Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 2 - PRESENCIAL - 2021 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
04/09/2021
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOGNOSIA PURA AULA 02
PAP’s:
PAPS - 1295; 1296; 1360; 1361; 1384; 1385.
DADOS DO (A) ALUNO (A):
	NOME: Makleiny da Silva Oliveira
	MATRÍCULA: 04086572
	CURSO: Farmácia 
	POLO: Boa Vista/ RR
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado); Tamanho: 12; Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
					TEMA DE AULA: IDENTIFICAÇÃO DAS ANTRAQUINONAS – LAB-PAP-1295
RELATÓRIO:
A reação de borntrage é usada para fazer a identificação dos derivados da antraquinonicos, a borntrager se baseia, nas solubilidades dos derivados, 1,8-dihidrixiantraquinonicos livres nos solventes orgânicos imiscíveis com água, solventes apolares e nas solubilidades do respectivo feno lato alcalino na agua.
Nas reações de borntrager a antraquinonas se torna possível a sua detectarão que é feita através da cor obtida no tubo de ensaio esse tipo de reação é utilizada para drogas vegetais que contem antraquinonas como é o caso da Ginkgo biloba na qual foi utilizada no experimento e pode ser usada em outras plantas. Já na hidrolise acida ela é feita antes da reação de borntrager com o objetivo de transformar as antraquinonas livres em sais, assim eles tornam-se solúveis em agua e a fase clorofórmica perde a sua coloração, já a fase aquosa a onda está contida a amônia adicionada, fica vermelho devido a formação do sal de amônio, essa técnica é usada para glicosídeos antraquinomicos e dímero do sene.
As hidroxiladas em meio alcalino irão produzir o aníon fenoxilato que irão produzir o aníon fenoxilato que irão se apresentar em uma coloração púrpura. As antraquinona possuem hidroxilas no carbono 1 e 8 se apresenta um acidez comparadas ao dos ácidos carboxílicos por se apresentarem com uma estrutura viniloga com o ácido carboxílico, por essas características o teste utilizado para a sua identificação é a reação de borntrager que é realizada em meio alcalino.
					TEMA DE AULA: PESQUISA DE CIANOGÊNICOS – LAB-PAP-1296
RELATÓRIO:
O cianogênicos possuem um princípio ativos conhecido como ácido cianídrico, esse ácido é um liquido incolor, e volátil, a onde as suas substancias são consideradas toxicas. Dentre os vários tipos de plantas que são consideradas toxicas está a mandioca, as moléculas cianogênicos que foram encontradas nas mandiocas são as limarinas e lotaustralina, esse efeito toxico e liberado após a ação enzimática. A relação que existe com a estrutura molécula e o cianogênicos são as plantas que contem substancias como princípios ativos como por exemplo o ácido cianídrico (HCN).
A reação observada para a mudança de coloração foi a reação de Grignarde, essa reação é uma reação organometálico, em que hálitos de alquila, vinila e a arila, magnésios são adicionados a grupos carbonelo no adeido ou acetona, essa reação e usada para a formação de ligações carbono.
 
					TEMA DE AULA: MÉTODOS DE EXTRAÇÃO EM FARMACOGNOSIA: LAB-PAP- 1360
RELATÓRIO:
A maceração é um dos métodos de extração, ela é indicada porá drogas que serão degradadas em alta temperatura, ela é um método a frio, em sistema aberto, a onde o liquido extrato estará em contato com a matéria prima. Para a realização dessa pratica foi usado 200 ml do solvente etanol mais a agua na porcentagem de 50%, e também foi usado a carqueja 10g, ela irá fica por 24 horas, em seguida será filtrado o seu estrato e no equipamento de rotaevaporador, assim ira proceder com a retirada do solvente utilizado.
Outro método de extração e o método de decocção esse método é feito a quente e ira precisa que a droga vegetal entre em ebulição com o solvente. Geralmente as partes, mas usadas das plantas para fazer esses tipos de extração, são as partes mais duras como por exemplo, as cascas, raízes. Para realizar essa pratica e necessário 500ml de agua e 30g da droga que é conhecida como cascara sagrada, a onde será misturado o vegetal com a agua, e ira ser fervida por 10 minutos, em seguida só espera esfriara para coar.
Outro método usado é a infusão esse método de extração e feito de forma a quente em um sistema fechado no solvente, assim primeiramente ele entrara em ebulição para que a droga vegetal possa ser adicionada, para assim ter contato com a agua para esse método de extração e mais indicados usar as partes mais fresca das plantas ou secas como por exemplo as folhas e flores, é necessário 10g da droga conhecida como boldo, esse boldo terá que ficar em uma agua pre fervida por aproximadamente 20minutos.
A diferencia que existe e que a infusão e preparada das partes mais frágeis das plantas, e a decocção são preparadas das partes mais duras das plantas, já a maceração é um liquido a base das plantas.
Para os óleos essenciais serem feitos a sua extração são necessários diferentes métodos como a hidro destilação, extração por solventes orgânicos, destilação por arraste a vapor, prensagem a frio, extração sob reflexo ou extração por soxhet entre outros assim sendo utilizado em sistema fechados ou até vedados, pois as suas substancias químicas que são extraídas são voláteis com grandes aplicabilidades dentre das industrias cosméticas.
	Espécie vegetal/parte da planta 
	Solvente utilizado 
	Grupos fitoquímicos de interesse (princípios ativos) 
	Carqueja 10g/caule 
	Etanol Água 
	Antraquinonas e Taninos 
					TEMA DE AULA: PERFIL FITOQUÍMICO – PROSPECÇÃO DE PLANTAS: LAB-PAP-1361
RELATÓRIO:
1. Para essa aula prática, faça um quadro resumo, constando basicamente as seguintes informações:
a. Qual planta / droga vegetal você pesquisou?
b. Quais testes foram executados?
c. Quais os principais resultados obtidos?
d. Quais suas conclusões. Destaque os principais metabólitos encontrados no seu estudo de prospecção.
		Planta/Droga vegetal 
	Testes executados
	Resultado obtido
	Metabolitos encontrados 
	Cascara sagrada
	Teste qualitativo
	positivo
	Saponinas
	Carqueja 
	Teste qualitativo 
	positivo
	Fenóis, taninos, saponinas, depsideos
	Boldo 
	Teste qualitativo
	positivo
	saponinas
					TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE UMIDADE. MÉTODO GRAVIMÉTRICO: LAB-PAP-1384
RELATÓRIO:
A excessiva presença de agua em drogas vegetais, irá permitir a ação de algumas enzimas que terá a função de promover a degradação de constituintes químicos. Além de promover o desenvolvimento de bactérias e fungos. O teor de unidade é um dos parâmetros muitos importantes para manter a estabilidade de produtos farmacêuticos. De acordo com a farmacoterapia Brasileira 6º edição, volume 1, para que possa determinar a agua presente em drogas vegetais e necessários três métodos, esses métodos são os gravimétricos (dessecação) volumétrico (Karl Fisher) e o azeotrópico (destilação com tolueno). Esses são os mais simples métodos gravimétricos, porem elas não são aplicáveis para drogas contendo substancias voláteis o teor de umidade estabelecido irá variar de 8,14%.
Para começa essa pratica e necessário 2g da droga vegetal e coloca-la em peso filtro previamente dessecado e pesado, em seguida irá colocar a amostra na estufa a 106°C por 1h, após o seu resfriamento a amostra será novamente para se obter o seu teor de unidade.
		Análise 
	
	
	
	
	
	
	Peso do pesa filtro (g) 
	Peso da amostra (g) 
	T0h 
	T1h
	Peso final (g) 
	Teor (%) 
	1
	21,6305 
	1,0050 
	22,6355 
	106º 
	22,3591 
	27,50 
	2
	24,0894 
	1,0092 
	25,0986 
	106° 
	24,8121 
	28,38 
	3
	23,7777 
	1,0120 
	24,7897 
	106º 
	24,6311 
	15,67 
Por falta de matérias, não tivemos aula sobre essas pratica...
					TEMA DE AULA: PESQUISA DE SAPONINAS POR AGITAÇÃO: LAB-PAP-1385RELATÓRIO:
Para a pesquisa de saponinas por agitação a droga vegetal usada foi a carqueja, mas especificamente as suas folhas, a características que tivemos para a confirmação das saponinas nas folhas da carqueja, foi a espuma que permaneceu após o experimento. A técnica usada foi a decocção, essa técnica ela parece muito com a reação de um sabão, pois se o vegetal conter saponinas irá apresentar uma espuma, esse método de decocção se baseia na ebulição de drogas vegetais em agua potável. 
A caracterização de saponinas é feita de uma maneira simples, com base na propriedade que tais componentes possuem de reduzir a tenção superficial da agua assim promovendo a formação de espuma persistente. A afirmação de saponinas de ser heterosideos está correta, pois elas fornecem após a hidrolise, uma ou mais unidade de açucares de sistemas policíclicos e comumente, denominas de sapogeninas. 
Referencias 
O que contém antraquinona. Bem-estar. Disponível em<https://fluxodeinformacao.com/biblioteca/artigo/read/62974-o-que-contem-antraquinona >. Acesso em 01 de setembro de 2022
Vânia Ribeiro Ferreira: Hidrólise. Bem-estar. Disponível em:< https://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/hidrolise/#:~:text=A%20hidr%C3%B3lise%20%C3%A9%20a%20quebra,com%20isso%20formando%20novos%20compostos>. Acesso em 01 de setembro de 2022 
Antraquinona. Bem-estar. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Antraquinona>. Acesso em 05 de setembro de 2022
Cianogênico. Bem-estar. Disponível em:< https://www.dicionarioinformal.com.br/cianog%C3%AAnico/#:~:text=Subst%C3%A2ncia%20contida%20em%20plantas%20que,mais%20t%C3%B3xicas%20que%20se%20conhecem. >. Acesso em 08 de setembro de 2022
 Reação de Grignard. Bem-estar. Disponível em :< https://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_de_Grignard#:~:text=A%20rea%C3%A7%C3%A3o%20de%20Grignard%20%C3%A9,em%20um%20alde%C3%ADdo%20ou%20cetona.>. Acesso em 10 de setembro de 2022
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. FARMACOPEIA BRASILEIRA, VOL 1, 6º EDIÇÃO, BRASILIA , 2019. 
AMANTINO, Camila Fernanda. Desenvolvimento e caracterização de nanoestruturas poliméricas para encapsulação de um novo derivado de antraquinona de origem biotecnológica. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181063. Acesso em 29 Ago.2022. 
AMORIM, SL de; MEDEIROS, RMT de; RIET-CORREA, Franklin. Intoxicações por plantas cianogênicas no Brasil. Ciência Animal, v. 16, n. 1, p. 17-26, 2006. Disponível em: http://www.uece.br/cienciaanimal/dmdocuments/Artigo2.2006.1.pdf. Acesso em 01 Set.2022. 
Antraquinonas. Disponível em: http://www.sbfgnosia.org.br/Ensino/antraquinonas.html. Acesso em: 29 ago. 2022. 
CASTEJON, Fernanda Vieira. Taninos e saponinas. Seminário apresentado junto à disciplina Seminários Aplicados do Programa de Pós-Graduação–Universidade Federal de Góias, Goiânia, v. 30, p. 1292-1298, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/semi2011_Fernanda_Castejon_1c.pdf. Acesso em 23 Agos 2022. 
DA FONTE, N. N. Drogas com Antraquinonas. Departamento de Farmácia, UFPR, Paraná, 2005. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~cid/farmacognosia_I/Apostila/antraquinonas.pdf. Acesso em 31 Ago.2022 
SILVA, Valdir Carneiro. Intoxicação experimental por resíduo de mandioca (manihot esculenta crantz)(manipueira) em ovinos. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21282/1/SILVAVC2016.pdf. Acesso em 31 Ago.2022
image2.wmf
image1.jpeg
image3.emf

Mais conteúdos dessa disciplina