaminhar as atividades xerocadas as turmas do primeiro e segundo período, pois o projeto das aulas foi elaborado por ela e as professoras, dias antes em reunião.
Essa reunião é uma das pautas sobre o que uma pedagoga faz em uma instituição, pois muitas outras são feitas para que tudo ocorra sem muito desgaste e em sintonia com todo o resto. Os afazeres do pedagogo não se limitam apenas as crianças e professores, pois o PPP da escola é amplo e dá total apoio as famílias e a comunidade onde se encontra a instituição. 
Diário de observação da atuação do pedagogo.
3º DIA: Betim, 23/08/2017
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Hoje no terceiro dia, já acostumada com as crianças e os professores, me sinto a vontade para ajudar sempre que preciso, mas sempre com a avaliação da pedagoga. Foi preciso muita observação nestes dois dias pra poder entender que ser pedagogo não é tarefa fácil e depende não só de uma boa formação, mas também de muito amor. 
Em meio a muitas coisas a serem feitas ela tirava um tempo para poder me orientar e me explicar sobre cada função a ser realizada, de como o PPP é feito e por quem é feito, sobre a importância dele na instituição e que se bem elaborado por todos ele pode assegurar tanto as crianças como os professores.
As 14h00min uma reunião foi realizada com os professores que estavam em horário de estudo para os preparativos sobre a festa da família. Teriam que acertar a data, o horário e as ornamentações. A pedagoga pôs em ênfase na reunião que a festa teria que abordar o fator dia dos pais, pois essa data não é comemorada no mesmo estilo que o dia das mães. 
Diário de observação da atuação do pedagogo.
4º DIA: Betim, 24/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Entre tantas atividades do pedagogo na instituição, as crianças que apresentam um quadro de indisciplina e as crianças que apresentam algum tipo de deficiência, são crianças onde a atenção é redobrada, pois a inclusão é um tema de total importância para a escola. O fator inclusão social é muito delicado e a instituição não está totalmente preparada para receber essas crianças, pois o local não tem estrutura apropriada. 
A pedagoga Ana Flavia disse que o quadro de crianças com deficiência na creche são poucos, todos eles são acompanhados por ela e seus responsáveis. Os mais comuns são de crianças que precisam de acompanhamento psicológico, pois tomam algum tipo de remédio controlado; casos de fonologia, neste caso os pais são monitorados pela pedagoga, e são encaminhados ao médico.
Diário de observação da atuação do pedagogo.
5º DIA: Betim, 25/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Essa semana de observação foi muito gratificante no meu currículo acadêmico, pois acrescentou conhecimentos antes vistos apenas nos livros e estudados em sala de aula.
Acompanhar a pedagoga Ana Flavia e vivenciar uma semana de seu trabalho me fez deparar com uma realidade ainda não conhecida por mim.
O pedagogo é de suma importância na instituição escolar e fora dela, pois seu trabalho é amplo, sua presença é fundamental em todo o ambiente escolar. Acompanhei confusões entre alunos que só ela conseguiu resolver. As reuniões com pais, que não querem entender a indisciplina de seu filho no ambiente escolar e que só querem cobrar dos professores, ao invés de tentar buscar soluções. 
A falta de apoio ao pedagogo é mais comum vista de perto, são muitas cobranças com poucos recursos, e o seu dia a dia é tão intenso que chega ser desgastante. 
Na sexta feira, os docentes tem o compromisso de mandar para casa copos, lençóis, cobertores, materiais que retornam na segunda. Isso também é função do pedagogo, orientar aos professores, para que nada seja esquecido.
Diário de observação da atuação do pedagogo.
6º DIA: Betim, 28/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
O retorno na segunda, foi muito agitado, acompanhei a pedagoga no horário da tarde, achei de suma importância acompanhar os dois turnos para conhecer toda a rotina da instituição. O primeiro e segundo período chegam 12h e 30m acompanhados pelos responsáveis, ainda encontram algumas crianças do maternal dormindo. Logo a pós a chegada eles são levados para a hidratação onde comem uma fruta. O maternal começa a preparação para os banhos, cada professora tem seu horário para evitar confusão, já que a creche é composta apenas por dois banheiros para os alunos, sendo um para as meninas e o outro para os meninos. A entrega do material entregue pelos pais é refeita para a pedagoga. Entre essa rotina a procura de pais para conversar com ela é constante.
Diário de observação da atuação do pedagogo.
7º DIA: Betim, 29/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
A pedagoga relata a importância de trabalhar com o material dourado nas aulas de matemática, que tem como finalidade concretizar os conhecimentos dos alunos acerca da matemática, também são utilizados com estratégias de ensino, em especial nas disciplinas de português e matemática. Presenciei os alunos utilizando o material dourado, e pude perceber o quanto o aluno aprende brincando. A pedagoga deixou claro que o ludíco tem que fazer parte do dia a dia das crianças, pois elas precisam desse momento para o seu desenvolvimento. A escola também conta com outros tipos de brinquedos, onde a criança pode ter o seu momento de lazer. O parquinho é o preferido das crianças e a pedagoga faz questão de acompanhar a manutenção dos brinquedos zelando pela segurança das crianças.
Diário de observação da atuação do pedagogo.
8º DIA: Betim, 30/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
A pedagoga deixabem claro o compromisso dos professores em prosseguir a aula relembrando do conteúdo do dia anterior e orientando o que será trabalhado no dia. Com isso pude perceber o quanto a professora se preocupa com a aprendizagem do aluno.
A mesma segue um planejamento,sendo que o plano do dia foi executado com sucesso uma vez que ouve a participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas. Ela explica que geralmente o tema é o mesmo, sendo que cada professor desenvolva de acordo com a idade de sua turma.
9º DIA: Betim, 31/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
Hoje no penúltimo dia de observação acompanhei a pedagoga por toda instituição. Em seu momento livre ela me auxiliou no meu projeto, cujo tema foi folclore, onde achamos que é um tema amplo e que as crianças ficam a vontade por causa das músicas, brincadeiras e outras coisas. Em nenhum momento vi alguma falta de atenção dela em relação as crianças, professores ou pais. Seu trabalho foi desempenhado com muito profissionalismo, dedicação e carinho para com todos 
10º DIA: Betim, 01/08/2017	
Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio
Acadêmica/Estagiaria: Adriana de Fátima Ferreira
Supervisor de Campo: Ana Flavia Vieira Silva
O objetivo da observação é verificar o que acontece no decorrer da escola e qual o papel do pedagogo em relação ao que acontece nela. O trabalho não é facil, as cobranças são constantes e o desafio é grande sendo que todos os dias se enfrenta um novo desafio. Minha vontade de concluir o curso de pedagogia só aumentou, o meu amor por essa profissão é ainda maoir. Sei que muito tenho que aprender, mas depois dessa experiência, me sinto mais disposta a enfrentar os desafios que virão. 
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA GESTÃO 
Identificação da Instituição: CIM Casa Escola Jardim Recreio.
Carga Horária: 8horas
Quem se torna responsável em aplicar a proposta de atuação do pedagogo: Acadêmica Adriana 
Temática: Projeto Folclore
Introdução
Diante da preocupação com o desenvolvimento do conhecimento e respeito com nossa cultura, fez-se necessário desenvolvermos um projeto voltado para as tradições folclóricas, com práticas de relacionamento com nossas crenças, lendas, ditos populares, parlendas, charadas, cantigas entre outros, assumindo então desde cedo, ainda na educação infantil o hábito de manter aceso essa cultura e que não caia em esquecimento uma tradição tão importante como o Folclore.
Para iniciar o projeto folclore na educação infantil, seria interessante fazer uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos prévios, com uma roda de conversa, depois de ouvi-las, explicar que folclore são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas. Levando esse conhecimento de forma lúdica com musicas, historias entre outros.
Justificativa
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo e sua cultura.
Objetivos Específicos
· Repassar valores culturais.
· Resgatar a importância do Folclore.
· Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
· Desenvolver e estimular a coordenação viso motora.
· Socializar.
· Estimular o ritmo.
· Desenvolver a linguagem oral e escrita.
· Desenvolver a criatividade.
Fundamentação Teórica
Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras e brinquedos, músicas, levando-os a pesquisarem com seus pais, avós, tios e outros parentes sobre o tema em questão. Interesse e respeito pela sua cultura, preservação pela tradição de seus costumes.
As atividades a serem trabalhadas devem ter planejamento prévio, objetivos claros, cognitivo e afetivo. Devem ser desafiadoras de modo que busquem proporcionar a descoberta, criatividade, produção e a construção do conhecimento pela criança. (RODRIGUES, 2007).
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio. Se não houver um saber pronto e acabado a ensinar, a educação tem suas chances de sucesso ampliadas.
O brincar traz como característica marcante seu aspecto lúdico, constituindo-se uma manifestação do ser humano em qualquer idade. Para as crianças, constitui-se uma de suas atividades mais importantes, considerado inclusive, por muitos autores, como sendo o “trabalho da criança” (LIMA, 1992).
 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), através do brincar a criança estará desenvolvendo sua identidade e autonomia, além de aprimorar sua capacidade de imaginação e comunicação através principalmente das brincadeiras de faz-de-conta. Além disso, capacidades importantes como a atenção, a imitação e a memória são exercitadas através de estímulos oferecidos através da arte do brincar. Por fim, podemos perceber amadurecimento na capacidade de socialização das crianças, visto a interação e experimentação de regras e papéis sociais vividos através das brincadeiras (BRASIL, 1998, v. 2, p. 22).
Esse é o enfoque no resgate das brincadeiras folclóricas, que além da magia existente nelas e da diversão que proporcionam, trazem uma contribuição afetiva, repleta de significados para aqueles que as praticam, praticaram, assim como para aqueles que as estão ensinando para novas gerações. 
Segundo Gallardo (2003), os jogos e as brincadeiras são partes fundamentais da cultura corporal, e através delas nos apropriamos de diferentes manifestações culturais de forma lúdica da nossa cultura de origem, que integram nossa personalidade e identidade nacional.
Metodologia
O Projeto desenvolve-se através de atividades lúdicas tendo com norteador o Movimento de Reorganização Curricular para a Educação Infantil.
No primeiro momento foi trabalhado Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Atividades:
· Liga-pontos;
· Jogos e brincadeiras;
· Músicas;
· Contos de histórias sobre folclore;
· Trabalhar cores;
· Colagem com elementos naturais;
· Atividades com tinta.
Cronograma
O projeto será trabalhado durante o mês de agosto de 2017. 
Sendo que:
1ª Semana terá – conversa informal sobre o Folclore; trabalhar contos, lendas, parlendas, cores e explorar figuras diversas.
2ª Semana – trabalhar músicas, brincadeiras de roda; contar a lenda do Saci e observar seu desenvolvimento com a participação das crianças.
3ª Semana – confeccionar o chapéu do saci e trabalhar a cor vermelha.
4ª Semana – com a rodinha no inicio da aula fazer um teatro com a participação do todos da escola, e no final falar sobre a importância do Folclore e o porquê de manter viva essa cultura.
Critérios De Avaliação
Será contínua, observando a participação e o interesse pelas atividades de cada criança no decorrer do desenvolvimento do projeto.
RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO REALIZADA NA ESCOLA
Este projeto foi apresentado a equipe diretiva da escola,a qual gostou muito das sugestões e formas de trabalha-lo. Não foi realizado ainda mas ficou felizes com a iniciativa de o implantar na semana das crianças como opção de brincadeiras para a diversão das mesmas.
A proposta de atuação foi repassada para os professores durante o módulo e como é um projeto interdisciplinar todos aprovaram, cada professor buscou integrar os contéudos a serem repassados durante as aulas e sua aplicação no dia-a dia dos alunos.
MOSTRA DE ESTÁGIO
De acordo com a mostra de estágio realizado no polo da unopar, entre acadêmicos e tutora da sala foi cosntatado através de relatos as experiências vividas por cada acadêmico onde cada um compartilhou com o grupo suas vivências, fatos e conhecimentos durante o período de estágio. 
Notamos que conseguimos despertar a conscientização de pais e alunos para melhoria e formação dos hábitos higiênicos. A conscientização foi feita para que as famílias compreendam que desde muito pequena a criança exige cuidados especiais.
A proposta desenvolvida durante o estágio em concordância com a supervisora enriqueceu minha formação acadêmica. A mostra de estágio possibilitou troca de experiências adquiridas no âmbito escolar. Nós, alunos do curso de pedagogia, compartilhamos o saberes vivenciados durante o estágio. 
Desafios e oportunidades de crescimento são vários, devemos abraçar a profissão, pois ela é um desafio. Sendo assim a amostra de estágio foi um importante momento para compartilhar experiências e os saberes conquistados. Os temas da amostra foram bem diversificados, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre varias instituições e seu modo de atuação. Percebi que tanto para mim, quanto para minhas colegas de sala, tudo o que vivemos nesses dias de estágio serviu para engrandecer ainda mais o nosso aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio em gestão me proporcionou a oportunidade de observar e compreender como se dá o funcionamento da escola, promovendo a compreensão da estrutura e da articulação das atividades educacionais, na forma de administrar e organizar os trabalhos pedagógicos. Este conhecimento proporcionado pelo estágio expande o significado da composição de um profissional da área da educação, integra a formação acadêmica e a fere subsídios para uma ação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permite a nossa atuação profissional, está vivência na área de gestão mostrou-me a seriedade da formação continuada e do constante aperfeiçoamento dos conhecimentos da área, das precisões sociais, da averiguação da própria prática e a busca de questões atuais.
Em análise, o dia a dia do gestor segundo minhas observações, fez-me perceber, que o papel do gestor é de uma grande importância. Suas ações são compartilhadas, planejada, conversada e levada em prática, sempre com um olhar atento aos imprevistos, afim de, remanejar todo planejamento para que o bom funcionamento que foca o bem estar dos educando seja potencialmente cumprido.
A instituição segue todas as normas e portarias do sistema educacional, valorizando a qualidade, visando a excelência e a formação de seus professores e funcionários, para que desta forma possa proporcionar uma aprendizagem significativa. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v. 2, 1998.
LIMA, E. C. A. S. A atividade da criança na idade pré-escolar. Série idéias, n.10, p. 17-23. São Paulo: FDE, 1992.
GALLARDO, J. S. P. Delimitando os conteúdos da cultura corporal que correspondem à área de Educação Física. Revista Conexões, v. 1, n. 1, p. 39-54, Campinas, Revista Conexões SP, Brasil, 2003.

Mais conteúdos dessa disciplina