Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
aluna: ANA LUIZA SOUSA COSTA – matrícula: 223003137
TURMA: IL60086 / motivação, liderança e gestão de equipes
Prof: JOSE ROBERTO TAVARES SAMPAIO
SALVADOR-BA 20/11/2022
PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CLIENTES
Para começar, devemos entender o que significa ser um gerente. Liderança, de acordo com Robbins, é "a capacidade de persuadir um grupo de pessoas a alcançar metas e objetivos". Segundo Cortella, “enquanto a liderança é definida pelo poder de comando sustentado pela posição de uma pessoa em uma estrutura hierárquica específica (família, empresa, escola etc.), a liderança é definida pelo exemplo, admiração e respeito”. A liderança é definida por Robbins como uma função, enquanto Cortella a define como características derivadas dos líderes originais. Ambas as percepções estão corretas, mas a definição de Robbins está no lado formal. A definição de Cortella pode ser chamada de “informal” porque as características listadas são uma forma mais natural de um líder agir e ser percebido pelos outros. Vejamos as cinco características: 
· 1º Integridade: O líder deve agir de acordo com o que diz. Guarde sempre suas palavras para servir de exemplo de sua própria fala.
· 2º Competência: O líder deve conquistar a confiança de seus subordinados, demonstrando competência em seu cargo e fornecendo suporte em todas as áreas, tanto técnica/profissional quanto emocional (pressão do cliente, pressão do prazo, pressão superior e outras questões). Demonstre sua capacidade de cumprir suas responsabilidades, demonstre domínio sobre os problemas e, quando necessário, demonstre sua capacidade de investigar e resolver problemas, principalmente com o auxílio de sua equipe.
· 3º Consistência: Demonstrar segurança e capacidade de analisar e realizar julgamentos corretos.
· 4º Lealdade: Capacidade para analisar o problema para proteger edefender seus subordinados, mas após a análise, se seu(s) subordinado(s) estiver(em) errado(s), internamente (postura administrativa) tomar as providências corretas e necessárias de correção ou punição administrativa do(s) funcionário(s) ou funcionária(s).
· 5
 º

Mais conteúdos dessa disciplina