Buscar

Prévia do material em texto

Um varao com 30 anos fenomeno de idade sofreu uma fratura na perna faz 2 meses. A perna permaneceu recuberta por um gesso (encayola) que precisaria ser retirado. O rapaz esta surpreso pelo grau em que reduziu os músculos da sua perna. Explique este fenômeno.
R: os músculos da sua perna podem perder o volume devido a atrofia muscular.
(quando há uma diminuição do tamanho das células musculares, como resultado da lesão que ele sofreu no membro inferior; essa lesão pode ter causado perca de alguma inervação ou ate mesmo lesão de nervos que podem causar atrofia.)
*vale lembrar que a atrofia tem como principais fatores destas causas: -desuso –desinervaçao (paralisia).
Uma mulher de 45 anos de idade tem recebido radioterapia para tratamento do câncer de mama.
Explique o efeito da radiação ionizante na erradicação das células tumorais.
Quando as células tumorais não atingidas pela radiação ionizante pode ocorrer?
R:morte celular programada: apoptosis, onde as células tumorais em fase de duplicação (grupos celulares) são danificadas por ação de doses de radiação ionizante. EX: células tumorais.
*radiação ionizante para que uma radiação seja considerada ionizante é nescessario que ela tenha uma energia mínima oara queimar a molécula de agua e formar os radicais livres, esses radicais interagem com o meio da célula levando a morte celular – apoptose.
**Dano sublital – é quando o efeito da radiação ionizante não é suficiente para causar a morte da célula. Há possibilidade de recuperação deste dano em células normais como tumorais.
 **Nenhum dano - a radiação passa mas não exerce efeito sobre as células.
Por que a radioterapia se aplica em doses pequenas divididas ou fracionadas, em lugar de uma dose maior?
R: a radioterapia normalmente é administrada de forma fracionada , ex: 25 a 30 aplicaçoes, 1x ao dia 5dias por semana. Ao fracionar o tratamento em doses diárias e menores, permite se que as células normais que sofreram dano consigam se recuperar e vai provendo um acumulo de danos na célula tumoral entre uma fração e outra ate leva los a morte.
Obs: para que o dano causado pelos radicais livres do DNA da célula se consolide é importante a presença de oxigênio, os tumores oxigenados respondem melhor a radioterapia do que os não oxigenados. O tumor tem áreas oxigenadas periféricas e áreas pouco oxigenadas nas áreas centrais, quando o tumor recebe radioterapia as células periféricas com mais O2 morrem mais que as centrais. O intervalo entre uma fração e a outra do tratamento permite que O2 que era utilizado pela célula que morreu seja desviado para as células com baixa concentração de O2, sendo assim na fração seguinte terá um maior numero de células oxigenadas e consequentemente mais sensíveis a radiação, morrendo mais células pois as células mais sensíveis morrem mais que as não sensíveis.
Durante o programa de tratamento, a mulher adverte que a pele sobre a zona radiada esta enrijecida e irritada, por que?
R:
3 as pessoas que tiveram um infarto do miocarido podem experimentar dano adicional uma vez que o fluxo sanguíneo se restaura, um fenômeno denominado lesão por reperfusion.
Qual o mecanismo subjacente proposto para a lesão por reperfusao?
R: isquemia – falta de sangue para um determinado tecido, devido a obstrução do fluxo causado por:
- trombo – placas de gordura, coágulos sanguíneos etc...
Lesão por reperfusao – termo utilizado para descrever as alterações funcionais e estruturais que tornam aparente durante o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia.
Lesão de reperfusao – termo utilizado para descrever as alterações funcionais e estruturais que tornam aparente durante o restabelecimemento do fluxo sanguíneo após um período de isquemia, a reversão da isquemia (restruturação do fluxo sanguíneo) pode ter efeitos como necrose irreversível. 
4 todos os dias células sanguíneas do organismo envelhecem e morrem sem produzir sinais de inflamação não bastante as lesões e destruição maciça do tecido , como ocorre no infarto do miocárdio produzem sinais significativos de inflamaçao.
Explique esse processo: 
R: apoptose e necrose.
Necrose no miocárdio – ocorre se uma parte do musculo cardíaco devido a ausência de fluxo sanguíneo que leva nutrientes ao miocárdio, pode ser ocasionado pela destruição (oclusao) das artérias coronárias devido a um processo inflamatório acrescido a aderência de placas de colesterol em suas paredes, o desprendimento de fragmentos destas placas e a formação de um coagulo, dentro da artéria pode bloquear o fluxo sanguíneo causando a necrose do musculo cardíaco.
OBS: necrose – ocorre associada a causa patológica
 Apoptose – pode ser causa patológica ou fisiologica

Mais conteúdos dessa disciplina