Buscar

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Revisão para prova
1. O que são produtos naturais? Cite e explique duas abordagens utilizadas na busca de novos candidatos a fármacos advindos de produtos naturais. 
R: São metabólitos secundários, ou primários, advindos de vegetais, animais ou fungos. Etnofarmacologia, etnobotânica, quimiossistemática, triagem.
2.Qual a definição de Farmacognosia? 
R: É o conhecimento (gnosia) da droga, medicamento (fármaco). É a ciência que estuda as matérias de origem natural usadas no tratamento das enfermidades.
3. Dentre as aulas que foram ministradas, discorra sobre três fármacos, suas classes químicas, de qual planta foi extraído e sua droga vegetal.
R: 
4. Diferencie metabolismo primário e secundário. 
R: O metabolismo primário está presente em todas as células e tem o papel central no metabolismo, são os ácidos nucleicos, proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares. Enquanto o metabolismo secundário é característico de uma variedade limitada de espécies; causam efeitos em outros organismos, ex: terpenos, alcaloides, flavonoides, etc.
5. Uma planta que é mantida o tempo todo à sombra irá produzir as mesmas quantidades de metabólitos secundários do que uma planta mantida ao sol?
R: Não, pois a quantidade de substâncias produzidas para a manutenção da espécie vegetal será diferente devido estar em uma circunstância diferente. 
6. Cite três cuidados essenciais no Controle de Qualidade de Drogas Vegetais. Exemplifique.
R: Cultivo; Colheita; Seleção/Preparo; Estabilização; Secagem; Conservação; Embalagem; Tempo de armazenamento.
7. Diferencie fitoterápico de fitocomplexo, cite exemplos. 
R: Ambos são obtidos de produtos naturais, porém o fitoterápico irá apresentar em sua composição, normalmente, apenas uma substância. Já o fitocomplexo pode apresentar 2 ou mais substâncias em sua composição.
8. Diferencie os métodos extrativos decocção de infusão. Cite exemplos.
R: Na infusão, é necessário aquecer a água e colocá-la sobre a planta, deixando em contato por um tempo definido (usado mais em estruturas moles, como flores e folhas). Já a decocção seria a fervura da água junto com a parte da planta (esse processo normalmente é empregado para partes mais resistentes da planta, como sementes ou caules).
9. Cite e explique dois processos relacionados à produção de drogas vegetais.
R: Moagem; Extração; pH; Agitação.
10. Qual o precursor biossintético da via dos policetídeos? Qual o mecanismo de ação das Antraquinonas?
R: Ác. Acético ou Acetato. 
- Estimulam diretamente a contração da musculatura lisa do intestino, promovendo a motilidade intestinal (possivelmente ligado à liberação ou aumento da síntese de histamina ou outros mediadores);
- Impedem a reabsorção de água, sódio e cloro ao inativar a bomba de Na+/K+ - ATPase (aumentando a secreção de potássio);
- Inibem os canais de Cl-, como evidenciado em muitos 1,8-hidróxi-antranoides (antraquinonas e antronas).
11. Classifique as imagens abaixo em Antrona ou Antraquinona, e C-glicosideo ou O-glicosideo e descreva a reação de borntrager
R: Figura A – Antraquinona, O-Glicosídeo; Figura D – Antraquinona, C-Glicosídeo. 
A reação de Borntrager está relacionada com a adição de base em antronas e antraquinonas, que são ácidas. Com isso, ocorre a formação de um sal de fenolato, o qual possui a cor vermelha, e por ser um sal, fica na parte aquosa. Logo, ocorre a mudança da cor amarela para vermelha.	
12. Classifique abaixo os terpenos quanto monoterpeno, sesquiterpeno, diterpeno.
A)
B)
C)
 
R: A – Sesquiterpeno; B – Monoterpeno; C – Diterpeno.
13. A inibição da enzima HMG-CoA redutase impede a redução do HMG a ácido mevaldico e consequentemente impede a formação do ácido mevalônico, qual a consequência desta inibição pelas estatinas?
R: Não terá a produção de IPP e DMAPP, metabólitos estes produzidos na vida de mevalonato, responsáveis por produzir os terpenos. Com a falta de produção destes metabólitos a síntese de terpenos estará prejudicada.
14. Qual a definição dos óleos essenciais? Quais são os constituintes dos óleos essenciais? 
R: São produtos obtidos de partes vegetais através de destilação por arraste a vapor d’água ou por prensagem dos pericarpos de frutos cítricos, que, em geral, são misturas complexas. Apresentam como características a lipofilicidade, volatilidade, odorífero e líquidos. Monoterpeno, sesquiterpeno e fenilpropanoides. 
15. Discorra 3 tipos de espécies vegetais que contenham óleo essencial, seu constituinte majoritário e atividade farmacológica.
R: Eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.): possui 70% de 1-8-cineol e baixo teor de felandreno; é utilizada para o tratamento de problemas respiratórios e sua ação expectorante, anti-séptica e flavorizante
Hortelã-pimenta (Mentha x piperita L.): seu constituinte principal é o mentol; é utilizado para distúrbios gastrointestinais, tem atividade antimicrobiana, espasmolítica, carminativa e eupéptica (facilita a digestão).
Erva-doce: anetol é o principal constituinte; apresenta atividade antiespasmódica, inibidora da fermentação intestinal e carminativa, além de expectorante, galactagoga e emanagogo.
16. Qual técnica de extração você utilizaria para uma folha, uma madeira e para uma casca de fruta?
R: Folha – Arraste a vapor
Madeira – Destilação a seco
Casca de Fruta – Prensagem 
image8.png
image9.png
image7.png
image5.jpg
image3.png
image4.png
image2.png
image1.png
image6.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina