Buscar

Pelo 5º ano, Brasil é último em ranking sobre retorno dos impostos O Brasil segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em te...

Pelo 5º ano, Brasil é último em ranking sobre retorno dos impostos O Brasil segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos. Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (BPT), o país ficou pela 5ª vez seguida na "lanterninha" da lista. O estudo avaliou os 30 países com as maiores cargas de tributos. O ranking leva em consideração a arrecadação de tributos do país em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e bem-estar da população. [...] "Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária, - marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos-, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços. E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul", destaca o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
I. O pobre proporcionalmente falando paga mais impostos do que os ricos sobre sua renda pois as alíquotas de cobrança sobre os preços e as alíquotas de imposto de renda são as mesmas.
II. Apesar de não ser exatamente considerado justa, a estrutura tributária brasileira está de acordo com o princípio da neutralidade, ou seja, o mesmo peso para todos.
III. Um dos princípios negligenciados pelo governo segundo o texto seria o princípio do benefício segundo o qual a tributação deve ser repartida proporcionalmente a renda de cada cidadão.
a) II e III, apenas.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

A4 ECO
8 pág.

Fundamentos da Economia Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. O pobre proporcionalmente falando paga mais impostos do que os ricos sobre sua renda pois as alíquotas de cobrança sobre os preços e as alíquotas de imposto de renda são as mesmas. Falso, a afirmativa está incorreta. No Brasil, as alíquotas de imposto de renda são progressivas, ou seja, quem ganha mais paga uma porcentagem maior de imposto sobre sua renda, o que torna a afirmação falsa. II. Apesar de não ser exatamente considerado justa, a estrutura tributária brasileira está de acordo com o princípio da neutralidade, ou seja, o mesmo peso para todos. Falso, a afirmativa está incorreta. A estrutura tributária brasileira não segue o princípio da neutralidade, pois possui diferentes alíquotas e formas de tributação que não garantem o mesmo peso para todos os contribuintes. III. Um dos princípios negligenciados pelo governo segundo o texto seria o princípio do benefício segundo o qual a tributação deve ser repartida proporcionalmente a renda de cada cidadão. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. O texto destaca que o Brasil oferece um péssimo retorno em serviços públicos de qualidade em relação ao que o contribuinte paga em impostos, o que indica uma desconexão entre a tributação e a qualidade dos serviços oferecidos. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a III. Portanto, a alternativa correta é: d) III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina