Buscar

Avaliando o aprendizado IV Trabalho II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201509121759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2008.2) Aníbal foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato representativo de sua categoria profissional em 20 de maio de 2008. No dia 20 de agosto de 2008, Aníbal foi demitido sem justa causa da empresa onde trabalhava. Segundo orientação do TST, nessa situação hipotética, a demissão de Aníbal
		
	
	foi irregular, pois Aníbal gozava de estabilidade provisória desde sua eleição ao cargo de conselheiro fiscal do sindicato.
	
	somente seria regular se houvesse a extinção da empresa
	 
	foi regular, pois membro de conselho fiscal de sindicato não tem direito à estabilidade provisória porquanto não representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, agindo somente na fiscalização da gestão financeira do sindicato.
	
	foi arbitrária, pois não houve nenhuma justificativa prévia ou inquérito capaz de provar justa causa para a demissão
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509154630)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao trabalho feminino, aplicam-se as normas específicas que se referem à mulher, como normas especialíssimas, e as do trabalho masculino, quando com aquelas não colidirem. Em razão disso, marque a afirmativa FALSA:
		
	
	toda empresa é obrigada a instalar bebedouros, lavatórios, aparelhos sanitários; dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente, que permitam às mulheres trabalhar sem grande esgotamento físico;
	
	é vedado impedir o acesso ou adotar critérios subjetivos para deferimento de inscrição ou aprovação em concursos, em empresas privadas, em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez;
	 
	as vagas dos cursos de formação de mão-de-obra, ministrados pelos empregadores ou por qualquer órgão de ensino profissionalizante por eles contratados, serão reservadas em 50% (cinquenta por cento) para as mulheres;
	 
	é garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos, a dispensa do trabalho pelo tempo necessário para realização de, no mínimo, 6 (seis) consultas médicas e demais exames complementares.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509728730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não possui estabilidade provisória, nos termos da Legislação constitucional, infraconstitucional e jurisprudencial:
		
	 
	Os empregados eleitos delegados sindicais, desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
	 
	Os empregados eleitos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente), inclusive, os suplentes, desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
	 
	O empregado acidentado, quando permanecer mais de 30 dias afastado do serviço, recebendo auxílio-doença acidentário, por no mínimo, 12 meses após a cessação do benefício previdenciário do auxílio-doença acidentário.
	 
	A mulher Gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto
	 
	Os empregados eleitos diretores de sociedades cooperativas, desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509706036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes assertivas a respeito da rescisão do contrato de trabalho: I. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais. II. Considera-se justa causa para rescisão do contrato de trabalho, dentre outras hipóteses, a condenação criminal do empregado, ainda que não transitada em julgado, bem como a negociação habitual por conta própria. III. Reduzindo o empregador o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários, pode o obreiro considerar rescindido indiretamente o contrato de trabalho. IV. Desobediência a ordens direta do empregador que digam respeito a atribuições do cargo do empregado, constitui, especificamente, ato de indisciplina, justificando a resolução do contrato de trabalho por justa causa obreira. Está correto o que consta APENAS em
		
	
	E)- I, III e IV.
	 
	B)- I e III.
	
	C)- I e II.
	
	D)- II e IV.
	
	A)- II e III.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509155905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Procurador do Banco Central 2006) Convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho e acordo em dissídio coletivo de trabalho, são, respectivamente, formas de solução:
		
	 
	Autônomas e heterônoma de conflitos coletivos de trabalho;
	
	Autônoma e heterônomas de conflitos coletivos de trabalho;
	
	Heterônomas de conflitos coletivos de trabalho.
	
	Autônomas de conflitos coletivos de trabalho;
	
	Autônoma, heterônoma e de autodefesa de conflitos coletivos de trabalho;

Mais conteúdos dessa disciplina