Buscar

Prévia do material em texto

Direito Penal
1. Página inicial
2. Teste 1
Parte superior do formulário
Questão 1
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2019 - CGE - CE - Auditor de Controle Interno - Área de Correição) A respeito da lei penal no tempo e no espaço, julgue os seguintes itens, tendo como referência o Código Penal e a jurisprudência dos tribunais superiores.
 
I. A lei penal mais benéfica retroagirá em benefício do réu, de acordo com o princípio da retroatividade benéfica penal.
II. Em relação ao tempo do crime, o direito penal brasileiro adota a teoria da atividade.
III. Em relação ao lugar do crime, o direito penal brasileiro adota a teoria do resultado.
IV. A lei penal mais benéfica aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, ainda que ocorra superveniência de lei penal mais gravosa ao longo da atividade delitiva.
Estão certos apenas os itens
Escolha uma:
II e III.
I e II.
I e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Questão 2
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(IDIB - 2019 - Prefeitura de Petrolina - PE - Guarda Civil) De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca do tempo e lugar do crime:
Escolha uma:
Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Considera-se praticado o crime no lugar da ação ou, em caso de omissão, apenas no local do resultado.
Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro seja o local do resultado.
Questão 3
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CONSULPLAN - 2019 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento) “Pode-se afirmar que constitui verdadeira barreira ao abuso da intervenção punitiva do Estado, evitando-se o exagero da utilização desmedida do Direito Penal como agente solucionador de conflitos e panaceia de todos os males. Busca restringir o âmbito de atuação do Direito Penal às situações realmente relevantes, em que a ação do Estado seja necessária e outros ramos do Direito não sejam capazes de dar solução adequada ao conflito.” Tal assertiva relaciona-se com o Princípio da:
Escolha uma:
Lesividade.
Culpabilidade.
Intervenção mínima.
Legalidade.
Questão 4
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(IBFC - 2020 - SAEB-BA – Soldado) A entrada em vigor da nova Lei de Drogas, revogando a anterior, fez com que o crime de porte de drogas para consumo pessoal deixasse de prever a aplicação de pena privativa de liberdade, passando a adotar as seguintes como sanções: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Nesse sentido, no que tange à pena aplicável ao autor do citado delito, é correto afirmar que a nova lei de drogas constitui um exemplo de:
Escolha uma:
abolito criminis
novatio legis in pejus
novatio legis in mellius
novatio legis não incriminadora
lei intermediária
Questão 5
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2019 - TJ-BA – Conciliador) A respeito da aplicação da retroatividade da lei no direito penal, assinale a opção correta.
Escolha uma:
A aplicação da retroatividade da lei é concebível, desde que em benefício do réu como medida de justiça.
A retroatividade de lei mais benéfica não pode ser aplicada a medida de segurança.
A aplicação da retroatividade da lei é vedada constitucionalmente em qualquer circunstância, a fim de garantir a segurança jurídica.
A retroatividade de lei mais benéfica somente será cabível no caso de haver abolitio criminis.
A aplicação da retroatividade ocorre mesmo em caso de aumento de pena, como forma de garantir a justiça para o réu que tiver cometido o crime após a entrada em vigor da lei mais severa.
Questão 6
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
[QUESTÃO ANULADA - ASSINALE QUALQUER ALTERNATIVA]
(UEPA - 2013 - SEAD-PA - Fiscal de Receitas Estaduais - Conhecimentos básicos) Em relação aos princípios concernentes à aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Pessoalidade, anterioridade e vedação da dupla punição (este último introduzido pela Convenção Americana de Direitos Humanos, art. 8º, n.4).
Pessoalidade, individualização da pena e humanidade.
Intervenção mínima, fragmentariedade, culpabilidade e taxatividade.
Proporcionalidade, razoabilidade e dignidade da pessoa humana.
Reserva legal, anterioridade e retroatividade da lei penal mais benéfica.
Questão 7
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2019 - CGE - CE - Auditor de Controle Interno - Área de Correição) O desvio punível não é o que, por características intrínsecas ou ontológicas, é reconhecido em cada ocasião como imoral, como naturalmente anormal, como socialmente lesivo ou coisa semelhante. É aquele formal e previamente indicado pela lei como pressuposto necessário para a aplicação de uma pena.
Luigi Ferrajoli. Direito e razão: teoria do garantismo penal. 3.ª ed. São Paulo: RT, 2002, p. 30 (com adaptações).
O texto precedente faz referência, principalmente, aos princípios penais da
Escolha uma:
legalidade e da anterioridade.
culpabilidade e da extra-atividade da lei penal.
extra-atividade da lei penal e da legalidade.
anterioridade e da individualização da pena.
individualização da pena e da culpabilidade.
Questão 8
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2019 - TJ-DFT - Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção) A respeito de características do direito penal, assinale a opção correta.
Escolha uma:
De acordo com o direito penal, a aplicação de nova lei, no caso de esta estabelecer nova causa de diminuição de pena e nova causa de aumento para um tipo penal incriminador existente, deve ser afastada a fato ocorrido antes de sua vigência, ainda que em benefício do réu.
O direito penal tem os princípios como fontes de integração da lei penal, que devem ser utilizados em caso de omissão legislativa, mas cuja aplicação é vedada para desfavorecer o réu.
O direito penal estabelece, com fundamento na teoria da atividade, que deve ser analisado todo o desdobramento da ação criminosa para se estabelecer o local do delito.
Segundo o direito penal, a fato praticado durante a vigência de lei excepcional, quando findo o período de sua duração ou quando cessarem as circunstâncias que a determinaram, não mais se aplica a lei excepcional.
Segundo o direito penal, é possível incriminar a simples conduta humana que exponha a perigo bens jurídicos, ainda que não exista vítima determinada e direta.
Questão 9
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2020 - TJ-PA - Oficial de Justiça – Avaliador) Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou, respectivamente, as teorias do(a)
Escolha uma:
consumação e do resultado.
atividade e da ubiquidade.
ação e da consumação.
ubiquidade e da atividade.
resultado e da ação.
Questão 10
Resposta salva
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
(VUNESP - 2018 - PC-SP - Investigador de Polícia) No que diz respeito ao lugar do crime, o CP adotou a teoria
Escolha uma:
da atividade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte.
do resultado, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
da ubiquidade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
da territorialidade estendida, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido a bordo de embarcações e aeronaves brasileiras, de naturezapública ou privada, onde quer que se encontrem.
da extraterritorialidade, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido no estrangeiro contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina