Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1 - PRESENCIAL - 2021 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
04/09/2021
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOGNOSIA PURA AULA 01
PAP’s:
PAPS - 1289; 1290; 1291; 1293; 1294
DADOS DO (A) ALUNO (A):
	NOME: Makleiny da Silva Oliveira 
	MATRÍCULA: 04086572
	CURSO: farmácia 
	POLO: Boa Vista/RR
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado); Tamanho: 12; Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
					TEMA DE AULA: PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DE ALCALÓIDES LAB-PAP-1289
RELATÓRIO:
Os alcaloides são uma substancias de caráter básico, que são derivados dos fungos, bactérias, animais, e principalmente das plantas. Esses alcaloides são compostos derivados das aminas de cadeia fechada a onde existe nitrogênio e carbono em um ciclo.
Para iniciar a pratica de identificação de alcaloides, é necessário o uso de vegetal chamado de Peumus Boldus e Bacharis Trimera, a população os conhece3m por boldo e carqueja, e iremos usar as suas folhas para essa extração, usaremos 2g da droga pulverizam em um tubo de ensaio e também pelo o método da digestão, através desse método essa amostra será digerida no ácido sulfúrico. Os alcaloides são extraídos através dos ácidos por serem uma substancia orgânica nitrogenadas. Após isso as amostras serão divididas em 2 tubos diferentes, em um desses tubos o reagente Dragendorff é adicionado, a composição do Dragendorff é o iodo bismutato de potássio entra em contato com os alcaloides e composto e composto nitrogenados o ácido diluído forma uma cor laranja avermelhado. Já o ácido sulfúrico serve para fazer a identificação de uns alcaloides em umas amostras. 
Abaixo apresentamos uma molécula do boldo e o seu grupo amina é o R-NH2
					TEMA DE AULA: PESQUISA E CARACTERIZAÇÃO DAS CUMARINAS: LAB-PAP-1290
RELATÓRIO:
As cumarinas pode ser encontrada em várias partes das plantas como, por exemplo nos frutos, folhas e nas raízes, e ainda se envolve no controle do crescimento, fotossíntese e nas defesas contra várias infecções das plantas. As cumarinas são identificadas pelos os testes de fluorescência, elas também apresentam propriedades antioxidantes e anticoagulantes etc.… as cumarinas puras, são fluorescentes, porem em meio alcalino, elas criam um ácido cis-ohidroxicinamico, que através da ação da radiação ultravioleta, o isômero trans, que é fluorescente é criado, assim eles desenvolvem uma coloração azul ou verde.
A sublimação é uma técnica usada para a identificação das cumarinas, esse processo precisa de uma amostra solida, a onde o aquecimento ira transformá-lo em vapor sem se fundir, assim voltando ao seu estado anterior, esse processo possui um objetivo, esse objetivo é purificar os sólidos voláteis, assim separando dos sólidos que não são voláteis.
					TEMA DE AULA: PESQUISA DE FLAVONOIDES: LAB-PAP-1291
Os flavonoides são compostos bioativos que possui propriedades antioxidantes, antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórios, eles podem ser encontrados com maiores quantidades em alimentos, nas plantas medicinais, frutas e vegetais, como por exemplo o char preto, vinho e o chocolate amargo.
Para realizar essa extração usaremos 10g da carqueja que será adicionado a 90ml de álcool a 75% após fazer a filtragem com algodão, o teste de shinoda, sendo caracterizado após o uso do magnésio metálico no meio ácido, a onde poderá ocorre a redução dos derivados favônios assim desenvolvendo colorações diversas, isso de acordo com as funções e estruturas para cada flavonoide, após adicionamos o clorofórmio, podemos ver que ele é usado para a eliminação da clorofila, após a eliminação da clorofila, podemos observa uma pequena mudança na visualização da reação e na coloração.
A reação do PH nas antocianinas e a apresentação de cores diferentes, isso depende do PH do meio onde eles se encontram. Assim os pigmentos irão ser utilizados como indicadores naturais de um PH. Os aparecimentos das espécies com colorações diferentes são causados pelas as mudanças que acontece nas estruturas do PH.
Foi observada reação positiva para flavonoides conforme tabela abaixo: 
 
	Droga vegetal 
	Resultado da cor observada 
	Grupo de flavonoides identificado 
	Baccharis trimera 
	 róseo- avermelhada 
	 Derivados Antociânicos 
					TEMA DE AULA: PESQUISA DE SAPONINAS: LAB-PAP-1293
RELATÓRIO:
As saponinas são compostas bio orgânicos que se encontra em diversos alimentos e nas plantas, assim sendo um amplo grupo de heterosideos de núcleo esteroides ou até triterpênicos, assim com a estrutura de caráter anfifílico.
Para começa essa prática precisa-se de 2g da raiz do Panox Ginseng e das folhas da Bacharis Trimera e Llex Paraguarienses, a população as conhece por ginseng, carqueja e a famosa erva mate.
O método de decocção é o nome da técnica usado para a extração, esse método se baseia na ebulição de uma droga vegetal, esse método ele acelera o processo de extração favorecendo a substancia extraída por isso ele e o método mais rápido, pois o processo de a macerar demora em torno de 5 dias para a extração está completa. Após a decocção realizada, agitaremos por 15 segundo isso por que as caracterizações das saponinas são realizadas de maneira simples, após um tempo podemos observa os resultados das saponinas dos três vegetais que deu um resultado negativo. Já foi comprovado que a saponinas são sim heterosideos, a onde ira fornecer após a hidrolise unidades de açucares.
					TEMA DE AULA: PESQUISA DE HETEROSÍDEOS CARDIOATIVOS: LAB-PAP-1294
RELATÓRIO:
Os heterosideos cardioativos são esteroides, que foram caracterizados pela a alta especificidade e pela a ação sobre o musculo cardíaco. Esses esteroides eles agem como os glicosídeos esteroides, devido ao musculo cardíaco eles são denominados glicosídeos cardioativos, eles possuem um grupo químico individualizado, homogeneide estrutural, e são formados pela união de moléculas de glicídios e gliconas, assim possuem um baixo índice terapêuticos.
Para começa essa pratica foi usado 5g da ginseing, que é uma droga vegetal e será ,misturado em 30ml de etanol, em seguida será homogeneizado, fervido e esfriado após isso, ira ser filtrado em algodão, em seguida irá ser adicionado o acetato de chumbo neutro a 70% apenas 3ml em seguida irá passa por um funil de separação, e irá extrair 3 porções de 10ml de clorofórmio, com muito cuidado para a reação não se agitar e evitar a formação de emulsão, em seguida ira ficar em repouso até que a fase de separação estiver completa. Depois de ser filtrado será realizado uma reação conhecida como, Liebermanm-Buchard (reação do núcleo ciclo-pentanoperhidrofenantreno) como objetivo de identificar o fenantreno, em seguida será adicionado 1ml do anidrido acético, após 1ml do ácido sulfúrico concentrado terá que ser adicionado sem agitar, então adicionar as reações pela a parede do tubo, em seguida pode-se observa que uma zona de contato entre o ácido sulfúrico e o anídrico acético apareceu. Obs.: não pode movimenta o tubo. Em seguida podemos observa que o resultado deu negativo isso aconteceu por que não houve mudança na coloração para identificar o núcleo terpenico ou até o núcleo esteroide.
. Abaixo pode-se observar a molécula de um heterosídeo cardioativo e seu núcleo esteroidal:
Figura 1 molécula heterosídea cardioativa. Fonte: google imagem 
Essas informações sobre a realização do experimento de Heterosideos cardioativos e tudo feito teoricamente, pois a minha turma não teve a aula pratica referente a essa pratica.
Referencia:
ARAÚJO, Matheus Antônio. Revisão bibliográfica: avaliação do método de Kjeldahl na determinação de nitrogênio e suaaplicação na análise foliar. 2019. 
Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25454/1/Revis%C3%A3oBibliogr%C3 %A1ficaAvalia%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 19 Ago.2022. 
 
CASTEJON, Fernanda Vieira. Taninos e saponinas. Seminário apresentado junto à disciplina Seminários Aplicados do Programa de Pós-Graduação– Universidade Federal de Góias, Goiânia, v. 30, p. 1292-1298, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/semi2011_Fernanda_Castejon_1c.pdf. Acesso em 23 Agos 2022. 
 
DENNY, Carina et al. Atividade antiproliferativa dos extratos e da fração orgânica obtidos das folhas de Virola sebifera Aubl.(Myristicaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 17, p. 598-603, 2007.Disponível em: 
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/vdPJQXZvYbZJy9rLSNp3VnN/?lang=pt&format=pdf. Acesso 11 Ago.2022 
BORDIGNON JR, Celso Luiz et al. Influência do pH da solução extrativa no teor de antocianinas em frutos de morango. Food Science and Technology, v. 29, p. 183188, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-20612009000100028. Acesso em 23 Ago. 2022. 
 
FERREIRA, Laedja Maria Barbosa et al. Prospecção fotoquímica e avaliação do potencial antifúngico de sida ciliares Linné (Malvaceae). 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7741. Acesso em 23 Ago. 2022. 
 Gratao/publication/318447495_Phenolic_compounds/links/5ef62c5aa6fdcc4ca431a8 cf/Phenolic-compounds.pdf#page= 42>. Acesso em 11 Ago.2022. 
LOUISY STHEFANE LOPES LEITE EXTRAÇÃO DO PIGMENTO NATURAL DA CAMOMILA. Disponível em: 
https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0911290904.pdf. Acesso em 19 ago.2022. 
 
FRANCO, Daiana P. et al. A IMPORTÂNCIA DAS CUMARINAS PARA A QUÍMICA 
MEDICINAL E O DESENVOLVIMENTO DE COMPOSTOS BIOATIVOS NOS 
ÚLTIMOS ANOS. Química Nova, v. 44, p. 180-197, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170654. Acesso em 19 Ago. 2022. 
 
 
GRATÃO, Lúcia Helena Almeida; DO NASCIMENTO, Guilherme Nobre Lima. PREPARO E EXTRAÇÃO DE DROGAS VEGETAIS. COMPOSTOS BIOATIVOS 
VEGETAIS, p. 39, 2014. 
Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Lucia-
SILVA, Gabriela Ribeiro. Estudo de alcaloides dos frutos de Passiflora alata e de Passiflora edulis por SBSE, CLAE-Flu e identificação por CLUE-EM. 2015. Dissertação (Mestrado em Química Orgânica e Biológica) - Instituto de Química de São Carlos, University of São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: 
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-17082015-143533/en.php. Acesso em 11 ago.2022. 
 
image1.png
image2.jpg
image3.emf

Mais conteúdos dessa disciplina