Buscar

Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria gram-negativa que coloniza o estômago, provocando respostas imunes humorais e celulares, muitas vezes...

Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria gram-negativa que coloniza o estômago, provocando respostas imunes humorais e celulares, muitas vezes incapazes de eliminar a infecção bacteriana. A inflamação gástrica induzida por H. pylori não causa sintomas na maioria das pessoas infectadas, mas está associada a um risco aumentado de desenvolvimento de úlcera duodenal, úlcera gástrica, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico. Na ausência de antibioticoterapia, o H. pylori pode persistir no estômago humano por décadas ou por toda a vida. Sobre o tratamento dessa infecção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Antimicrobianos, como a amoxicilina e claritromicina, reduzem a secreção de ácido gástrico, e sua associação é fundamentais para o tratamento da infectação por H. pylori. ( ) O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (lansoprazol) associado com amoxicilina + clavulanato de potássio e metronidazol. ( ) Pacientes alérgicos à penicilina podem utilizar metronidazol como opção terapêutica. ( ) Objetivando evitar resistência microbiana, deve-se utilizar apenas um antimicrobiano de amplo espectro no tratamento inicial. Em caso de recidivas, o tratamento adotado é a terapia quádrupla. ( ) O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (comumente omeprazol ou pantoprazol) associado com amoxicilina e claritromicina. ( ) Quando há conhecida resistência à claritromicina, adota-se uma terapia quádrupla que inclui subsalicilato de bismuto, metronidazol e tetraciclina associada a um IBP. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Antimicrobianos, como a amoxicilina e claritromicina, reduzem a secreção de ácido gástrico, e sua associação é fundamentais para o tratamento da infectação por H. pylori.
( ) O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (lansoprazol) associado com amoxicilina + clavulanato de potássio e metronidazol.
( ) Pacientes alérgicos à penicilina podem utilizar metronidazol como opção terapêutica.
( ) Objetivando evitar resistência microbiana, deve-se utilizar apenas um antimicrobiano de amplo espectro no tratamento inicial. Em caso de recidivas, o tratamento adotado é a terapia quádrupla.
( ) O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (comumente omeprazol ou pantoprazol) associado com amoxicilina e claritromicina.
( ) Quando há conhecida resistência à claritromicina, adota-se uma terapia quádrupla que inclui subsalicilato de bismuto, metronidazol e tetraciclina associada a um IBP.
A V - F - V - V - V - F.
B F - V - F - F - F - V.
C F - F - V - F - V - V.
D V - V - F - V - F - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual (farmaco 2)
5 pág.

Farmacologia II UniasselviUniasselvi

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação sobre o tratamento da infecção por Helicobacter pylori: 1. Antimicrobianos, como a amoxicilina e claritromicina, reduzem a secreção de ácido gástrico, e sua associação é fundamentais para o tratamento da infectação por H. pylori. Verdadeiro (V). A associação de antimicrobianos como amoxicilina e claritromicina é fundamental para o tratamento eficaz da infecção por H. pylori. 2. O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (lansoprazol) associado com amoxicilina + clavulanato de potássio e metronidazol. Falso (F). O tratamento padrão ouro inclui um IBP (como omeprazol ou pantoprazol) associado com amoxicilina e claritromicina. 3. Pacientes alérgicos à penicilina podem utilizar metronidazol como opção terapêutica. Verdadeiro (V). O metronidazol é uma opção terapêutica para pacientes alérgicos à penicilina no tratamento da infecção por H. pylori. 4. Objetivando evitar resistência microbiana, deve-se utilizar apenas um antimicrobiano de amplo espectro no tratamento inicial. Em caso de recidivas, o tratamento adotado é a terapia quádrupla. Verdadeiro (V). Para evitar resistência, é recomendado o uso de apenas um antimicrobiano de amplo espectro no tratamento inicial. Em caso de recidivas, a terapia quádrupla pode ser adotada. 5. O tratamento considerado “padrão ouro” inclui um IBP (comumente omeprazol ou pantoprazol) associado com amoxicilina e claritromicina. Verdadeiro (V). O tratamento padrão ouro para a infecção por H. pylori inclui um IBP associado com amoxicilina e claritromicina. 6. Quando há conhecida resistência à claritromicina, adota-se uma terapia quádrupla que inclui subsalicilato de bismuto, metronidazol e tetraciclina associada a um IBP. Falso (F). Quando há resistência à claritromicina, a terapia de resgate pode incluir outros antibióticos, como levofloxacino, e não necessariamente a terapia quádrupla mencionada. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V - V - F, correspondente à alternativa D.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina