Buscar

UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO - QUESTÕES AMBIENTAIS - QUESTÕES

Prévia do material em texto

De acordo com Mota, o ambiente urbano é composto por dois sistemas inter-relacionados, sendo o sistema antrópico e o sistema natural. Sobre o tema, avalie as proposições:
I___ O sistema antrópico é formado pelos seres humanos que habitam as cidades, já o sistema natural é composto pelos recursos naturais disponíveis no território que compõe um determinado espaço urbano.
II___ Os seres humanos têm o domínio dos recursos naturais existentes, apropriam-se deles e os utilizam como fontes de matéria-prima e energia. Essa apropriação garante a sobrevivência dos homens nos centros urbanos.
III___ Nas cidades, em função dos seres humanos encontrarem tudo que precisam para sua sobrevivência, funcionam como sistemas fechados, sem necessariamente se relacionarem com outros sistemas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I e II
Sobre o processo de urbanização e degradação dos ecossistemas, com base no texto estudado, avalie as seguintes proposições:
I___ O processo de urbanização pode causar impacto tanto às atividades humanas como à sobrevivência da fauna e da flora.
I___ A degradação de áreas de mangues não implica em graves problemas ambientais, apenas transtornos para a população que vive no local.
II___ A ocupação inadequada de dunas pode gerar a desfiguração da paisagem e a diminuição da recarga de aquíferos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I e III
Sobre o ecossistema e o efeito estufa, avalie as proposições e assinale a opção correta.
I___ O processo de urbanização ocorre, sempre respeitando o ecossistema local. Quando não é respeitado, provoca sua destruição total ou parcial, pode causar impacto tanto ás atividades do homem como a sobrevivência da fauna e da flora.
II___ Diversos são os exemplos de degradação dos ecossistemas resultantes do processo de modernização. Entre eles estão à construção de aterros em áreas de mangues e a ocupação inadequada de dunas.
III___ A produção de gases, como o gás carbônico, os clorofluorcarbonos, o metano e os óxidos de nitrogênio, têm contribuído muito para o aumento do efeito estufa.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: II e III
Sobre a questão planejamento urbano rumo e as cidades sustentáveis, discutida no texto da disciplina, avalie as proposições:
I___ As questões ambientais no espaço urbano só passaram a ter visibilidade a partir das décadas de 1980 e 1990. Essa visibilidade só ocorreu devido aos fóruns internacionais realizados pelas Nações Unidas (GROSTEIN, 2001).
II___A Conferência do Rio de Janeiro ou ECO 92, de acordo com Sachs (1999), foi à motivadora para muitas transformações socioeconômicas e ambientais do planeta, como o surgimento dos ministérios do meio ambiente em quase todos os países e o aparecimento da sociedade organizada como terceiro poder ao lado do Estado e das empresas, tornando a discussão sobre sustentabilidade de uso comum."
III___ O planejamento urbano deve ser realizado com base na concepção de desenvolvimento sustentável, que de acordo com Mota (2003, p.22), ao citar a Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, deve ser entendido como 'aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades'."
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: III
Acerca dos problemas ambientais nas áreas urbanas, avalie as proposições:
I___ Os problemas ambientais nos centros urbanos do Brasil baseiam-se em duas diferentes ordens: a pobreza nas cidades, que afeta a maioria da população urbana, e os problemas decorrentes da concentração de atividades econômicas nessas áreas, principalmente em atividades ligadas às indústrias.
II___ Os problemas ambientais urbanos estão relacionados tanto aos aspectos culturais, modo de vida e as relações interclasses, como ao processo de construção das cidades e as diferentes opções econômicas e políticas que influenciam na configuração do espaço.
III___ As áreas urbanas decorrentes da ocupação informal, onde a população vive às margens da sociedade, sem condições adequadas de infraestrutura, geram problemas socioambientais e situações de risco que prejudicam tanto o espaço físico como a saúde da população.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I, II e III
Sobre os impactos ambientais ocasionados pelo desmatamento em áreas urbanas, avalie as proposições:
I___ De acordo com Salati, o desmatamento é o primeiro fator de destruição da biodiversidade, atingindo diretamente na redução de habitáts de espécies animais e vegetais e indiretamente no aumento da produção de detrito orgânico e no aumento do efeito de borda.
II___ O aumento da produção de detrito orgânico e no aumento do efeito de borda, podem resultar em queimadas e na morte de árvores jovens, que podem ser abafadas com a queda das árvores mais antigas.
III___ As mudanças climáticas, a extinção de parte da fauna e da flora, a exposição dos solos, o assoreamento dos recursos hídricos, a contaminação das águas, a redução no fluxo de infiltração das águas da chuva, bem como as inundações.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I, II e III
Sobre o tema, ambiente urbano e seus impactos ambientais, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
R: Os problemas ambientais urbanos estão relacionados tanto aos aspectos culturais, modo de vida e as relações interclasses, como ao processo de construção das cidades e as diferentes opções econômicas e políticas que influenciam na configuração do espaço.
