Buscar

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO II 2019 1 ACERTEI TUDO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710191581)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:
 
I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.
II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.
III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.
IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
 
Está correto o que se afirma em
		
	
	II e IV, apenas.
	 
	II e III , apenas. 
	
	II , III e IV, apenas.
	
	I e II , apenas. 
	
	I, II , III e IV.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710191575)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre o aviso prévio, considerando as disposições legais e o entendimento pacífico do TST, considere:
 
I. Sendo dispensada por justa causa fundada em insubordinação no curso do aviso prévio, Agnes deixará de receber o restante do aviso prévio, mas receberá as demais verbas rescisórias, pois a dispensa inicialmente tinha sido sem justa causa.
II. Faltando 40 dias para o término do contrato de experiência, Joana é dispensada sem justa causa pelo empregador, hipótese que lhe dá direito ao recebimento do aviso prévio.
III. Após ser dispensada sem justa causa, Cilene pede ao empregador dispensa do cumprimento do aviso prévio, informando que precisa descansar e está pensando em fazer uma viagem. Aceito o pedido pelo empregador, este ficará isento do pagamento do aviso prévio, pois Cilene renunciou ao respectivo direito.
IV. Nancy teve concedido auxílio-doença no curso do aviso prévio, o que implica em que os efeitos da sua dispensa somente se concretizem depois de expirado o benefício previdenciário.
V. Por receber salário na base de tarefa, o cálculo do aviso prévio de Arnaldo será feito de acordo com a média dos salários recebidos durante a vigência do contrato de trabalho.
 
Está correto o que consta APENAS de
		
	
	I e III
	
	I, II e IV.
	 
	II e IV. 
	
	IV e V.
	
	II, III e V.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710191599)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na hipótese de extinção do contrato de trabalho, por culpa recíproca de empregado e empregador,
		
	 
	as verbas rescisórias correspondem à metade do que seria devido na hipótese de despedida sem justa causa.
	
	o empregado tem os mesmos direitos que decorreriam de um pedido de demissão.
	
	não é devida a liberação dos depósitos do fundo de garantia do tempo de serviço.
	
	as verbas rescisórias devem ser quitadas no prazo estabelecido em acordo coletivo de trabalho.
	
	as verbas rescisórias devem ser quitadas no prazo de trinta dias contados a partir do término do contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710238566)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes afirmativas sobre procedimentos a serem executados por empregadores para cumprimento de exigências legais relativas ao FGTS e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) Ocorrendo rescisão do contrato de trabalho, por parte do empregador, este está obrigado a depositar, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, os valores relativos aos depósitos referentes ao mês da rescisão e ao imediatamente anterior, que ainda não tiver sido recolhido, sem prejuízo das cominações legais.
( ) Na hipótese de despedida pelo empregador com justa causa, este deve depositar, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, importância igual a 40% do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, acrescidos dos respectivos juros.
( ) Os empregadores são obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada do trabalhador no FGTS, a importância correspondente a 8% da remuneração paga, no mês anterior, a cada trabalhador, tomando como base o salário registrado em carteira.
( ) Os empregadores são obrigados a comunicar mensalmente aos trabalhadores os valores recolhidos ao FGTS, em conta bancária vinculada do trabalhador no FGTS, e repassar-lhes todas as informações sobre suas contas vinculadas recebidas da Caixa Econômica Federal ou dos bancos depositários.
 
Assinale a sequência CORRETA
		
	
	V, V, V, V 
	 
	V, F, F, V
	
	V, F, F, F
	
	F, F, F, F 
	
	F, V, V, F
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710245713)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CORE-MS) Dentre os direitos dos trabalhadores, encontra-se o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS. O FGTS é uma poupança forçada suportada exclusivamente pelo empregador, ou seja, mensalmente, o empregador vai ser obrigado a efetuar um depósito específico.
 
Quanto ao instituto do FGTS, pode-se afirmar que: 
		
	 
	O pagamento relativo ao período de aviso prévio, trabalhado ou não, está sujeito à contribuição para o FGTS. 
	
	O FGTS não incide sobre as parcelas de natureza salarial pagas ao empregado em virtude de prestação de serviços no exterior.
	
	Nos contratos por prazo determinado, o empregado não terá direito ao depósito de valores a título de FGTS.
	
	A conta do trabalhador vinculada no FGTS não pode ser movimentada para compra da casa própria.
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201710275248)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito do direito às férias, é correto afirmar o seguinte:
		
	
	 Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso não serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias.  
	
	O empregado perceberá, durante as férias, apenas 1/3 da remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. 
	
	O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido serão efetuados até 24 horas antes do início do respectivo período.   
	
	É facultado ao empregado converter metade do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.     
	 
	Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12  meses que precederem à concessão das férias.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201710254760)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A __________________________ é toda e qualquer atividade humana em que haja prestação de trabalho. É gênero que tem como espécies as relações jurídicas.
É correto o que se afirma em:
		
	
	Atividade voluntária
	 
	Relação de trabalho;
	
	A terceirização;
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Relação de emprego;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201710238555)
	Acerto: 0,2  / 0,2
		Conceição completou o seu período aquisitivo de férias junto ao empregador GAMA Ltda. e agora aguarda a marcação de suas férias. Conceição tem um filho de 16 anos que é estudante do ensino médio.
Diante dos termos da CLT, é correto afirmar que:
 
 
 
 
		
	
	por ter filho menor de 18 anos, a empregada tem o direito de tirar as férias juntamente com as férias escolares do menor;
	
	por ser mãe, Conceição poderá fracionar as férias em 2 períodos.
	
	é o empregado quem define o aproveitamento das férias no período que melhor lhe aprouver;
	
	a maternidade é uma das causas que impede a conversão de 1/3 das férias em dinheiro;
	 
	o empregador é quem marcará o mês de férias, dentro do período concessivo, como achar mais adequado;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201710191586)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativacorreta. 
		
	
	A instauração de inquérito policial em face do empregado constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
	 
	A perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão em decorrência de conduta dolosa do empregado constitui justa causa para o empregador rescindir o contrato de trabalho.
	
	Em se tratando o empregador de empresa constituída por sociedade limitada, a morte de qualquer dos sócios quotistas constitui justa causa para o empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	A alteração do quadro societário da empregadora constituída por sociedade limitada constitui justa causa para empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	Em caso de culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá em um terço a indenização que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201710238534)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das férias marque a opção correta:
I - O empregado terá direito a 12 (doze) dias corridos de férias, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.
II - O prazo para pagamento das férias e de até dois dias antes da concessão. 
III - O prazo para gozo das férias é após o término do período concessivo.
IV - As férias devem ser usufruidas em um único período para os maiores de cinquenta anos. 
São corretas: 
 
		
	
	II e III
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	II e IV
	
	I e III

Mais conteúdos dessa disciplina