Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transversalidade
TRADIÇÃO INDÍGENA
A TERRA SAGRADA DOS ÍNDIOS
O funeral dos índios Bororó, é um dos rituais mais complexos do mundo. Leva meses e envolve toda a aldeia, com pinturas, músicas, danças e rezas. Eu tive a oportunidade de acompanhar um, na Terra Indígena Tereza Cristina no Mato Grosso. Os Bororó acreditam que, após a morte, a alma da pessoa passa a habitar o corpo de um animal, e o funeral deve guia-la nessa transição. Mario um jovem Bororo, foi meu guia durante o funeral. Graças a ele descobri que cada elemento da aldeia, aquelas coisas que pareciam apenas casas, um banhado, árvores também tinham um significado oculto – porque desempenha um papel específico no processo. Um indígena resumiu de forma simples: “Nossa aldeia é sagrada”. Quando um índio diz que a própria terra é sagrada não é apenas força de expressão. Muitos povos indígenas acreditam em Deuses e seres mitológicos ligados a Elementos da Natureza e o território é o ambiente físico onde estes seres se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles. “Todos os índios querem voltar no tekohá (local sagrado) onde nasceu. Os antepassados querem que a gente vá para lá, andar em cima da nossa aldeia”, explica o cacique guarani Elpidio Pires. “Os guaranis tem a concepção de que são a primeira semente plantada na terra”, afirma o antropólogo Rubem Almeida, que estuda este povo à décadas. E isso explica a relação deles com o seu território. “É como com as plantas. Se uma planta nasce em certo lugar, é dali. Os guaranis entendem que pertencem a uma determinada terra – e não que a terra pertence a eles, diz.
 (autor desconhecido)
ASSISTA O VÍDEO “A MÃE DO BRASIL É ÌNDÌGENA na voz da Cantora Maria Bethania:
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=wJ-E8wU5-_E&ab_channel=TVArtMultCultural
LEIA O TEXTO DE MIRIAN KREXU o mesmo que foi declamado por Maria Bethania no vídeo acima.
“A mãe do Brasil é indígena, ainda que o país tenha mais orgulho de seu pai europeu que o trata como um filho bastardo. Sua raiz vem daqui, do povo ancestral que veste uma história, que escreve na pele sua cultura, suas preces e suas lutas. Nunca vou entender o nacionalismo estrangeiro que muitas pessoas tem. Nós somos um país rico, diverso e guerreiro, mas um país que mata o seu povo originário e aqueles que construíram uma nação, que ainda marginaliza povos que já foram escravizados e seguem tentando se recuperar dos danos.
O indígena não é aquele que você conhece dos antigos livros de história, porque não foi ele que escreveu o livro então nem sempre a sua versão é contada. Ele não está apenas na aldeia tentando sobreviver, ele está na cidade, na universidade, no mercado de trabalho, na arte, na televisão, porque o Brasil todo é terra indígena. Sabe aquela história de que “sua bisavó foi pega no laço?” Isso quer dizer que talvez seu bisavô tenha sido um sequestrador, então acho que você deveria ter mais orgulho do sangue indígena que corre em suas veias. A mãe do Brasil é indígena.” – Texto de Mirian Krexu
ATIVIDADE 1
De acordo com os textos e vídeos, reflita sobre está afirmação:
“Os guaranis tem a concepção de que são a primeira semente plantada na terra”, afirma o antropólogo Rubem Almeida, que estuda este povo à décadas. E isso explica a relação deles com o seu território. “É como com as plantas. Se uma planta nasce em certo lugar, é dali. Os guaranis entendem que pertencem a uma determinada terra – e não que a terra pertence a eles, diz.
1) Da onde vem seus ancestrais?
2) Como é a sua relação e a relação dos seus familiares com a terra e os recursos naturais?
ATIVIDADE 2
Os territórios indígenas, que atualmente correspondem a 13% do Brasil, também são alvos de interesses políticos e econômicos. Em 16 de abril de 2013, três dias antes do dia do índio houve a invasão do congresso nacional por um grupo de 300 indígenas, que tomaram o plenário e cercaram alguns deputados. Era um protesto contra a (PEC) 215, projeto de lei que daria ao congresso o poder demarcar – e reaver terras indígenas. Os índios temiam que deputados ligados ao setor agropecuário ( que formam a “bancada ruralista”) e empresas se mobilizassem para reduzir suas terras. As 687 terras indígenas no país, abrigam aproximadamente 517 mil pessoas, depertam enorme interesse de agricultores, pecuaristas, mineradoras e empreiteiras, que veem nelas uma grande oportudidade de lucro e têm tentado explorá-las nem sempre de forma pacífica.
3) De acordo com os estudos sobre desigualdade social e fome que tivemos nos trabalhos anteriores, pesquise o conceito de reforma agrária e que relação ele tem com a desigualdade social exacerbada?
4) Na sua opinião como devemos compreender as terras indígenas?

Mais conteúdos dessa disciplina