Sobre o tema desmatamento, com base no texto estudado, avalie-as proposições:
I___ O desmatamento é o primeiro fator de destruição da biodiversidade, atingindo diretamente na redução de habitáts de espécies animais e vegetais e indiretamente no aumento da produção de detrito orgânico e no aumento do efeito de borda.
PORQUE:
II___ A destruição dos habitáts das espécies animais e vegetais pode ocorrer diretamente pela retirada da cobertura vegetal, enquanto o aumento da produção de detrito orgânico e o efeito de borda são impactos indiretos do desmatamento que podem levar à queimadas e à morte de árvores jovens, afetando a biodiversidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
De acordo com Tucci (2004), o ciclo hidrológico sofre profundas alterações nos ambientes urbanos. Isso se deve principalmente à "alteração da superfície e a canalização do escoamento, aumento de poluição devido à contaminação do ar, das superfícies urbanas e do material sólido disposto pela população" (TUCCI, 2004, p.62).
Sobre os fatores causadores da poluição das águas, assinale a alternativa correta:
I___ O homem é o principal responsável pela poluição das águas nos centros urbanos. Através da sua utilização para o consumo doméstico e outras atividades, ele devolve a água para o ambiente com resíduos líquidos, o que resulta na poluição.
II___ Outro fator que contribui para a contaminação das águas é a poluição do ar e do solo, pois quando ocorre à precipitação muitos resíduos existentes no ar e no solo infiltram até os lençóis freáticos.
III___ Como única causa da poluição das águas está o lançamento de esgotos industriais em águas pluviais, que lança diretamente resíduos tóxicos e outras impurezas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: III
Sobre a poluição das aguas e do ar, e com base no texto estudado, avalie-as seguintes proposições:
I___ A ocupação urbana afeta o ciclo hidrológico, causando alterações significativas na superfície e canalização do escoamento, o que contribui para a poluição da água.
II___ A poluição da água nas cidades pode ser causada por diversas fontes, como esgotos domésticos e industriais, águas pluviais e lançamento direto de resíduos sólidos, e isso afeta negativamente a qualidade da água e a vida das pessoas e animais que dependem dela.III___ A poluição do ar nas áreas urbanas afeta o clima local apenas através do aumento da precipitação, não afetando diretamente a saúde da população que vive nessas áreas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I e II
A concentração populacional em algumas regiões mais desenvolvidas, como é o caso das regiões sudeste e sul do país, causaram graves problemas sociais, culturais e ambientais, resultantes da falta de oportunidades das diferentes classes sociais em absorver e adaptar-se aos impactos gerados pelo seu processo de desenvolvimento. Desta forma, percebe-se que há uma ênfase maior nos aspectos econômicos das cidades, pois as questões socioambientais, tanto nas pequenas como nas médias e grandes cidades, não se alteram com o passar do tempo.
Escolha uma opção:
R: Embora distintos, os problemas ambientais e os problemas sociais guardam uma relação e ambos produzem efeitos um no outro.
De acordo com Grostein (2001, p.16), os crescimentos informais dos centros urbanos causam problemas como "desastres provocados por erosão, enchentes, deslizamentos, destruição indiscriminada de florestas e áreas protegidas, contaminação do lençol freático ou das represas de abastecimento de água, epidemias e doenças provocadas por falta de umidade e falta de ventilação em moradias". Sobre os problemas ambientais, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
R: Os problemas ambientais mais graves em decorrência da ocupação do espaço pelo homem, ao contrário do que muitos pregam, ocorrem nos países desenvolvidos.
A poluição do ar afeta o clima nas áreas urbanas de diversas formas. De acordo com Russo (2011), o balanço energético das áreas urbanas sofre interferência, pois os poluentes refletem, absorvem e dispersam radiação solar. Muitos poluentes são abundantes no ar das cidades pelo fato de servirem como núcleos de condensação, onde a umidade está substancialmente abastecida através da evaporação, dos veículos e dos processos industriais, os quais emitem grandes quantidades de vapor d'água.
Sobre a poluição do ar, assinale a alternativa correta:
I___ A tendência é termos uma precipitação do problema da poluição do ar, aumentando consideravelmente nas áreas urbanas. Outras consequências em decorrência da poluição do ar são os malefícios causados na população residentes nessas áreas, como é o caso do aumento significativo no número de doenças respiratórias durante os últimos anos.
II___A poluição do ar é muito grave para a saúde das populações, embora seja um problema simples a identificação das suas causas e efeitos na saúde da população, torna-se de difícil solução pela ausência de interesse do poder público.
III___De acordo com Mota, a poluição do ar depende principalmente de fatores como: as condições topográficas do meio, as características climáticas do meio e as fontes de emissão de poluição, onde variam os tipos de poluentes, o período de emissão e a quantidade que é emitida para o ar.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
R: I e III

Mais conteúdos dessa disciplina