Buscar

Relatório Estagio Processos Educacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
DAYANNE GABRYELLE BRITO SANTOS
					 VIÇOSA DO CEARA
						 2021
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Estágio em Processos Educacionais, sob orientação do Professora Rejane Aparecida Meneghini.
Curso: Pedagogia
VIÇOSA DO CEARÁ
2021
AGRADECIMENTOS 
Primeiramente agradeço a Deus por me permitir vivenciar toda essa experiência acadêmica que servirá para minha futura vida profissional.
Todos da instituição CEI Miguel Domingo de Sousa, que me receberam de braços abertos em especial as Coordenadoras Edna Siqueira de Oliveira e Francisca Maria Lima Nascimento, ótimas como pessoa e excelentes como profissionais. 
A todos os funcionários que compões a equipe CEI, que foram de toda forma maravilhosos comigo ao me passarem conhecimentos e experiências vividas em seus trabalhos.
 
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO 	5
CAPITULO I:
	1.1-IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS .................................................................................6
	1.2 - IDENTIFICAÇÃO E ESTRUTRA DA ESCOLA .......................................7
		1.3 - APRESENTAÇÃO DA GESTÃO E FUNCIONARIO ...............................9
	CAPITULO II:
	2.1- CARACTERISTICAS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE ..................13
		2.2 - DESAFIOS E OBJETIVOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ..........................................................................................14
CAPITULO 3: 
		3.1 - ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO.....................................14
REFERENCIA
ANEXO
INTRODUÇÃO
 
 O presente relatório visa apresentar as observações, reflexões, análises e a participação dentro do ambiente escolar, diante das atividades realizadas pela equipe de gestão, baseadas nas atividades desenvolvidas no estágio obrigatório, referente a disciplina Estágio em Processos Educacionais do curso de Pedagogia – Universidade Estácio de Sá.
	O estágio foi realizado na Escola Municipal CEI Miguel Domingo de Sousa, localizado no interior de Viçosa do Ceará, especificamente no Distrito Juá dos Vieiras, s/n, no período de 27/09/2020 a 03/11/2021. Configurando-se como um instrumento avaliativo e requisito obrigatório para a aprovação na disciplina, um total de 154 horas/estágio.
	Os assuntos aqui abordados serão pertinentes a estrutura e funcionamento da escola, analisando os aspectos no que se refere ao trabalho e atividades desenvolvidas pela equipe de gestão e também as relações entre esta equipe e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar gestora, além de avaliar e analisar a existência do Projeto Político Pedagógico (PPP).
	Tem por objetivo relatar experiências e observações vividas por mim, Dayanne Gabryelle Brito Santos, estagiária acadêmica do curso de Pedagogia na modalidade EAD do Polo Tianguá-CE, cursando o 5º período.
	Organizado em capítulos, este relatório inicia com o capítulo I destinado a identificação da escola e a apresentação da equipe gestora. No capítulo II apresentarei as informações sobre a escola, com base nas funções desenvolvidas pelos profissionais. E no capítulo III descreverei o desenvolvimento e farei a análise das atividades observadas e realizadas. E em seguida minhas considerações finais sobre esta experiência.
	Minhas expectativas ao iniciar o estágio são inúmeras, espero encontrar um ambiente acolhedor, harmonioso onde há profissionais qualificados que saibam desenvolver as potencialidades dos alunos e suas necessidades e que os mesmos sejam coerentes com o que transmite aos alunos, espero também, me dedicar ao máximo na realização do meu estágio e assim usa-los como aprimoramento nas minhas práticas como profissional da área de educação.
	Todas as informações descritas neste relatório permitem direcionar o olhar objetivo de estudo, sobre a escola, voltado neste caso para a área da Gestão de Processos Educacionais. Contudo, com o desenvolvimento do estágio, se torna possível observar a transição do conhecimento adquirido na teoria sendo posto em prática.
CAPITULO I:
 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS.
A Creche C.E.I Miguel Domingo de Sousa tem como intuito educacional, ministrar a educação no nível da educação básica, proporcionando qualidade e compromisso com o desenvolvimento de todos os alunos. Buscando sempre estabelecer parecia com as famílias, com o intuito de faze-los compreender a importância da participação na aprendizagem da criança.
A Direção da Escola é responsável pela execução, coordenação e supervisão das atividades pedagógicas e administrativas. Sem Diretor, a escola é de responsabilidade do Núcleo Gestor composto por uma coordenadora Pedagógica e uma Vice Coordenadora.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica é ofertada em dois períodos (manhã e tarde), e tem por finalidade o desenvolvimento da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, intelectual, psicológicos e social, completando a ação da família e da comunidade. 
Por conta da pandemia, as aulas estão se dando de forma hibrida com a porcentagem de 50% de alunos dentro de sala de aula, conforme o decreto Municipal n°236/2021 de 08 de outubro de 2021.
A escola conta com transporte para deixar e buscar as crianças, a entrada dos alunos no turno da manhã se inicia as 07:00 horas com tolerância de 15min, saída às 11:00 horas. E no horário da tarde se inicia as 13:00 horas com tolerância de 15 min, saída às 17:00 horas. A rotina de entrada em tempos de pandemia tem demandando muito dos profissionais da escola, na entrada há todo um protocolo a ser seguido, como passar o álcool na mão das crianças, aferir a temperatura das mesma e guia-las até as suas salas. E na saída todo esse protocolo é refeito novamente.
Os horários de intervalo das Turmas são em horários diferentes, comtemplando 2 lanches por turno, a primeira turma (infantil III) inicia o 1° lanche 1hora e meia depois da chegada. Seguindo todo protocolo contra a covid, elas são enfileiradas mantendo a distância uma das outras e aconselhadas a lavarem as mãos em seguida irem para o refeitório. Logo após todos os alunos terminarem de comer, a professora orienta novamente para que façam todo o protocolo para voltar para a sala. As funcionárias de serviços gerais limpam todo o refeitório para que a próxima turma possa vim merendar. E isso se repete até o segundo lanche e consequentemente nas turmas do turno da tarde.
Vale ressaltar que toda essa rotina é flexível e adaptável a rotina da criança, pois cada criança tem um ritmo, inclusive ritmo fisiológicos que não conseguem deter, e precisam ser respeitadas.
1.2 - IDENTIFICAÇÃO E ESTRUTRA DA ESCOLA
A creche C.E.I Miguel Domingos de Sousa, é uma instituição pertencente a rede municipal de ensino, que fica situada no Distrito de Juá dos Vieiras – No município de Viçosa do Ceará.
Construída em dezembro de 2009, em um espaço doado pela senhora Maria Helena Morais de Carvalho, a creche teve sua obra financiada com recursos do PROARES, BID, GOVERNO DO ESTADO E MUNICIPAL.
 Com estrutura de pavimento térreo prédio amurado, seguro e adaptado para crianças da faixa etária existente na instituição iniciou suas atividades no ano de 2010. Antes da construção deste prédio a comunidade disponha de outra instituição, que era registrada com o nome, Creche São Sebastião, a mesma era muito pequena, funcionava em uma casa doada pela comunidade e funcionava apenas no período da manhã, atendia vinte e oito (28) crianças. Uma professora e uma auxiliar eram responsáveis pelo atendimento e as mães das crianças eram responsáveis pelo preparo dos alimentos e higiene do local.
 Atualmente a Creche funciona no turno matutino e vespertino, atendendo crianças da faixa etária de 3 a 5/6 anos de idade.
 A sua estrutura consiste em 12
cômodos: 
· 2 salas de aula com ar-condicionado – cada uma com 1 banheiro.
· 1 pátio coberto
· 2 banheiros na área de lazer
· 1 dispensa
· 1 refeitório
· 1 cozinha
· 1 almoxarifado
· 1 sala da coordenação/sala dos professores. (destinada a gestores e professores da instituição)
OBS: AGUARDA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SALA DE AULA.
As duas salas de aula são amplas e mobiliadas de formas iguais. Cada sala contem 25 mesinha adaptadas. Contem armários de aço, armários com gavetas, Estantes e cômodas nas duas salas. Em cada uma das salas funciona um banheiro grande com três chuveiros em cada, quatro armários de parede, cada um com quinze gavetas, duas pias de mármore três sanitários que acompanham lixeiras com tampas.
Em relação ao pátio, é grande e seu espaço é bastante adequado para apresentações de atividades, desenvolvimentos de oficinas, projetos e reuniões. Para esse espaço é destinada sessenta cadeiras brancas, que são usadas quando há necessidade de realização de alguma atividade na instituição, mas que no momento ficam em um canto do refeitório, já que o pátio atualmente é usando como sala de aula para receber uma turma.
A secretaria/ sala dos professores está mobiliada com armário de aço, um armário d emadeira, uma mesa para reunião com oito cadeiras giratórias e um birô. A instituição também conta com aparelhos eletrônicos como: Tv, computador, impressora, caixa de som, micro system.
Existe um almoxarifado com prateleiras de mármores, destinado a guardar utensílios de limpeza, um depósito para a merenda escolar também contendo prateleiras de mármore. A cozinha é mobiliada com geladeira, freezer, fogão industrial, batedeira, espremedor de frutas, liquidificador comum e industrial, dois filtros, pias inox e três armários.
No refeitório há 4 mesas para refeição, 8 bancos grandes, um bebedouro uma pia de mármore com dois laváveis e uma pia inox.
Sua capacidade de alunos atualmente é de 126 alunos, sendo:
	TURMA
	MANHÃ
	TARDE
	INFANTIL III
	22 ALUNOS
	20 ALUNOS
	INFANTIL IV
	19 ALUNOS
	19 ALUNOS
	INFANTIL V
	23 ALUNOS
	23 ALUNOS
Assim que foi construída, a escola tinha capacidade para atender as crianças da comunidade, porém atualmente, a demanda de alunos cresceu muito. Pelo motivo da pandemia ter feito muitas famílias retornarem para seus locais de origens trazendo seus filhos. Um fator principal que fez aumentar a buscar por matriculas.
A escola recebe abastecimento de água encanada, fiação elétrica em perfeito estado de segurança e uso, há coleta de lixo duas vezes por semana e tratamento de esgoto adequado. Na realidade atual, a estrutura da escola é pequena em relação a demanda de alunos que possui. Como são três turmas em cada período, e a escola possui apenas duas salas de ensino, sempre há um revezamento das turmas para uma delas ficarem estudando na área do pátio. O que por sua vez, não tem estrutura adequada para proporcionar conforto para os alunos, pois é um local que não há ar-condicionado e no turno da tarde o sol chega até em uma pequena parte da área do pátio.
1.3- APRESENTAÇÃO DA GESTÃO E FUNCIONARIOS.
A equipe que compões o quadro de funcionários é composta por 18 funcionários, sendo:
· 2 Coordenadoras
· 6 professoras
· 2 auxiliares de sala
· 2 merendeiras
· 3 zeladoras
· 2 vigias
· 1 motorista
Todos prezam pelo trabalho em equipe e contribuição com as suas funções para que assim possam alcançar a excelência juntos, em tudo que se referem a instituição. No quadro de funcionário atuam como:
· Coordenadora Pedagógica
- Edna Siqueira de Oliveira
- Formação: Formanda em Matemática - Especialização em Educação Infantil, Gestão Escolar e Coordenação pedagógica
- Turno: Manhã/Tarde
· Vice Coordenadora
- Francisca Maria Morais do nascimento
-Formação: Pedagogia
- Turno: Tarde
· Professora Infantil III 
- Cristiane Nascimento de Castro de Morais
- Formação: Pedagogia, cursando especialização em Psicopedagogia
- Turno: Manhã/Tarde
· Professora Infantil V
- Ana Celia
-Formação: Pedagogia
- Turno: Manha
· Professora Infantil IV 
- Ana Claudia Morais de Oliveira
- Formação: Formada em pedagogia com especialização em Gestão, Coordenação, Planejamento e Avaliação Escolar.
- Turno: Tarde
· Professora Infantil IV
- Ana Cristina Siqueira de Morais
- Formação: Letras, especialização em educação infantil
- Turno: Manhã
· Professora Infantil V
- Debora Djamily Magalhães Oliveira
- Formação: Pedagogia, especialização em docência em educação infantil nas series iniciais.
- Turno: Tarde
· Professora PA
Antônia Claudia Araújo Rodrigues 
Formação: Pedagogia
Turno: Manhã/Tarde
· Auxiliar de sala
- Valderice de Brito Veras
Formação: Ensino Médio completo, cursando o 5° de Pedagogia
Turno: Manhã/Tarde
· Auxiliar de sala
- Maria do Socorro de Oliveira
-Formação: Ensino Médio Completo
Turno: Manhã/Tarde
· Zeladora
- Cleciane Magalhães Xavier
-Formação: Ensino Médio Completo
- Turno: Manhã/Tarde
· Zeladora
- Luzia Cardoso de Morais
Formação: Fundamental completo
Turno: Manhã/Tarde
· Zeladora:
- Silvoni Veras de Morais
-Formação: Fundamental Completo
- Turno: Manhã/Tarde
· Merendeira:
Nelcioneide de Brito veras
Formação: Fundamental completo
Turno: Manhã/Tarde
· Merendeira
Maria Clenilda do Nascimento de Oliveira
Formação: Fundamental Completo
Turno: Manhã/Tarde
· Vigia
- Francisco Holanda da Silva Junior
- Formação: Fundamental completo 
-Turno: Noite
· Vigia
Franciberto Morais de Oliveira
Formação: Graduado em História
Turno- Noite 
· Motorista: Rossi Moreira Franco
- Formação: Médio Completo
- Turno: Manhã/ Tarde
	 O centro de Educação infantil, Miguel Domingo de Sousa é ministrado e avaliados por alguns educadores formados em outras áreas, que não a pedagogia, mas com formação para lecionar na educação infantil. 
	Professores, auxiliar de salas e coordenadores, participam de planejamentos quinzenal, encontros mensais e formações bimestrais, esse planejamento estratégico serve para aprimorar e melhorar os seus trabalhos. As merendeiras e as funcionárias de serviços gerais participam de curso de capacitações a cada dois meses.
	
CAPITULO 2 
2.1 - CARACTERISTICAS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE
	A população a ser atendida pela instituição, CEI Miguel domingo de sousa é bem diversificada, há pais agricultores, comerciantes, funcionários públicos, caminhoneiros... Socialmente falando são pessoas simples, que trabalham sempre em buscar de dias melhores, mesmo com toda dificuldade do dia a dia, trabalham para oferecer aos seus filhos uma boa educação, embora a instituição tenha que cumprir a responsabilidade da família, pois as vezes não conseguem dá suporte ou dar acompanhamento as crianças.
	A instituição procura conviver com essa realidade e condições, e tenta a todo momento criar e inovar em estratégias que possam contribuir para a educação dessas crianças. Todos os funcionários que fazem parte da instituição são cientes de que acolher essas crianças, compreender o que acontece com as famílias pode contribuir em uma construção conjunta de ações positivas.
 2.2 - DESAFIOS E OBJETIVOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
	
	A instituição depara-se com alguns desafios relacionados ao ensino aprendizagem das crianças. Por conta da pandemia, muita criança não está no nível de ensino que deveria, muitas não têm ajuda dos pais em casa ou os pais não sabem ler para ajudar, alguns até mesmo dizem não ter paciência para ensinar os filhos.
	A coordenação, juntamente com toda equipe de educadores procuram soluções que possam auxiliar nesse processo, garantindo assim um desenvolvimento melhor do aluno, e sempre deixando claro que cuidar e educar são indissociáveis.
	Em relação aos objetivos e visão de futuro, a instituição preza pelo desenvolvimento das potencialidades individuais, simbólicas, sociais, efetivas, emocionais e psicomotoras, respeitando as individualidades de cada aluno, permitindo assim que cada aluno possa construir a sua própria identidade. Buscando sempre estabelecer uma parceria com a família, para que os mesmos possam compreender a importância da participação
na aprendizagem das crianças. Traçando objetivos e estratégias para que tudo ocorra de maneira prazerosa para ambas as partes.
	A escola está sempre atenta as transformações do mundo se adequando as necessidades sociais, econômicas políticas e culturais, levando em conta o educar e o cuidar. Dentre as metas focadas pela instituição infantil alguma se destacam por serem de grande importância para obter assim excelência no ensino e na educação, são elas:
· Estabelecer maior interação da família com a escola 
· Rever praticas pedagógicas de ensino, aquisição de materiais e livros didáticos, dando continuidade aos projetos;
· Valorizar o professor pelo empenho e dedicação;
· Estabelecer contato efetivo e pedagógico com o aluno, visando a permanência com o sucesso do mesmo;
· Fazer visitas domiciliar nas casas dos alunos;
· Realizações de reuniões mensais com pais e professores; 
· Manter o ambiente escolar mais atrativo e agradável para os alunos e a comunidade em geral.
CAPÍTULO 3
3.1- ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUÇÃO
	O estágio teve início no dia 27/10/2021, recebida de forma carinhosa pelos colaboradores, foi possível observar que a equipe de funcionários que compõe a instituição é bastante unida e determinada no trabalho que exercem.
	A matricula das crianças é efetuada anualmente pela própria instituição, onde os pais procuram o estabelecimento para realiza-las. A coordenadora da instituição Edna Siqueira de oliveira, juntamente com a vice coordenadora Francisca Maria Morais do Nascimento e a equipe de docente são responsáveis por efetuar as matriculas e garantir vagas aos veteranos e também para os novatos.
	No início do estágio, como se destinava ao fim do mês de setembro, foi possível participar da reunião de planejamento mensal de coordenadores e professores, destinado a organizar e nortear os docentes nas atividades para serem trabalhadas no mês de outubro.
	Nesta reunião foram pautados, assuntos como:
· Entregas de atividades remotas
· Orientações para Inicio do bloco de atividades
· Orientações para professores sobre os ensinos hibrido
· Inicio do 4° período
· Sábados letivos - referente ao dia do professor (antecipado para o dia 11)
· Dias letivos e feriados referente ao mês de outubro
· Orientações sobre as frequências do mês de setembro
· Projeto Minha escola virtual
· Fim do Decreto Municipal N° 210/2021 de 02 setembro de 2021
· Possibilidades da Voltada turma com 50% de capacidades dos alunos para dia 8/10/2021.
	Ao longo dos dias, foi possível observar a forma como a coordenação da instituição, se dedica com determinação para fazer da escola um espaço acolhedor. Engana-se quem pensa que o trabalho atribuído aos coordenadores é somente trabalho básico, por trás de toda excelência de ensino, há uma equipe trabalhando pesado para desempenhar da melhor forma possível a sua função.
	No dia 30/10/2021, dia que antecedia a entrega dos blocos de atividades, com ajuda e auxilio das coordenadoras, imprimimos e organizamos papeladas dos blocos de atividades novos para a entrega no dia 01/10/2021, e criamos informativos sobre as entregas dos mesmos para serem postados nos grupos de WhatsApp da escola para os responsáveis das crianças. Na data de entrega de bloco contribuir no turno da manhã e da tarde no auxílio de entregas dos mesmos, recolhendo assinaturas dos responsáveis que recebiam o material didático, e organizando os blocos antigos em caixas para fazer a higienização para assim serem corrigidas pelos professores.
	Ao longo das semanas foram possíveis exercer trabalhos como:
· Observações nas salas de aulas;
· Analises das fichas de alunos e funcionários
· Auxiliar organização de data comemorativas e entregas de blocos de atividades;
· Auxiliar professores;
· Organizando papeis na secretaria; 
· Efetuando matriculas; 
· Aferindo temperatura;
· fazendo higienização com álcool das crianças na entrada da instituição; 
· Observando da rotina do lanche, 
	Neste pouco tempo de estágio, foi possível observar a dedicação no ensino prestado pelos funcionários nesta instituição. Aulas dinâmicas, que chamam a atenção dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das mesmas.
	A Escola preza muito a qualidade no ensino e bem esta das crianças, preocupando-se com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e motor. E para isso acredita que as crianças aprendem muito através das brincadeiras que isso faz com que elas vivam todas as fases do funcho fascinante e encantador de sonhos e faz de conta.
	 É de total importância que a criança tenha tempo para brincar, dentro do seu dia a dia. Que os afazeres a elas atribuídos lhe permitam um período livre de obrigações.
Sabendo da importância dessas atividades as brincadeiras fazem parte diariamente da rotina do CEI- Miguel domingo de sousa. Segundo um pesquisador muito importante que nos ajuda a compreender a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças, Lev Semynovitch Vygotsky destaca “Ao brincar, a criança assume e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginando, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”
	Vygotsky entende que a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança, pois tem a oportunidade de ser aquilo que ainda não é, poder agir como se fosse maior do que é a realidade e poder saber e usar coisas que lhe são proibidas.
	Outros estudiosos muito famosos e que colabora para a identidade da instituição, e que nós ajudamos a entender melhor a importância do brincar e dos projetos manipulado pelas crianças durante as brincadeiras é Jean Piaget. Segundo ele, quando criança usa os saberes e as possibilidades que já tem para tentar superar um desafio ou enfrentar um problema está realizando o que ele chama a assimilação do objeto.
Diante de afirmações belíssimas a instituição trabalha baseada nas teorias desses teóricos, as brincadeiras sempre farão parte da metodologia desenvolvida pelos educadores, colocando sempre em primeiro lugar o bem está dos alunos atendidas pela escola.
 Durante o tempo de estágio, foi possível observar as propostas pedagógicas da instituição, e perceber a contribuição para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto de uma equipe de qualidade.
	Finalizando o estagio no dia 3/11/2021, a sensação de dever cumprido e sentimentos de gratidão a toda equipe que trabalha na instituição CEI Miguel Domingo de Sousa. Uma experiencial de grande valia para vida acadêmica, que será levada para vida profissional com toda certeza.
	
REFERENCIAS
Vygotski, L. S. Fundamentos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.
Viçosa do Ceará. Lei n° 236/2021, de 8 de outubro de 2021. Dispõe sobre o aumento da lotação máxima de alunos nas aulas presenciais na modalidade do ensino hibrido na rede pública municipal de ensino. Disponível em: https://www.vicosa.ce.gov.br/decretos.php?id=2099 (Decreto Vigente)
Viçosa do Ceará. Lei n° 210/2021, de 2 de setembro de 2021. Dispõe sobre a autorização do retorno às aulas presenciais na modalidade de ensino híbrido na rede pública municipal de ensino com lotação de 35% do alunos em sala de aula. Disponível em: https://www.vicosa.ce.gov.br/decretos.php?id=2057 
ANEXOS
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?